Brasileirão Série A

Na retomada do Brasileirão, Corinthians e Botafogo precisam da vitória no duelo de alvinegros pela 13ª rodada

Rodriguinho comemora gol pelo Corinthians, favorito nas casas de apostas
Foto: Marcelo Machado de Melo/Fotoarena/Folhapress/Reprodução

Após um mês de trabalho sem jogos oficiais, Osmar Loss põe o Corinthians em campo com a missão de se recuperar na retomada do Campeonato Brasileiro recebendo o desfalcado Botafogo no Itaquerão.

Aproveitando-se da pausa para a Copa do Mundo que deixou o Brasileirão “suspenso” por cerca de um mês, o técnico Osmar Loss teve, em teoria, tempo para rearrumar as peças dentro do Corinthians após a saída de Fábio Carille e outros membros da comissão técnica para o mundo árabe. Em três amistosos realizados neste período, o Timão não caiu: foram duas vitórias (Cruzeiro e Grêmio) e um empate (Cruzeiro, no Itaquerão). Ainda sofrendo com a perda de jogadores – Sidcley e Balbuena não estão mais no clube – e podendo perder outras peças enquanto a janela internacional de transferências permanecer aberta, o alvinegro do Parque São Jorge irá a campo amanhã com pelo menos quatro desfalques.

Pelos lados do Botafogo as coisas não são pura calmaria também. Alberto Valentim aproveitou o período da Copa do Mundo e transferiu-se para o mercado árabe. Marcos Paquetá assumiu a equipe e tenta, nesta retomada do Campeonato Brasileiro, recuperar o fôlego e subir  na tabela – o Fogão é, no momento, o 9º colocado com 17 pontos. Isso passa necessariamente por uma vitória sobre o Corinthians, 10º colocado, no Itaquerão, estádio que normalmente não é bom para a equipe carioca. Como desgraça pouca é bobagem, Paquetá conta também com sua cota pessoal de desfalques importantes para o duelo desta quarta-feira.

 

Os problemas de Osmar Loss

Comemorando os retornos de Fágner e Cássio que estavam com a Seleção Brasileira, Osmar Loss aproveitou o tempo que teve para treinar o Corinthians e implantar sua metodologia de jogo na equipe. Até aqui, o comandante alvinegro segue dizendo que muda pouca coisa em relação ao modo como Fábio Carille trabalhava o time, mas é evidente que a defesa se comporta de forma diferente – nos três amistosos que fez durante a Copa do Mundo, o Timão sofreu 3 gols.

Com as saídas de Sidcley – vendido pelo Atlético-PR para o Dínamo de Kiev, da Ucrânia – e Balbuena que transferiu-se para o West Ham, da Inglaterra, o Timão perdeu metade de sua defesa. Para a vaga de Sidcley, trouxe o lateral Danilo Avelar que saiu-se muito bem nos amistosos durante a Copa, mas pode ficar fora do jogo de amanhã (depende ainda da publicação de seu nome no BID da CBF; mesmo caso do atacante Jonathas que chegou por empréstimo do Hannover da Alemanha). Para a zaga, o time seguirá com as opções que já possuía no elenco e Pedro Henrique assume a titularidade ao lado de Henrique enquanto que Leo Santos e Vilson são opções no banco de reservas.

Júnior Dutra é outro que segue fora do time e deve ser negociado por empréstimo com o Fluminense. Também são desfalques certos para o jogo de amanhã Clayson, que faz fortalecimento muscular em função da cirurgia realizada em abril no joelho direito; Jadson, que sente dores na coxa direita; Ralf, que lesionou a panturrilha esquerda no amistoso contra o Grêmio e Mantuan que machucou a coxa esquerda no amistoso contra o Cruzeiro na última quarta-feira.

De boa notícia mesmo, apenas a ida de Kazim para o futebol mexicano.

 

Os problemas de Marcos Paquetá

A vida também não será fácil para o técnico Marcos Paquetá em sua estreia oficial à frente do Botafogo. O goleiro Gatito Fernandez – que contundido não atua desde abril – segue fora da equipe e recebendo sondagens de clubes italianos pode nem mesmo voltar a atuar pelo alvinegro. O lateral-direito Marcinho, recuperado de uma forte gripe não irá para o jogo assim como Marcos Vinícius, que segue no departamento médico.

Emprestados ao Botafogo pelo Corinthians, o lateral-esquerdo Moisés, o zagueiro Yago e o volante Jean estão, por contrato, proibidos de atuar contra o Timão. Por outro lado, o meia-atacante Luiz Fernando voltou a treinar normalmente na última segunda-feira após extrair um dente e estará à disposição do técnico Paquetá.

 

Como estão Corinthians e Botafogo

Corinthians e Botafogo não fazem grandes campanhas no Campeonato Brasileiro. Enquanto que o alvinegro paulista está na 10ª colocação com 16 pontos conquistados em 4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas; o time carioca está um pouco melhor, ocupando a 9ª posição com 17 pontos somados em 4 vitórias, 5 empates e 3 derrotas.

Sem empolgar e com muitos problemas em seus elencos e estruturas, os alvinegros tentam ganhar embalo – e posições – nesta retomada do Brasileirão. Para o jogo de amanhã, o Corinthians tem o fator casa a seu favor uma vez que o Itaquerão não gosta do Botafogo – nas últimas três partidas disputadas na casa do Timão foram 2 vitórias e 1 empate para os mandantes.

Nos últimos seis jogos disputados em sua arena, o Corinthians conquistou 12 de 18 pontos possíveis, com 3 vitórias e 3 empates. O Botafogo por sua vez, nos últimos seis jogos como visitante obteve 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas, conquistando 5 pontos em 18 possíveis.

 

Possíveis escalações

Com muitos – e importantes – desfalques os alvinegros não deverão apresentar grandes surpresas para o jogo de amanhã.

Corinthians

Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar (Juninho Capixaba); Gabriel e Renê Júnior; Romero, Rodriguinho e Mateus Vital (Pedrinho); Roger.

Botafogo

Jefferson; Luis Ricardo, Carli, Igor Rabello e Gilson; Matheus Fernandes, Lindoso e Leo Valencia; Pimpão, Aguirre e Kieza.

 

Jogos e palpites para a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

Quarta-feira, 18/07/2018

  • 19:30 – Ceará x Sport – palpite: Sport
  • 21:00 – Vitória x Paraná – palpite: empate
  • 21:45 – Flamengo x São Paulo – palpite: Flamengo
  • 21:45 – Corinthians x Botafogo – palpite: Corinthians
  • 21:45 – Grêmio x Atlético-MG – palpite: Grêmio

Quinta-feira, 19/07/2018

  • 19:30 – Cruzeiro x América-MG – palpite: empate
  • 19:30 – Chapecoense x Bahia – palpite: Bahia
  • 20:00 – Vasco x Fluminense – palpite: Vasco
  • 20:00 – Santos x Palmeiras – palpite: Palmeiras
  • 21:00 – Atlético-PR x Internacional – palpite: Internacional
Como apostar na futebol 2021