Liga Europa

Milan e Arsenal jogam para salvar a temporada nas oitavas de final da Liga Europa

Foto: Craig Mercer - CameraSport via Getty Images

Italianos e ingleses estão entre os favoritos ao título, e devem travar disputa acirrada no Estádio San Siro

Os jogos de ida das oitavas-de-final da Liga Europa acontecem nesta quinta-feira (08), e um dos duelos mais aguardados colocará frente a frente Milan e Arsenal. Os dois gigantes do futebol europeu entram em campo a partir das 15 horas (horário de Brasília), no Estádio San Siro, em Milão.

 

Milan x Arsenal

O sorteio dos confrontos de oitavas-de-final foi cruel tanto para o Milan quanto para o Arsenal, que poderiam ter sido contemplados com rivais menos tradicionais nesta fase. No entanto, o lado bom é que quem passar ganhará muita moral para o restante da disputa, e automaticamente se converterá em um dos principais favoritos ao título.

A Liga Europa se apresenta como a tábua de salvação para as temporadas de ambas as equipes, que vivem situações bastante similares em seus respectivos campeonatos nacionais. O Arsenal é o sexto colocado da Premier League, e hoje se encontra 13 pontos abaixo do seu rival Tottenham, que fecha a lista dos quatro classificados para a Liga dos Campeões do ano que vem. Para chegar à principal competição do continente, o Milan precisa tirar uma diferença menor, de oito pontos em relação à Lazio, mas os italianos contam com um número maior de concorrentes, e se o Calccio terminasse hoje, não estariam sequer garantidos na próxima Liga Europa.

Os Gunners fizeram a terceira melhor campanha da fase de grupos, sendo superados apenas por Atalanta e Zenit. O time não teve sua classificação ameaçada em nenhum momento, e fez algumas partidas memoráveis, como as vitórias por 3×1 sobre o Colônia e 6×0 sobre o BATE Borisov, ambas no Emirates Stadium. Entretanto, sofreu um inesperado revés em casa diante do Östersunds na fase de 16 avos de final, e só avançou porque havia vencido o jogo de ida por 3×0. O resultado colocou uma pulga atrás da orelha de seu torcedor, que nos últimos anos vem acumulando seguidas decepções. O time não conquista a Premier League desde a temporada 2003-04, e seu último título internacional já completa 24 anos.

O ocaso do poderoso Milan começou mais recentemente. O time conquistou duas Ligas dos Campeões nos últimos 15 anos (2002-03/ 2006/07), além de duas Supercopas Europeias (2003 e 2007), dois Scudettos (2003-04/ 2010-11), e três Supercopas da Itália (2004, 2011 e 2016). A perda de seu protagonismo no continente, porém, é inegável, e o clube hoje é um dos símbolos da decadência do futebol italiano. Um triunfo em competição internacional poderá marcar o início de uma retomada, e a campanha realizada até aqui mostra que isto é perfeitamente possível. Os Rossoneros tiveram 61% de aproveitamento na fase de grupos, passaram com autoridade pelo Ludogorets para avançar até as oitavas de final, estão invictos há 13 jogos e chegam com moral pela classificação à final da Copa da Itália.

 

Prováveis escalações

O Arsenal não poderá contar com a sua principal contratação para a temporada. O atacante Aubameyang já atuou pelo Borussia Dortmund na Liga dos Campeões, por isso ficou impedido de defender qualquer outro clube em competições europeias nesta temporada. Já pelos lados do Milan, o técnico Gattuso terá que administrar os desfalques de Abate, Antonelli e Musacchio.

Milan: Gianluigi Donnarumma, Calabria, Bonucci, Romagnoli, Rodríguez, Biglia, Kessié, Çalhanoglu, Suso, André Silva, Borini. Técnico: Gennaro Gattuso

Arsenal: Cech, Chambers, Koscielny, Mustafi, Kolasinac, Xhaka, El-Neny, Ramsey, Ozil, Mkhitaryan, Iwobi. Técnico: Arsène Wenger

 

Palpite

Tudo conspira a favor do Milan neste primeiro embate das oitavas-de-final. Os italianos estão invictos há 13 jogos, dos quais venceram seis, jogarão em casa, e têm mais tradição em disputas internacionais, o que costuma ter peso em momentos como esse. O Arsenal perdeu seus últimos quatro jogos, e uma crise começa a se instaurar no clube. A torcida quer a demissão do técnico Arsène Wenger. Os Gunners chegarão bastante fragilizados para o duelo, e se o Milan souber tirar proveito da situação, poderá buscar um resultado que dê tranquilidade para o jogo de volta.

Meu palpite é que os anfitriões vencem por 2×0.

 

Jogos de Atlético de Madrid e Borussia Dortmund também acontecem na quinta

No Estádio Wanda Metropolitano, o Atlético de Madrid terá uma parada dura contra o  Lokomotiv Moscou. Os russos passaram bem pelo Nice, com vitórias nos dois jogos, e tiveram 61% de aproveitamento na fase de grupos. Os Colchoneros, por sua vez, tiveram sua sequência de oito vitórias interrompida pelo Barcelona no último domingo, e de quebra deram adeus ao fio de esperança que ainda restava de conquistar o título espanhol. O revés pode ter dois efeitos: abalar o plantel ou aumentar a motivação para a disputa internacional. Acredito na segunda hipótese, e meu palpite é que os madrilenhos largarão na frente.

O Borussia Dortmund conseguiu a proeza de eliminar o Atalanta, time de melhor campanha na primeira fase, e com isto recuperou um pouco do prestígio perdido após a lamentável participação na Liga dos Campeões, em que teve apenas 11% de aproveitamento. Agora, os alemães enfrentam os RB Salzburg, que está invicto na competição. Os Aurinegros não perdem há 12 jogos, mas empataram os últimos três. Ainda assim, acredito que jogando em casa consigam levar a melhor.

 

Jogos das oitavas de final da Liga Europa 2017/2018

Quinta-feira, 8 de março

  • 15:00 – Atlético de Madrid x Lokomotiv Moscou – Palpite: Atlético de Madrid
  • 15:00 – CSKA Moscou x Lyon – Palpite: Empate
  • 15:00 – Borussia Dortmund x RB Salzburg – Palpite: Borussia Dortund
  • 15:00 – Milan x Arsenal – Palpite: Milan
  • 17:05 – Lazio x Dínamo de Kiev – Palpite: Lazio
  • 17:05 – RB Leipzig x Zenit – Palpite: Empate
  • 17:05 – Olimpique de Marselha x Athletic Bilbao – Palpite: Empate
  • 17:05 – Sporting x Viktoria Plzen – Palpite: Sporting