Copa do Nordeste

Náutico é favorito para vencer o Itabaiana no Recife

Foto: Léo Lemos/@nauticope

Timbu só depende de uma vitória simples sobre os sergipanos

Náutico e Itabaiana decidem a última vaga na fase de grupos do Nordestão de 2018. Apenas um deles se junta a Altos, Bahia e Botafogo-PB na chave C. Com mais camisa e tradição, além de atuar diante de sua torcida, os alvirrubros pernambucanos tendem a fazer valer seu mando e campo e confirmar a vaga. Só que o Itabaiana sonha em estragar a festa. Confira abaixo o prognóstico da partida.

 

Opções no elenco

O Náutico voltou de Sergipe com um resultado precioso. O ponto conquistado fora de seus domínios faz com que o Timbu precise só de uma vitória, por qualquer placar, para avançar à próxima etapa da Copa do Nordeste. Apesar disso, é quase unânime a opinião de que os alvirrubros jogaram muito mal. A torcida está pessimista com a temporada que vem pela frente, pois os alvirrubros amargaram o rebaixamento para a Série C nacional em 2017.

Talvez por isso, Roberto Fernandes ensaiou mudanças na formação da equipe. Os titulares treinaram no 4-4-2 e no 4-5-1. Mesmo assim, é provável que o 4-3-3- seja novamente utilizado, afinal o Náutico precisa ganhar o jogo para não depender dos pênaltis. Uma única alteração pode acontecer: a entrada de Wagner Lauretti, prata da casa, no lugar de Clebinho, que teve atuação apagada na segunda-feira.

Outro problema para o professor é o substituto de Camacho. O zagueiro saiu contundido de campo e não tem condições de correr com bola. Quem deve ser escalado é Breno Calixto, mas seu nome ainda não foi regularizado junto à CBF, apesar do Náutico já ter dado entrada na papelada.

Em outra frente, os dirigentes procuram um patrocinador máster para o manto sagrado. O contrato com a Caixa Econômica Federal venceu em 31 de dezembro e o banco não demonstrou interesse em renovar com uma associação que está na terceira divisão do país.

Depois da batalha contra o Itabaiana, o Náutico se prepara para estrear no Campeonato Pernambucano, diante do América, na próxima quarta-feira.

 

Itabaiana teve as melhores chances

O Itabaiana por pouco não venceu a primeira batalha desta guerra. Os atacantes sergipanos perderam as melhores oportunidades de tirar o zero do placar. A exibição ao longo dos 90 minutos deixou Gilberto Pereira otimista para a peleja deste sábado: “não há absolutamente nada definido e se repetirmos o nosso desempenho, dificilmente o adversário resiste”.

O Tremendão apresentou o volante Alex Galo, o mais novo reforço do clube. Ele vem por empréstimo do Vitória, onde se formou nas categorias de base. Ele tem passagem pelos profissionais de URT, América-RN e Bahia de Feira-BA, onde não se firmou.

Após decidir sua sorte no certame regional, o Tricolor encara o Dorense pelo “Sergipanão”, na segunda-feira.

 

Regulamento

Quem vencer se classifica. Em caso de empate com abertura de contagem, a vaga será do Itabaiana que terá feito mais gols na casa do rival. Em caso de 0 a 0, teremos disputa de pênaltis.

Na primeira fase, os times jogam dentro dos quadrangulares em turno e returno. Os dois melhores de cada avançam para as quartas de final. A partir daí, temos mata-mata em ida e volta até conhecermos o grande campeão.

 

Os grupos da 1ª fase da Copa do Nordeste de 2018

  • Grupo A: Confiança, CRB, Santa Cruz e Treze.
  • Grupo B: ABC, Ferroviário, Globo e Vitória.
  • Grupo C: Altos, Bahia, Botafogo-PB e +1 (Itabaiana ou Náutico).
  • Grupo D: Ceará, CSA, Salgueiro e Sampaio Corrêa.

 

Possíveis escalações

Náutico: Jefferson, Thiago Ennes, Rafael Ribeiro, Camacho e Gabriel Araújo; Negretti, Hygor e Wallace Pernambucano; Fernandinho, Daniel Bueno e Clebinho. Técnico: Roberto Fernandes.

Itabaiana: Weide Andrade; Carlos Henrique, Diego Bispo, Ramon e Juninho; Mika, Eduardo, Léo Mineiro e Bida; Paulinho Macaíba e Douglas. Técnico: Gilberto Pereira.

 

Serviço

O Náutico iniciou na quarta-feira a venda de ingressos para o espetáculo na Arena Pernambuco. Os preços variam entre R$ 10,00 e R$ 30,00.

 

Palpite

Apesar do Ceboleiro ter estado mais próximo da vitória no primeiro embate, aposto no Náutico que tem mais camisa e tradição que o Itabaiana. Além disso, terá apoio de sua nação vindo das arquibancadas. Minha previsão é de Náutico 2 a 1.


Fase preliminar da Copa do Nordeste de 2018

  • Terça-feira, 15 de agosto, 21h00: Parnahyba 0x1 CSA
  • Quarta-feira, 16 de agosto, 20h30: Fluminense-BA 1×1 Globo
  • Terça-feira, 22 de agosto, 21h00: CSA 4×0 Parnahyba
  • Quinta-feira, 24 de agosto, 21h00: Globo 2×0 Fluminense-BA
  • Quinta-feira, 04 de janeiro, 21h00: Cordino 1×1 Treze
  • Segunda-feira, 08 de janeiro, 21h00: Itabaiana 0x0 Náutico
  • Quinta-feira, 11 de janeiro, 21h00: Treze 1×0 Cordino
  • Sábado, 13 de janeiro, 17h00: Náutico x Itabaiana – palpite: Náutico.