Brasileirão Série A

Oitava rodada do Brasileirão tem brigas na duas pontas: Chapecoense recebe o Ceará, enquanto o Grêmio tenta quebrar a boa sequência do Fluminense

Chapecoense
Foto: Sirli Freitas

Duelo entre Tricolores pode valer a liderança, ao passo que em Santa Catarina o objetivo é deixar o Z-4

Com a pausa para a Copa do Mundo programada apenas para o dia 13/06, teremos uma verdadeira maratona de cinco rodadas em pouco mais de 15 dias, e a bola já rola neste meio de semana para jogos importantes pelo Brasileirão. Na luta contra a degola, a Chapecoense, 18ª colocada, recebe o Ceará, que aparece uma posição abaixo, nesta quarta-feira, às 21:00 (horário de Brasília). No final de semana, as equipes foram derrotadas, respectivamente, por Fluminense e Grêmio, que também têm um encontro marcado, às 21:45, em Porto Alegre. Os Tricolores gaúcho e carioca estão embalados, e a partida promete fortes emoções.

Confira a seguir os nossos prognósticos.

 

Chapecoense x Ceará

Depois de perder para o Fluminense por 3×1 no Maracanã, a Chapecoense voltou à zona de rebaixamento, e terá na partida contra o Ceará, em casa, sua grande oportunidade para mudar esta situação. O time jogará como visitante em seus dois compromissos seguintes, e deve ter muitas dificuldades diante de Atlético Mineiro e Vitória. Enquanto na Arena Condá a Chape mantém um razoável aproveitamento de 55,5%, fora de Santa Catarina conseguiu somar apenas um ponto.

O Vozão ainda não venceu uma partida sequer no Brasileirão. Atuando longe de Fortaleza,  aprontou para cima do Corinthians, arrancando um empate em 1×1, mas foi presa fácil para Santos e Vitória. Dono da segunda pior campanha, o time já é sério candidato ao rebaixamento, e segundo os matemáticos, tem 48,6% de probabilidades de retornar à Série B em 2019. Pressionada pela torcida, a diretoria se mexeu, e trocou Marcelo Chamusca por Jorginho no comando técnico. A estreia foi com uma derrota por 1×0 diante do Grêmio, em pleno Castelão.

No lado dos catarinenses, o técnico Gilson Kleina não poderá contar com o lateral Bruno Pacheco, que levou o terceiro amarelo contra o Flu, e será substituído por Vinícius Freitas. Por outro lado, o time terá os retornos dos zagueiros Nery Bareiro e Fabrício Bruno, do atacante Vinícius e do meia Osman, recuperados de contusão.

O novo comandante do Ceará, Jorginho, a princípio manteve o esquema 4-3-3 adotado por Chamusca, mas começou a dar sua cara ao time no segundo tempo, quando após as substituições, colocou em prática uma variação para o 4-4-2. A tendência é que o Vozão atue assim na quarta-feira, embora sua escalação ainda não esteja confirmada.

 

Prováveis escalações

Chapecoense:  Jandrei; Apodi, Rafael Thyere, Douglas e Vinícius Freitas; Amaral, Márcio Araújo e Héctor Canteros; Arthur Caíke, Guilherme e Wellington Paulista . Técnico: Gilson Kleina

Ceará: Éverson; Samuel Xavier, Fael Pereira , Luiz Otávio e Romário; Juninho, Richardson e Ricardinho; Wescley, Elton e Felipe Azevedo. Técnico: Jorginho.

 

Palpite

Apesar de ambas as equipes atravessarem um momento de crise, ela parece ser mais aguda no caso dos cearenses, que ainda não venceram, tiveram seu CT invadido e precisaram viajar às escondidas durante a madrugada para evitar os torcedores no aeroporto. A Chape vem apresentando um bom volume de jogo, e conseguiu até mesmo eliminar o Atlético Mineiro na Copa do Brasil, mas paga o preço pelos erros de sua defesa, a pior do campeonato.

Diante de um ataque ineficiente como o do Vozão, e atuando na Arena Condá, acredito em uma vitória tranquila dos anfitriões.

 

Grêmio x Fluminense

Às voltas com diversas contusões no elenco, o técnico Renato Portaluppi teve muita dificuldade para escalar o Grêmio nos últimos jogos, e o time padeceu em campo, com dois empates sem gols contra Internacional e Paraná,  além de uma sofrida vitória pela contagem mínima diante do Ceará na rodada passada. Seu desempenho atuando na Arena teve altos e baixos, com dois empates, no Gre-Nal e diante do Atlético Paranaense, e a goleada sobre o Santos por 5×1.

O Fluminense soube aproveitar a sequência de jogos em casa contra Atlético Paranaense e Chapecoense, e com os seis pontos somados chegou à vice-liderança, colocando pressão sobre seus arquirrivais flamenguistas. O Tricolor carioca é um dos melhores mandantes do campeonato, mas fora de casa teve apenas 33% de aproveitamento até aqui, com um triunfo, sobre o Vitória, e dois revéses, diante de Corinthians e Botafogo (no Engenhão).

A boa notícia para os gaúchos é que o atacante Luan, desfalque do time na partida contra o Ceará, já está recuperado de uma dor muscular, treinou normalmente, e tem presença garantida no embate contra o Fluminense. Apesar do rápido avanço em seu tratamento de uma lesão na coxa, o volante Arthur ainda não está pronto para o retorno, e torce para ter condições antes da partida contra o Bahia. O veterano Léo Moura, que sentiu a panturrilha, é dúvida, e pode dar lugar a Madson.

No Tricolor carioca, é praticamente certo que o técnico Abel Braga não poderá contar com dois atletas extremamente importantes, o zagueiro Gum e o atacante Marcos Júnior, com problemas na panturrilha e na coxa, respectivamente. O capitão ainda demonstra alguma esperança de se recuperar, mas o comandante já parece ter jogado a toalha.

“Marcos Júnior e Gum sentiram desconfortos. Não acredito que estejam aptos para quarta-feira. Acredito que terei que mudar algo.”, declarou após a vitória sobre a Chape.

Os prováveis substitutos serão Nathan Ribeiro e Robinho.

Prováveis escalações

Grêmio: Marcelo Grohe; Madson (Léo Moura), Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Cícero (Jailson), Ramiro, Luan e Everton; André. Técnico: Renato Portaluppi.

Fluminense: Júlio César; Nathan, Renato Chaves e Luan Peres; Gilberto, Richard, Jadson, Junior Sornoza e Marlon; Robinho e Pedro. Técnico: Abel Braga.

 

Palpite

O Fluminense passou por maus bocados em seus últimos embates contra o Grêmio. Os gaúchos foram os responsáveis por sua eliminação da Copa do Brasil em 2017, com vitórias por 3×1 e 2×0, e também levaram a melhor nos dois jogos do Brasileirão, pelos placares de 2×0 e 1×0.

Sem a presença de seu capitão Gum e do artilheiro Marcos Júnior, autor de 10 gols na temporada, o Tricolor carioca deve sofrer novamente, e não acredito que conquiste os três pontos em Porto Alegre. Meu palpite é que, a exemplo da partida contra o Ceará, o Grêmio vence por um placar apertado.

 

Jogos da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Quarta-feira, 30 de maio

  • 19:30 – Vitória x Internacional – Palpite: empate
  • 19:30 – Vasco x Paraná – Palpite: Vasco
  • 19:30 – Sport x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 21:00 – Chapecoense x Ceará – Palpite: Chapecoense
  • 21:00 – São Paulo x Botafogo – Palpite: São Paulo
  • 21:45 – Cruzeiro x Palmeiras – Palpite: Cruzeiro
  • 21:45 – Grêmio x Fluminense – Palpite: Grêmio

Quinta-Feira, 31 de maio

  • 16:00 – Flamengo x Bahia – Palpite: Flamengo
  • 18:00 – Corinthians x América-MG – Palpite: Corinthians
  • 21:00 – Atlético-PR x Santos – Palpite: Atlético-PR

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Flamengo, 14
  2. Fluminense, 13
  3. Atlético-MG, 13
  4. São Paulo, 13
  5. Grêmio, 12
  6. Corinthians, 11
  7. Palmeiras, 11
  8. Internacional, 11
  9. Sport, 11
  10. Cruzeiro, 10
  11. América-MG, 10
  12. Botafogo, 9
  13. Vasco, 8
  14. Vitória, 8
  15. Bahia, 8
  16. Santos, 6
  17. Atlético-PR, 6
  18. Chapecoense, 6
  19. Ceará, 3
  20. Paraná, 3