Champions League

Favoritos ao título da Liga dos Campeões

Foto: OLI SCARFF/AFP/Getty Images

 

Manchester City se consolida como grande favorito ao título da Liga dos Campeões


Líder absoluto da Premier League, time de Pep Guardiola é seguido por Bayern de Munique, PSG e Barcelona como os demais candidatos a erguer a Orelhuda

As oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa 2017/2018 começam na terça-feira (13) da semana que vem, dia oficial do Carnaval. Enquanto os brasileiros cairão na folia, os jogadores dos maiores times do mundo irão encarar baixas temperaturas nos estádios europeus que sediarão os oito confrontos da fase. Porém, depois do pontapé inicial, os termômetros certamente irão subir dentro de campo. Com relação aos palpites sobre o próximo campeão, quatro clubes encabeçam a lista: Manchester City, Bayern de Munique, PSG e Barcelona.

 

Manchester City, o grande favorito do momento

Com relação ao quarteto, dois jamais ergueram a Orelhuda. É o caso do City, que figura no topo das relações das principais casas de apostas do planeta como o time mais cotado para faturar a atual edição da UEFA Champions League. Com uma campanha impecável na primeira fase, os comandados de Pep Guardiola também caminham a passos largos para conquistar a Premier League – a distância para o vice-líder, Manchester United, é de 13 pontos (69-56).

Com um elenco estelar e que mostra grande sinergia, com destaque para Kevin De Bruyne, Sergio Agüero, Gabriel Jesus, David Silva e Fernandinho, xodó do treinador espanhol, os Citizens fazem frente a qualquer grande esquadrão do Velho Continente, inclusive os gigantes Real Madrid e Barcelona. Por isso, as chances de alcançar a decisão do maior campeonato interclubes de futebol do mundo são enormes.

 

Eficiência tem nome: Bayern de Munique

O Bayern de Munique cresceu muito de produção desde a volta do técnico Jupp Heynckes – em substituição a Carlo Ancelotti, após um começo de temporada tenebroso. A propósito, foi com Heynckes que os Bávaros ergueram a taça da Liga dos Campeões pela última vez, na temporada 2012/2013. Ele deu uma pausa na aposentaria, mas já prometeu que não ficará para a próxima temporada.

A confiança no título dos alemães cresceu muito pela forma como o treinador ajustou a equipe em tempo recorde. Na Bundesliga, o Bayern passeia na liderança, quando o segundo colocado, Bayer Leverkusen, está a 18 pontos atrás. Trata-se de um sério candidato ao título pela solidez e também pela força da Allianz Arena, onde, atualmente, é raro os donos da casa perderem pontos.

 

PSG: o sonho do título nas costas de Neymar

Antes da última rodada da fase de grupos da Champions League, o Paris Saint-Germain era o número um da lista de favoritos ao título. Afinal, o PSG fez uma campanha impecável nos cinco primeiros jogos, quando ostentou um aproveitamento de 100% e a incrível marca de 24 gols anotados – quase cinco tentos por jogo.

Porém, no último confronto antes das oitavas de final, os parisienses foram facilmente batidos pelo Bayern de Munique, na Alemanha, por 3 a 1 – os Bávaros terminaram em segundo, no Grupo B, somente por terem saldo inferior aos franceses, já que ambos somaram o mesmo número de pontos (15). E foi justamente o domínio dos alemães que intrigou a todos sobre as reais condições dos comandados do sempre contestado Unai Emery.

No entanto, o tridente formado por Neymar, Cavani e Mbappé ainda passa muita confiança e pode embalar de vez na competição. Aliás, o teste de fogo contra o Real Madrid, atual bicampeão, na próxima etapa, mostrará se o Saint-Germain dispõe de forças para dominar a Europa. Contratação mais cara da história do futebol, o camisa 10 da Seleção Brasileira sabe da responsabilidade de ser o protagonista do que seria uma conquista inédita para os franceses.

 

Barcelona confia no fator Messi para desbancar os rivais

O Barcelona terminou a fase de grupos na liderança da chave D (invicto) à frente da Juventus. Além disso, os Blaugranas têm uma motivação a mais para faturar o título que não vem desde 2014/2015: desbancar o arquirrival, Real Madrid, atual bi campeão. Com Messi em grande fase novamente e longe dos problemas físicos que o atormentaram na temporada passada, o Barça dificilmente não irá longe na Champions.

 

Em crise, Real Madrid conta com a tradição

Por fim, o Real Madrid, que fechou a participação na primeira fase atrás do Tottenham (Grupo H), inspira pouca confiança para o tri, já que 2018 começou com contornos de pesadelo para os Merengues – após a eliminação da Copa do Rei para o modesto Leganés e seguidos tropeços em La Liga. No entanto, mesmo com um desempenho muito abaixo dos padrões, desprezar o maior campeão da história da Liga dos Campeões é sempre arriscado. Quem tem Cristiano Ronaldo, Kroos, Modric, Marcelo e Bale será sempre favorito.

 

Jogos de ida das Oitavas de final da Liga dos Campeões 2017/2018

Terça-feira, 13 de fevereiro

  • 17:45 – Juventus (ITA) x Tottenham (ING) – Palpite: empate
  • 17:45 – Basel (SUI) x Manchester City (ING) – Palpite: City

Quarta-feira, 14 de fevereiro

  • 17:45 – Porto (POR) x Liverpool (ING) – Palpite: Liverpool
  • 17:45 – Real Madrid (ESP) x PSG (FRA) – Palpite: empate

Terça-feira, 20 de fevereiro

  • 16:45 – Chelsea (ING) x Barcelona (ESP) – Palpite: Barcelona
  • 16:45 – Bayern de Munique (ALE) x Besiktas (TUR) – Palpite: Bayern

Quarta-feira, 21 de fevereiro

  • 16:45 – Sevilla (ESP) x Manchester United (ING) – Palpite: empate
  • 16:45 – Shakhtar Donetsk (UCR) x Roma (ITA) – Palpite: Shakhtar

 


 

Abaixo: Matéria originalmente publicada em 27/12/2017

Manchester City e Bayern de Munique deixam PSG para trás como favoritos ao título da Liga dos Campeões


Franceses têm pequena queda de produção na reta final de 2017, enquanto Citizens e Bávaros seguem voando na Premier League e na Bundesliga, respectivamente

A UEFA Champions League volta apenas no dia 13 de fevereiro do ano que vem, com a abertura da fase de oitavas de final. Mas os palpites seguem quentes com relação à equipe que se consagrará com o título da edição 2017/2018. Durante boa parte da disputa, o Paris Saint-Germain, que trucidou seus adversários nas cinco primeiras partidas da fase de grupos, controlou a dianteira com relação aos favoritos, mas acabou sendo ultrapassado por Manchester City e Bayern de Munique.

A seguir, entenda por que o PSG já não desperta a mesma confiança e como está a situação dos outros clubes que alcançaram a fase de mata-mata da Liga dos Campeões, principalmente a dupla Real Madrid-Barcelona, que jamais pode ser desprezada na corrida pela “Orelhuda”. Há muita água para corre por debaixo da ponte, mas são grandes as chances de termos um campeão inédito no dia 26 de maio de 2018, no Estádio Olímpico de Kiev, onde será realizada a grande final.

 

Manchester City

Hoje, o City é apontado como o potencial campeão da Champions. O motivo? Apenas uma derrota, até o momento, na temporada. Aliás, o revés aconteceu quando a equipe já estava classificada para as oitavas de final da Liga dos Campeões e escalou os reservas para encarar o Shakhtar Donetsk (fora) – que acabou se classificando em segundo lugar no Grupo F.

Além da bela campanha em nível continental, os comandados de Pep Guardiola têm um desempenho magistral na Premier League, já que lideram a competição com 12 pontos e um jogo a menos em relação ao segundo colocado, o vizinho Manchester United – o City encara o Newcastle, nesta quarta-feira (27), às 17h45 (horário de Brasília), e pode aumentar a vantagem para 15.

Com um elenco estelar, que faz com que astros do quilate de Sergio Agüero e Gabriel Jesus precisem se revezar entre os titulares, Guardiola tem tudo para comandar os Sky Blues rumo ao título inédito, quando o clube foi mais longe na UEFA Champions League depois de alcançar as semifinais, na temporada 2015/2016, mas caiu diante do Real Madrid, que sagrou-se campeão posteriormente.

Nas oitavas, o Manchester City se deu bem no sorteio e irá encara o Basel (SUI), um dos times com menos tradição e qualidade entre os 16 participantes das oitavas de final.

 

Bayern de Munique

Sempre um gigante! Hoje, o Bayern de Munique se credencia como o principal rival do City na luta pela tão cobiçada “Oreluda”.  O começo de temporada foi desastroso, tanto que o badalado técnico Carlo Ancelotti foi demitido, algo raro entre os gigantes europeus. Mas os Bávaros renasceram das cinzas justamente sob a batuta do comandante que levou o time ao auge pela última vez.

Convencido pela diretoria a dar um tempo na aposentadoria, Jupp Heynckes, técnico do Bayern na conquista da Liga dos Campeões de 2012/2013, voltou com tudo e conta com um aproveitamento espetacular – 15 vitórias e um empate, em 16 compromissos disputados. Sendo assim, a equipe de Munique liderara a Bundesliga com folga – 11 pontos com relação ao Schalke 04 – e fechou a fase de grupos da Champions com um belo triunfo por 3 a 1 sobre o Paris Saint-Germain. Na próxima fase, o adversário será o Besiktas (TUR), que, sinceramente, não será páreo para o gigante alemão.

 

PSG

Durante boa parte da primeira metade da temporada 2017/2018, o PSG apareceu como o principal candidato ao título da Liga dos Campeões da Europa. Com as contratações multimilionárias de Neymar e Mbappé, os parisienses passaram a dar um show atrás do outro. Nas seis partidas disputadas na Champions, até agora, foram 25 gols marcados. Na Ligue 1, a situação também é tranquila, quando o Saint-Germain ocupa a ponta da tabela com nove pontos de vantagem para o Monaco (50-41).

Mas dois detalhes pesaram na ligeira queda de confiança em relação ao PSG. O primeiro diz respeita à forma com que a equipe foi derrotada pelo Bayern de Munique (3 a 1), na Allianz Arena, quando foi completamente dominada pelos alemães. O segundo tem a ver com o treinador Unai Emery, que não conta com a simpatia do camisa 10 da Seleção Brasileira e já não goza de muito prestígio da direção do gigante francês. A falta de pulso e respaldo de Emery podem pesar, ainda mais com a ingrata missão de encarar o Real Madrid, logo nas oitavas de final.

 

Barcelona e Real Madrid

Em uma lista de favoritos ao título da UEFA Champions League que se preze, a presença de Barcelona e Real Madrid é obrigatória. Atualmente, os Blaugranas são a quarta força nas cotações relacionadas ao campeão. Mas é bom ficar de olho nos Culés, que não tiveram problemas para se classificar no Grupo D – à frente da Juventus – e ostentam a primeira colocação no Campeonato Espanhol com 17 jogos de invencibilidade, sendo que o time também não perdeu na atual edição da Champions. Aliás, Lionel Messi está voando novamente.

E apesar de não irradiar o brilho da temporada passada, o Real é sempre um adversário a se temer em nível europeu. Atual bicampeão da Liga dos Campeões, o time vai mal em La Liga (quarta colocação), mas faturou o Mundial de Clubes, recentemente. O PSG que se cuide, pois Cristiano Ronaldo e companhia costumam ditar o ritmo da festa no mata-mata do maior campeonato interclubes de futebol do planeta.