NBB

NBB: Mogi desponta com boas chances de voltar a colar nos líderes

Foto: Divulgação LNB

Time comandado pelo técnico Guerrinha ocupa hoje a terceira colocação, mas surge com uma sequência capaz de incomodar Paulistano e Flamengo                 

Se fosse uma corrida de Fórmula 1, o NBB hoje teria o seu pódio ocupado por Paulistano, Flamengo e Mogi, nesta exata ordem. Mas há boas chances de o atual terceiro colocado assumir a vice-liderança e encostar bastante no líder ainda neste mês de março. Paulistano (23) e Flamengo (21) têm mais jogos que o Mogi (20), e a equipe comandada pelo experiente técnico Guerrinha deve recuperar o espaço perdido ao enfrentar dois rivais que vêm bem abaixo na tabela, casos do Basquete Cearense, no sábado (24), e o Vitória, na próxima segunda-feira (26).

 

Altos e baixos

Líder do NBB no encerramento de 2017, o Mogi hoje tem um muito bom aproveitamento de 80,0%, contra 85,7% do Flamengo e 87,0% do Paulistano. O Franca, que está em quarto lugar, vem com 76,2% até aqui.

O que anima o Mogi a projetar este salto é a quantidade de vitórias que cada equipe carrega. O Paulistano soma 20 vitórias, contra 18 do Flamengo e 16 do Mogi. Não é nada impossível imaginar que os comandados de Guerrinha abram março com as mesmas 18 vitórias da equipe carioca, pois o Basquete Cearense que o time enfrenta sábado é só o décimo, com o Vitória em sétimo. São duas campanhas bem inferiores à da equipe da Grande São Paulo, que deve fazer prevalecer o seu bom basquete mesmo na condição de visitante.

O Mogi tem demonstrado que é um rival dos mais duros de bater, e duas grandes provas disso vieram dos últimos dois confrontos disputados em casa, quando a equipe venceu o Caxias, com uma cesta de três no último segundo, e depois passeou contra o Joinville, contando com uma atuação coletiva das mais positivas.

O grande destaque da equipe em quadra continua sendo o norte-americano Shamell, comandante das ações ofensivas do Mogi e um verdadeiro tormento para o adversário durante todo o tempo. Mas a equipe demonstrou que consegue vencer rivais mais acessíveis mesmo com a ausência de seu principal jogador. O Mogi conta também com o bom papel do igualmente americano Tyrone, além da confiança que estão despertando atletas de nível mais sólido como Filipin, Larry e Fabrício. É uma equipe bastante forte por onde quer que se olhe. Saber se há condições de superar os dois grandes favoritos ao título da NBB é algo que vale a pena conferir daqui até o fim da competição.

 

Outro compromisso

Além do NBB e da promessa de emoção até o encerramento da temporada regular, marcada para ocorrer no final de março, haverá pelo caminho também a Liga América, competição bastante importante para outras duas equipes brasileiras – e o Mogi é uma delas, ao lado do Bauru, que vai atuar em Corrientes, na Argentina, onde será disputado o Grupo F da competição, entre os próximos dias 9 e 11.

A atual fase da Liga América é a semifinal. O Bauru caiu no grupo que tem o forte Guaros de Lara (da Venezuela), atual campeão do torneio, o Estudiantes de Concórdia (da Argentina) e os também argentinos do Regata Corrientes. O sistema de disputa é o mais simples possível. Todos jogarão contra todos em turno único, e os dois primeiros colocados da chave de quatro equipes avançam para o quadrangular decisivo chamado de Final Four.

O Mogi não vai precisar se deslocar tanto quanto o Bauru. A equipe de Guerrinha vai atuar em Buenos Aires, onde enfrenta os sempre duros San Lorenzo e Ferro Carril e o Fuerza Regia, do México. Os jogos do Mogi vão ocorrer nos próximos dias 2, 3 e 4, colocando a equipe em outro ritmo no NBB a partir de então.

A rivalidade Brasil x Argentina na Liga América tem sido ofuscada pelo competente time do Guaros, da cidade de Lara, da Venezuela. Mas brasileiros e argentinos lideram a lista de campeões da competição que é disputada desde 2007. Os times do basquete nacional que ganharam a Liga América foram Bauru (2015), Flamengo (2014), Pinheiros (2013) e Brasília (2008). Os argentinos campeões foram o Peñarol de Mar Del Plata (em 2007 e 2009) e o Regata Corrientes (em 2010).

 

Jogos da temporada regular do NBB 2017/2018

Sexta-feira, 23 de fevereiro

  • 20:15 – Campo Mourão x Liga Sorocabana – Palpite: Campo Mourão 

Sábado, 24 de fevereiro

  • 20:00 – Basquete Cearense x Mogi – Palpite: Mogi

Segunda-feira, 26 de fevereiro

  • 19:30 – Vitória x Mogi – Palpite: Mogi

Terça-feira, 27 de fevereiro

  • 19:30 – Caxias do Sul x Basquete Cearense – Palpite: Caxias
  • 20:15 – Campo Mourão x Botafogo – Palpite: Botafogo

Quarta-feira, 28 de fevereiro

  • 20:00 – Joinville x Vitória – Palpite: Vitória