Brasileirão Série A

Na volta do Gre-Nal ao Brasileirão, somente o lado comandado por Renato Gaúcho tem motivos para sorrir

Grenal
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Em grande fase, Grêmio receberá o Inter, que ainda tenta se firmar no retorno à Série A, em sua arena

O clássico dos clássicos tem data e hora marcada para, enfim, voltar à Série A do Brasileirão. Neste sábado (12), às 16h (horário de Brasília), o Grêmio recebe o arquirrival, Internacional, em sua arena, no que será a edição de número 416 do dérbi. Após a ausência do Gre-Nal em âmbito nacional, no ano passado, em função da presença do Colorado na segunda divisão, os lados azul e vermelho do Rio Grande do Sul voltam a se encontrar na elite do Campeonato Brasileiro. Porém, como é de praxe, em momentos distintos.

5ª rodada do Brasileirão: Grêmio x Internacional

Desde o início da década de 1990, Grêmio e Internacional vivem uma espécie de gangorra curiosa. Geralmente, quando um vai bem, o outro padece. Em 1992, o Colorado ganhou a Copa do Brasil no mesmo ano em que o Tricolor disputou a Série B pela primeira vez. Já na fase áurea de Felipão, entre 1994 e 96, o troco veio com a conquista do bi da Copa Libertadores da América, Brasileirão e Copa do Brasil, quando o Inter não fazia nem sombra.

Entre 2006 e 2010, o lado vermelho reinou novamente, com duas Libertadores e, principalmente, o épico título Mundial em cima do poderoso Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, formado no arquirrival. É importante ressaltar que, em 2005, os gremistas amargavam mais uma passagem pela segunda divisão nacional, que culminou com o retorno apoteótico e eternizado como a “Batalha dos Aflitos”.

No estágio atual da gangorra, o Tricolor de Renato Portaluppi teima em não querer sair do alto e, assim, deixar o Saci, literalmente, na lama. De 2016 pra cá, o Imortal faturou mais uma Copa do Brasil, o tão sonhado tri da Liberta, no ano passado, e, mais recentemente, o Gauchão. E o Internacional? Para desonra do lado vermelho dos Pampas, o time disputou a Segundona, pela primeira vez em sua gloriosa história, em 2017, quando terminou com o vice-campeonato.

Grêmio pode terminar a 5ª rodada na liderança; Inter já se vê ameaçado pelo Z-4

A euforia gremista contrasta inteiramente com a situação do co-irmão. Na quinta colocação, os comandados de Renato Gaúcho vêm de uma sonora goleada por 5 a 1 sobre o Santos, obtida em Porto Alegre, e chegaram aos sete pontos. Em caso de derrota do líder Flamengo, que jogará fora contra a Chapecoense, mais o empate no clássico entre Corinthians e Palmeiras, além do tropeço do Vasco, o Tricolor terminaria a rodada na liderança – desde que confirme a vitória no Gre-Nal. A derrota, aliás, colocaria o Internacional em uma situação ainda mais delicada, quando a equipe de Odair Hellmann encontra-se a um ponto da zona de rebaixamento.

Estatísticas do Gre-Nal

  • Internacional: 155 vitórias, 583 gols
  • Grêmio: 130 vitórias, 547 gols
  • Empates: 130
  • Total de jogos: 415
  • Total de gols: 1130

Prováveis escalações

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Arthur, Alisson, Luan e Everton; André – Técnico: Renato Gaúcho

Internacional: Danilo Fernandes; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Zeca, Patrick, D’Alessandro e Lucca; Leandro Damião – Técnico: Odair Hellmann

Desfalques: Jael (Grêmio); Edenílson e William Pottker (Inter).

Palpite

Na semana em que perdeu Fabio Koff, seu mais laureado presidente, o Grêmio fará de tudo para homenagear o agora saudoso dirigente. Aliás, Renato Gaúcho era um dos pupilos de Koff, quando juntos foram fundamentais na conquista da Libertadores de 1983. A realidade é que só a tradição e a rivalidade são capazes de igualar o Gre-Nal 416. Na teoria e na prática, o Tricolor é muito melhor, atualmente, e tem tudo para ficar com os três pontos na quarta edição do clássico em 2018. Nas três primeiras, ambas no Gauchão, o Colorado perde por 2 a 1.

Jogos da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2018

Sábado, 12 de maio

  • 16:00 – Grêmio x Internacional – Palpite: Grêmio

Domingo, 13 de maio

  • 11:00 – Cruzeiro x Sport Recife – Palpite: Cruzeiro
  • 16:00 – Atlético-PR x Atlético-MG – Palpite: empate
  • 16:00 – Bahia x São Paulo – Palpite: Bahia
  • 16:00 – Chapecoense x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Corinthians x Palmeiras – Palpite: empate
  • 16:00 – Vasco x Vitória – Palpite: Vasco
  • 19:00 – Santos x Paraná – Palpite: Santos

Segunda-feira, 14 de maio

  • 20:00 – Botafogo x Fluminense – Palpite: Botafogo
  • 20:00 – Ceará x América-MG – Palpite: empate

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Flamengo, 10 – Campeão + Taça Libertadores (fase de grupos)
  2. Palmeiras, 8 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  3. Corinthians, 7 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  4. Vasco da Gama, 7 – Taça Libertadores (fase de grupos)
  5. Grêmio, 7 – Taça Libertadores (fase preliminar)
  6. Atlético-MG, 7 – Taça Libertadores (fase preliminar)
  7. Fluminense, 7 – Copa Sul-Americana
  8. Sport, 7 – Copa Sul-Americana
  9. América-MG, 6 – Copa Sul-Americana
  10. São Paulo, 6 – Copa Sul-Americana
  11. Atlético-PR, 5 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 5 – Copa Sul-Americana
  13. Internacional, 4
  14. Cruzeiro, 4
  15. Bahia, 4
  16. Santos, 3
  17. Chapecoense, 3 – Série B
  18. Ceará, 2 – Série B
  19. Vitória, 1 – Série B
  20. Paraná, 1 – Série B