NBA

NBA: Tudo o que você precisa saber sobre o fim da temporada regular, que ocorre hoje

Foto: Jayne Kamin-Oncea/Getty Images

Faltam apenas detalhes a serem definidos nas últimas colocações de cada conferência. Os demais garantidos nos playoffs vão se poupar                     

A quarta-feira (11) é um dia especial para a NBA e para a nação basqueteira que curte o esporte no Brasil. Está terminando, afinal, a intensa série de 82 partidas que cada equipe precisa cumprir antes de chegar aos playoffs. E tal encerramento exige apenas alguns ajustes nas posições finais de ambas as conferências. É de se imaginar, portanto, que as demais equipes atuem já com a cabeça no início do pós-temporada, a partir deste sábado (14).

 

Oeste define vaga com confronto direto

O jogo mais interessante será, sem dúvida, Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets. O duelo vai ser disputado em Minnesota, às 21h (de Brasília), e o ganhador se classifica aos playoffs do Oeste como o oitavo colocado. O perdedor vai ficar com a mão abanando depois de nada menos que 82 jogos.

Wolves e Nuggets estão rigorosamente empatados, com 46 vitórias. Ou seja: é confronto direto mesmo, sem nenhum critério de desempate. Os três jogos entre ambos na temporada regular contaram com duas vitórias do Minnesota e uma do Denver. Os Nuggets, porém, vêm em uma arrancada furiosa. Ganharam as últimas cinco partidas e não vão querer “morrer na praia” justamente agora, depois de tamanho esforço. É um confronto equilibrado demais, com talvez 55% de chances ao Minnesota apenas por jogar em casa.

Quem vencer a partida desta quarta (11) vai enfrentar logo o time mais forte da NBA: o impecável Houston Rockets, que fecha esta temporada regular com o seu aproveitamento na casa dos 80%. Impressionante. O Golden State Warriors, segundo colocado, é quem tem uma indefinição maior sobre quem será o seu adversário: Oklahoma City Thunder, San Antonio Spurs e New Orleans Pelicans vêm empatados com 47 vitórias, tornando impossível saber como ficarão as posições que vão do quinto até o sétimo lugar.

Os que hoje já estão confortáveis no Oeste são o Utah Jazz (o terceiro) e o Portland Trail Blazers (o quarto colocado).

 

Oitavo lugar é dúvida também no Leste

Ao contrário dos últimos anos, quando a definição do Leste geralmente ocorria mais tarde, as coisas na conferência de LeBron James e companhia já estão bem encaminhadas.

O único ponto de disputa é para a definição dos últimos lugares. As equipes já estão garantidas, mas ainda não se sabe em qual colocação. Hoje, o oitavo colocado é o Washington Wizards, que está empatado em vitórias com o sétimo, o Miami Heat – 43 para cada um. Logo à frente, na sexta posição, o Milwaukee Bucks aparece com 44 triunfos. Ou seja: as vagas seis, sete e oito estão com os donos ainda a serem conhecidos. O nono colocado, o Detroit Pistons, não tem mais chance de chegar perto, pois tem cinco vitórias a menos.

Entre os primeiros, tudo já definido, e na seguinte seguinte ordem: Toronto Raptors em primeiro e Boston Celtics em segundo. A terceira posição ainda está em aberto. O Philadelphia 76ers está invicto há 15 partidas e passou o Cleveland Cavaliers, que deve se classificar em quarto. A diferença de vitórias entre ambos os times é de um único triunfo (51 a 50).

A posição cinco é do Indiana Pacers, que já está com seu posto consolidado e não vai conseguir nem ultrapassar e nem ser ultrapassado. Como última atração – última mesmo -, vale conferir quem vai terminar na lanterninha do Leste. A briga será entre o Orlando Magic e o Atlanta Hawks, que estão empatados com 24 vitórias. Hoje, o Magic leva vantagem no desempate. No Oeste, os últimos colocados estão ainda piores: o Phoenix Suns tem só 21 triunfos; o Memphis Grizzlies, logo acima, 22.

 

Jogos da temporada regular da NBA 2017/2018

Terça-feira, 10 de abril

  • Indiana Pacers 93×119 Charlotte Hornets  
  • Atlanta Hawks 113×121 Philadelphia 76ers
  • Washington Wizards 113×101 Boston Celtics
  • Dallas Mavericks 97×124 Phoenix Suns
  • Utah Jazz 119×79 Golden State Warriors
  • Los Angeles Lakers 99×105 Houston Rockets

Quarta-feira, 11 de abril 

  • 21:00 – Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets – Palpite: Wolves
  • 21:00 – Orlando Magic x Washington Wizards – Palpite: Wizards
  • 21:00 – Cleveland Cavaliers x New York Knicks – Palpite: Cavs
  • 21:00 – Oklahoma City Thunder x Memphis Grizzlies – Palpite: Thunder
  • 21:00 – Boston Celtics x Brooklyn Nets – Palpite: Celtics
  • 21:00 – Philaldelphia 76ers x Milwaukee Bucks – Palpite: 76ers
  • 21:00 – New Orleans Pelicans x San Antonio Spurs – Palpite: Pelicans
  • 21:00 – Miami Heat x Toronto Raptors – Palpite: Raptors
  • 21:00 – Chicago Bulls x Detroit Pistons – Palpite: Pistons
  • 23:30 – Los Angeles Clippers x Los Angeles Lakers – Palpite: Clippers
  • 23:30 – Portland Trail Blazers x Utah Jazz – Palpite: Trail Blazers
  • 23:30 – Sacramento Kings x Houston Rockets – Palpite: Rockets