NFL

New England Patriots confirma favoritismo, enquanto Steelers tropeçam em correria dos Jaguars

Foto: Adam Glanzman - Getty Images

Franquia de Massachusetts chega à decisão da Conferência pela sétima vez seguida

Estão definidos os finalistas das Conferências da NFL e a única surpresa ficou por conta do Jacksonville Jaguars, que ganhou uma partida eletrizante contra o Pittsburgh Steelers. Já o destaque fica por conta do New England Patriots, que confirmou sua superioridade e avançou para a decisão da AFC pela sétima vez seguida.

Patriots provam que seguem dominantes

Parece que enquanto Tom Brady estiver jogando, a chance do New England Patriots ficar de fora de uma decisão da Conferência Americana é bem reduzida. Com uma atuação extremamente segura da defesa e o brilho do quarterback, a franquia não correu risco em nenhum momento.

O Tennessee Titans conseguiu se segurar no primeiro quarto e até abriu 7 a 0, mas aí veio o show de Brady. Com excelentes passes e boa movimentação, conduziu uma reação impressionante e ainda antes do intervalo os Patriots estavam na frente por 21 a 7. Vantagem essa que, em se tratando de uma equipe como a do New England, é praticamente irreversível. Jogando ainda mais tranquilo, o quarterback levou o time a ampliar o placar e sua atuação ficou gravada nos números, com três lançamentos para touchdowns e 337 jardas avançadas. Contando com uma defesa bem ativa, o atual campeão fechou a vitória em 35 a 14, que prova que vai ser difícil impedir o bicampeonato.

Jogo eletrizante

Também na Conferência Americana, o Pittsburgh Steelers chegava como favorito devido à sua excelente campanha. No entanto, a franquia não esperava pela estratégia do adversário e acabou surpreendido em casa.

O fator decisivo para o triunfo do Jacksonville Jaguars por 45 a 42 foi seu desempenho no primeiro quarto. Sabendo da dificuldade do confronto, o time visitante foi impiedoso no começo da partida. Liderados por Leonard Fournette, que anotou os dois primeiros touchdowns, a franquia não deixou a equipe da casa respirar e abriu 21 a 0.

Atrás do placar, os Steelers até reagiram: chegaram a ficar sete pontos atrás, mas Fournette apareceu de novo e abriu novamente uma vantagem de 14 pontos. O final seguiu emocionante, mas o field goal dos Jaguars com dois minutos para acabar a partida determinou a vitória da equipe visitante, que agora encara o New England Patriots na decisão da AFC.

Final de tirar o fôlego

Como falamos antes, o duelo entre Minnesota Vikings e New Orleans Saints tinha tudo para ser o mais equilibrado – e de fato foi. Isso ficou bem claro na parte final, quando a liderança do placar mudou quatro vezes.

Jogando em casa, os Vikings começaram em alto ritmo e deram sinais até de que conseguiriam vencer tranquilamente ao ir para o intervalo com 17 a 0. O confronto só mudou nos primeiros minutos do último quarto, quando os Saints descontaram para 17 a 14, graças a dois touchdowns de Michael Thomas. A partir daí virou um show de field goals para cada lado, com os visitantes ficando na frente do placar aos 14 minutos. Acontece que o grande momento ficou para a última jogada, quando Stefon Diggs avançou para um touchdown incrível, decretando a vitória do Minnesota por 29 a 24.

Eagles supreendem e avançam

Um dos jogos de maior expectativa era entre Philadelphia Eagles e Atlanta Falcons. Isso porque a equipe da casa chegava com uma campanha impecável, mas temia a queda de rendimento no momento decisivo, como já aconteceu no passado. Além disso, tinha pela frente o atual vice-campeão, o que prometia ser um confronto duro.

A tensão ainda aumentou quando Nick foles deu um passe totalmente sem direção no começo da partida. O nervosismo da torcida se deve ao fato do quarterback ser o reserva do time. com a missão de substituir Carson Wentz.

Para piorar, foram os Falcons que marcaram primeiro, com um field goal no primeiro quarto. O duelo seguiu equilibrado e deixava claro que qualquer um poderia sair com a vitória. Daí em diante o que se viu foram as defesas dos dois lados levando a melhor sobre os ataques. Bom para os Eagles, que conseguiram anotar três field goals e viraram o placar, garantindo um lugar na final da NFC contra o Minnesota Vikings.

Jogos das semifinais das Conferências da temporada 2017/2018 da NFL

Sábado, 13 de janeiro

  • 16:00 – Philadelphia Eagles 15 x 10 Atlanta Falcons.
  • 16:00 – New England Patriots 35 x 14 Tennessee Titans

Domingo, 14 de janeiro

  • 16:05 – Pittsburgh Steelers 42 x 45 Jacksonville Jaguars
  • 19:40 – Minnesota Vikings 29 x 24 New Orleans Saints