NBB

NBB abre playoffs no sábado: entenda os confrontos e confira análise e prognóstico

Equipe do Mogi na NBB, destaque para quem gosta de apostar em basquete
Foto: Antonio Penedo/Mogi-Helbor

Pós-temporada do basquete brasileiro mescla times emergentes e favoritos que vão ficar apenas na espera nas quartas de final

E chegou o momento que todo mundo que acompanha basquete adora. O NBB está terminando a sua temporada regular nos próximos dias e já traça confrontos que devem dar muito que falar entre os fanáticos que estão enchendo os ginásios na edição deste ano, a décima com o nome de NBB nas quadras brasileiras.

O primeiro duelo já definido será entre o time de Caxias e o Botafogo, que terminaram a fase de classificação na quinta e na 12ª colocação, respectivamente. O confronto ocorre no Rio neste sábado (31) às 14h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela Band.

Outra série está só esperando a bola subir – é a que coloca frente a frente o Sendi/Bauru Basket (sexto na fase de classificação) e o Vasco da Gama (11º). O duelo será na segunda (2), também no Rio de Janeiro, às 20h, e quem quiser ver ao vivo basta acessar a conta oficial do NBB no Facebook.

 

O fator Mogi

Vice-campeão da Liga das Américas, perdendo apenas na decisão para o San Lorenzo em Buenos Aires, o Mogi das Cruzes/Helbor vai recuperar nesta quinta (29) e sexta (30) seus dois jogos adiados no NBB – e a primeira dessas duas partidas vai encaixar o restante dos confrontos dos playoffs.

O jogo desta quinta vai ser contra o Pinheiros, em Mogi, às 20h (de Brasília). Em caso da improvável vitória sobre o Mogi na condição de visitante, o Pinheiros vai manter o sétimo lugar que ocupa hoje. Se perder, cairá para nono. Há então uma expectativa para saber como as equipes que vem logo atrás do Pinheiros vão compor os seus confrontos nas oitavas de final.

 

Um pouco de espera

Ao contrário do que costuma acontecer, esta fase de oitavas de final vai contar com quatro duelos, e não com oito. Isso porque os quatro primeiros colocados na temporada regular entram no playoff apenas nas quartas, esperando os adversários que saírem das oitavas. As equipes que fizeram bem o seu papel e agora vão apenas treinar e analisar os demais confrontos são as seguintes: Flamengo, Paulistano/Corpore, Sesi Franca e Mogi das Cruzes.

Tal sistema se assemelha um pouco ao que ocorre na WNBA, que também conta com esta possibilidade de oferecer vantagem às melhores equipes e abrir o leque do pós-temporada também para times mais abaixo na tabela.

Outro ponto interessante que o NBB destaca em seus materiais de divulgação é que todos os jogos dos playoffs serão exibidos ao vivo – seja na Band (aos sábados), no SporTV (durante a semana), no Facebook e no Twitter. O basquete nacional tem evoluído muito. E os momentos decisivos que estão por vir são uma excelente oportunidade para conferir isso de perto.

Dos quatro melhores times, apenas Mogi e Franca já sabem quais serão os playoffs a se observar nas oitavas.

Comandado pelo excelente técnico Guerrinha, o Mogi vai esperar o confronto entre Caixas e Botafogo. Importante ressaltar: daqui por diante, todas as séries serão no sistema “melhor de cinco” – quem ganhar três, fecha o playoff.

Já o tradicional time de Franca vai aguardar a definição de Bauru x Vasco.

O que esperar dessas duas partidas?

O Caxias tem mais time que o Botafogo, e a distância na fase de classificação deixa isso bem claro. Os gaúchos terminaram a temporada regular com a menor distância para o “top four” do NBB. A tendência é que o adversário do Mogi seja mesmo o Caxias, até com certa tranquilidade.

O outro confronto tem a mesma máxima – o tradicional Bauru leva muita vantagem sobre o Vasco, que passou a temporada toda com problemas de salário e de estrutura. Convenhamos: atingir este estágio já é uma vitória para o Gigante da Colina, que precisa olhar bem para si para voltar a ser grande.

Há indefinição para saber quem enfrenta o Solar Cearense (décimo) – se Pinheiros (hoje sétimo) ou Minas (oitavo). Esta já é uma série mais equilibrada, seja qual for o adversário cearense. Daí sairá quem pega o Paulistano nas quartas.

Por fim, o duelo que desponta com maior equilíbrio teórico é o Universo/Vitória (o oitavo) contra o Pinheiros ou Minas – a equipe que terminar na nona colocação. De todos os confrontos, este é o que surge com maior possibilidade de quinto jogo, com leve vantagem de classificação para o Vitória – que pegaria, nas quartas, o poderoso Flamengo, melhor time da fase de classificação.

 

Jogos das oitavas de final do NBB 2017/2018*

Sábado, 31 de março

  • 14:00 – Banrisul/Caxias Basquete x Botafogo – Palpite: Caxias

Segunda-feira, 2 de abril

  • 20:00 – Sendi/Bauru Basket x Vasco – Palpite: Bauru

* Duelos garantidos até esta publicação