Paulista A1

O que esperar do Troféu do Interior que começa neste fim de semana em SP?

Ponte Preta
Foto: PontePress/FabioLeoni

Competição com as equipes eliminadas no Campeonato Paulista promete um bom nível com a participação da Ponte Preta e do Ituano, o atual campeão

Estado com o futebol mais ativo do Brasil, São Paulo dá a largada neste final de semana ao Troféu do Interior, torneio que reúne as seis equipes que não conseguiram vagas para as quartas de finais do Paulistão. O formato de disputa do Troféu do Interior vai ser o mesmo do ano passado, com dois grupos de três times. Assim como o Campeonato Paulista deste ano, os clubes do mesmo grupo não se cruzam. O primeiro colocado de cada chave vai avançar para a final que será disputada em formato de ida e volta. O campeão vai receber R$ 360 mil e uma vaga na Copa do Brasil 2019.

O Grupo 1 do Troféu do Interior vai contar com São Bento, Ferroviária e Mirassol. O Grupo 2 está com Ituano, RB Brasil e Ponte Preta.

Confira a análise do Ganhador para as partidas deste final de semana:

 

Mirassol x RB Brasil

O Mirassol foi uma das decepções do Paulista, terminando na 14ª colocação no geral. E a perspectiva para o Troféu do Interior não é das melhores, porque a equipe terá seis baixas para a estreia diante do Red Bull.

O goleiro Fernando Leal voltou ao América-MG, de onde saiu por empréstimo. O lateral-esquerdo Marlon Farias foi para o Criciúma, e o volante Wellington Reis agora está no Vila Nova. Completando a lista de transferências, o atacante Zé Roberto acertou com o São Bento para o Brasileirão da Série B, e o clube não vai poder contar também com o zagueiro Wellington e o volante Paulinho, expulsos contra o Linense, na última rodada do Paulistão.

Já o Red Bull Brasil terminou a fase de classificação do Paulista em 12º e ficou em uma colocação abaixo das suas expectativas. O grupo foi mantido e sabe que ir bem neste Troféu do Interior é praticamente uma obrigação.

 

São Bento x Ituano

O São Bento é a equipe que chega ao Troféu do Interior em melhor momento. Sua campanha no Paulista foi a sexta no geral, mas insuficiente para sair da terceira colocação do seu grupo. E o clube está cheio de reforços para o Brasileirão da Série B, com os atacantes Zé Roberto (ex-Mirassol) e Walterson (ex-Santo André) e o meia Alaor (ex-Vila Nova) – apenas este último pode atuar no Troféu do Interior. “Teremos de oito a dez reforços para a Série B, e o nosso grupo todo está bastante motivado para encarar o Troféu do Interior da melhor maneira. Este não é um torneio de consolação não, muito pelo contrário”, afirmou Márcio Rogério Dias, presidente do clube.

O Ituano, por sua vez, vai encarar a competição com uma equipe bastante diferente daquela que tentou a sorte no Paulistão e não obteve nada melhor do que a campanha que deixou o clube na oitava colocação geral. Cinco jogadores deixaram a equipe: o lateral-direito Ivan, o zagueiro Rodrigo Sam, o volante Lucas Otávio e os atacantes William Henrique e Anderson Aquino. Para os seus lugares, a diretoria vai recorrer aos jovens da categoria de base: o zagueiro Edson, o zagueiro/lateral Pavani, o volante Capriolli e o meia Matheus Canhota. O Ituano é o atual campeão do Troféu do Interior, quando superou o Santo André na decisão do ano passado.

 

Ferroviária x Ponte Preta

Com a 11ª campanha do Paulistão, a Ferroviária reforçou o seu time para a disputa do Brasileiro da Série D e do Troféu do Interior. A contratação realizada pela diretoria foi a do lateral-direito Marcos Ytalo, de 21 anos. Nascido em Fortaleza, ele defendeu o Ceará (entre 2014 e 2016) e o Joinville, onde disputou a Série B do ano passado. Ele já está à disposição da comissão técnica, que agora quebra a cabeça para suprir as ausências do defensor Bruno Silva, do “coringa” Velicka e do meia-atacante João Paulo Penha, que já acertaram suas transferências para outras equipes. Os recém-chegados são atletas das divisões de base: o meio-campista Lauro e o atacante Maurício.

A Ponte Preta esteve irreconhecível neste Paulistão. Terminando só em 13º, a Macaca só não entrou em pé de guerra com sua exigente torcida porque está viva na Copa do Brasil, competição na qual se classificou para a quarta fase depois de superar o Sampaio Correa nos pênaltis.

Apesar da má fase, é prudente não descartar a Ponte na briga pelo título por este Troféu do Interior. O time inclusive acertou com um reforço importante, o atacante Caio Rangel, que estava no Cruzeiro. “Não tenho posição fixa, gosto de me movimentar e me sentir à vontade em campo, partindo para cima dos adversários. Também gosto de jogar como armador, venho jogando assim desde o Flamengo, nas divisões de base”, disse ele.

 

Jogos da 1ª rodada do Troféu do Interior de SP 2018

Sábado, 17 de março

  • 16:00 – Mirassol x RB Brasil – Palpite: Mirassol
  • 17:00 – São Bento x Ituano – Palpite: São Bento

Domingo, 18 de março

  • 19:00 – Ferroviária x Ponte Preta – Palpite: Ponte