Paulista A3

Novo líder do Paulista da Série A3, Atibaia enfrenta o embalado Barretos

Foto: Bruno Freitas/Noroeste

Válida pela oitava rodada, partida coloca frente a frente dois times em ascensão

Durou apenas uma rodada o reinado do Capivariano no Campeonato Paulista da Série A3. O time deixou a liderança escapar com a surpreendente derrota em casa para o Desportivo Brasil, e agora é o terceiro colocado. Quem assumiu a  dianteira foi o Atibaia, que superou o Noroeste em pleno Alfredão, e chegou aos 16 pontos.

Conhecido como o time que voa alto, o Atibaia volta a campo neste sábado (10), às 16 horas (horário de Brasília) para tentar se consolidar no topo da tabela. O adversário será o Barretos, que venceu seus três últimos jogos, e desde a última rodada integra os grupo dos oito times que avançam à segunda fase. Jogando em casa, o Falcão é favorito, mas em um campeonato marcado pelo equilíbrio, tudo pode acontecer.

 

Atibaia x Barretos

Na dança das cadeiras que se tornou a liderança do Campeonato Paulista da Série A3, a bola da vez é o Atibaia. O time foi alçado à primeira colocação depois de atravessar ileso uma difícil sequência de jogos contra Mogi Mirim, Velo Clube e Noroeste. Sua situação, no entanto, passa longe de ser confortável. Em uma competição tão parelha, um simples revés poderá derrubar o Falcão para a sexta posição, a exemplo do que aconteceu com equipes como Noroeste, Taboão da Serra e Velo Clube.

A partida contra o Barretos será a quarta do Atibaia no Estádio Ítalo Mário Limongi, onde obteve 75% de aproveitamento. No local em que manda seus jogos, o time venceu o Rio Branco por 2×0 na estreia, tropeçou diante do São Carlos com uma derrota pela contagem mínima, e voltou a triunfar de forma heróica contra o Velo Clube, então terceiro colocado, com um gol anotado por André Tavares aos 46 minutos da etapa complementar.

O Barretos fez uma péssima temporada no ano passado, e acabou rebaixado como 16º colocado na Série A2. O início de campanha deu a impressão de que a história se repetiria em 2018, mas bastaram três vitórias para que o torceder voltasse a ter esperanças.

Nas últimas rodadas, o Touro do Vale triunfou sobre o Olimpia por 2×1 fora de casa, tirou a invencibilidade do Noroeste com uma vitória por 3×1 no Estádio Fortaleza, e levou a melhor sobre o Monte Azul pelo placar de 2×0. Com estes resultados, o time finalmente entrou no G-8, e agora fará de tudo para não voltar a sair.

 

Palpite

Os times ocupantes da liderança não têm tido vida fácil no campeonato. Apenas o Noroeste conseguiu uma sequência um pouco mais extensa, e permaneceu no topo ao longo de três rodadas, mas já caiu para a quinta posição. São Bernardo, Capivariano e o próprio Atibaia tiveram reinados efêmeros, que culminaram em derrotas surpreendentes logo nos seus compromissos seguintes.

Considerando o ótimo momento vivido pelo Barretos, são grandes as chances de que isto volte a acontecer no sábado. No entanto, não acredito que o Touro do Vale consiga vencer o Atibaia fora de casa, e meu palpite é que a partida termina empatada, o que abrirá uma brecha para a ascensão da Portuguesa Santista.

 

Outros destaques da rodada

Na última semana, chamamos a atenção para a entrada da Portuguesa Santista no primeiro pelotão da tabela, ressaltando que com uma vitória sobre o Olímpia o time entraria de cabeça na briga pela liderança. Foi exatamente o que aconteceu. A Briosa triunfou por 3×2 no Ulrico Mursa, chegou à segunda colocação, e pode tomar a dianteira em caso de tropeço do Atibaia. Para isso, precisará vencer a Matonense, que está na zona de rebaixamento. A partida acontece no sábado, às 16 horas, no Estádio Sócrates Stamato, em Bebedouro.

Na Arena Capivari, Capivariano e Velo Clube travarão um duelo que também merece ser acompanhado com atenção. Os dois times perderam o protagonismo com os maus resultados das últimas rodadas, mas ainda reúnem plena condições de brigar na parte de cima. O Capivariano é o terceiro colocado, com 14 pontos, e dependendo da combinação de resultados poderá ultrapassar Portuguesa Santista e Atibaia. O Velo Clube caiu cinco posições, é o décimo segundo, com 10 pontos, e neste momento precisa pensar em voltar à zona de classificação.

 

Jogos da 8ª rodada do Campeonato Paulista da Série A3

Sábado, 10 de fevereiro

  • 11:00 – Mogi Mirim x São Carlos – Palpite: São Carlos
  • 16:00 – Desportivo Brasil x Taboão da Serra – Palpite: Empate
  • 16:00 – Matonense x Portuguesa Santista – Palpite: Portuguesa Santista
  • 16:00 – Atibaia x Barretos – Palpite: Empate
  • 16:00 – Manthiqueira x São Bernardo – Palpite: São Bernardo
  • 16:00 – Rio Preto x Marília – Palpite: Rio Preto
  • 17:00 – Capivariano x Velo Clube – Palpite: Capivariano
  • 17:00 – União Barbarense x Grêmio Osasco – Palpite: Grêmio Osasco
  • 17:00 – Olímpia x Monte Azul – Palpite: Monte Azul

Domingo, 11 de fevereiro

  • 10:00 – Rio Branco x Noroeste – Palpite: Noroeste

 

Classificação do Campeonato Paulista da Série A3 2018

  1. Atibaia, 16 – Classificação para a fase final
  2. Portuguesa Santista, 15 – Classificação para a fase final
  3. Capivariano, 14 – Classificação para a fase final
  4. São Bernardo, 13 – Classificação para a fase final
  5. Noroeste, 13 – Classificação para a fase final
  6. Rio Preto, 13 – Classificação para a fase final
  7. Taboão da Serra, 12 – Classificação para a fase final
  8. Barretos, 12 – Classificação para a fase final
  9. Grêmio Osasco, 12
  10. Monte Azul, 11
  11. São Carlos, 10
  12. Velo Clube, 10
  13. Despotivo Brasil, 8
  14. Marília, 8
  15. Olímpia-SP, 7 – Zona de Rebaixamento
  16. União Barbarense, 6 – Zona de Rebaixamento
  17. Matonense, 5 – Zona de Rebaixamento
  18. Rio Branco, 4 – Zona de Rebaixamento
  19. Manthiqueira, 3 – Zona de Rebaixamento
  20. Mogi Mirim, 1 – Zona de Rebaixamento