Copa Libertadores

Libertadores: prognóstico de Nacional-URU x Santos – vitória dá classificação e primeiro lugar ao Peixe

Dodô do Santos em jogo da Libertadores
Foto: Ivan Storti/Santos FC

Alvinegro Praiano vai até Montevidéu, onde atuará pela primeira vez no Parque Central, estádio que abrigou a partida inaugural da Copa do Mundo de 1930

Mesmo com um olhar no presente projetado para o futuro, é inevitável não recorrer à história para falar de Santos e Nacional-URU, duas das equipes mais tradicionais das Américas e do mundo – ambas tricampeãs da Copa Libertadores da América. Nesta terça-feira (01), em Montevidéu, os dois times voltam a se enfrentar pelo Grupo 6 da competição, às 21h30 (horário de Brasília). O curioso é que o Peixe nunca jogou no estádio Parque Central, que foi palco da primeira partida de uma Copa do Mundo, mais precisamente na edição de 1930, entre Estados Unidos e Bélgica.

 

Grupo 6 da Libertadores: Nacional-URU x Santos

A situação do Alvinegro Praiano na chave é bem mais tranquila em relação aos Bolsilludos. Afinal, a equipe de Jair Ventura, atual líder com nove pontos, depende da vitória para não só confirmar a classificação para as oitavas de final como o primeiro lugar do grupo com uma rodada de antecipação. Caso a partida termine empatada, os santistas já garantem, pelo menos, uma vaga na próxima fase.

O Nacional aparece na segunda colocação com cinco pontos na tabela, mas Estudiantes e Real Garcilaso vêm logo atrás com um ponto a menos cada. O melhor cenário para os uruguaios é o triunfo combinado com o empate de peruanos e argentinos, que medirão forças logo mais, às 19h15 (horário de Brasília), na altitude de Cusco. Caso isso aconteça, os uruguaios ficariam muito perto da qualificação para o mata-mata, e o Peixe passaria de fase mesmo com o revés, pois não mais poderia ser alcançado pela Fuerza Celeste e o León.

 

Momento dos donos da casa não sugere vida fácil aos santistas

A fase do Santos é muito boa na Libertadores, com três vitórias consecutivas. Porém, os Bolsilludos só perderam uma vez, neste ano, com sua formação titular – e foi justamente para o Peixe, no duelo de ida da chave, por 3 a 1, no Pacaembu. Além disso, o time comandado por Alexander Medina lidera o Campeonato Uruguaio. Na temporada, são 22 partidas realizadas, com o bom desempenho de 15 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas.

 

Prováveis escalações

Jair Ventura tem dois desfalques certos para o confronto de logo mais. Na defesa, Lucas Veríssimo (suspenso) deve ter como substituto Luiz Felipe. Na frente, o lesionado Eduardo Sasha será substituído por Copete. Em compensação, o resto do elenco está descansado, já que não houve compromisso, neste fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro – o duelo da terceira rodada contra o Vasco será realizado apenas no dia 16 de julho.

Pelos lados dos mandantes, a única baixa confirmada é a do lateral-direito Peruzzi, diagnosticado com uma lesão muscular na coxa direita.

Nacional: Conde, Fucile, Corujo, Arismendi e Espino (Polenta ou Álvaro González); Zunino, Oliva, Cebolla Rodríguez e Bueno; Viudez e Bergessio – Técnico: Alexander Medina

Santos: Vanderlei, Daniel Guedes, Luiz Felipe, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini e Jean Mota; Copete, Rodrygo e Gabigol – Técnico: Jair Ventura

Palpite

O Santos terá uma parada duríssima pela frente. Jair Ventura sabe bem como é difícil jogar com o Nacional, no Parque Central, onde esteve no ano passado, quando comandou o Botafogo, nas oitavas de final da Libertadores. Na ocasião, o Glorioso venceu por 1 a 0. Mas a versão 2018 dos Bolsilludos é superior.

Por isso, o Peixe deve se concentrar em garantir a vaga na próxima fase – o empate é suficiente. Na última rodada, em casa, o Alvinegro Praiano contará com a possibilidade de garantir a primeira colocação diante do Garcilaso. Com inteligência, os brasileiros saberão se defender e conseguirão trazer um pontinho de Montevidéu.

 

Jogos desta semana pela Copa Libertadores da América 2018

Terça-feira, 01 de maio

  • 19:15 – Real Garcilaso (PER) x Estudiantes (ARG) – Palpite: Real Garcilaso
  • 19:15 – Grêmio (BRA) x Cerro Porteño (PAR) – Palpite: Grêmio
  • 21:30 – Nacional (URU) x Santos (BRA) – Palpite: empate

Quarta-feira, 02 de maio

  • 19:15 – Atl. Tucumán (ARG) x Peñarol (URU) – Palpite: Atl. Tucumán
  • 19:15 – Junior Barranquilla (COL) x Boca Juniors (ARG) – Palpite: Boca Juniors
  • 21:45 – Corinthians (BRA) x Independiente (ARG) – Palpite: Corinthians
  • 21:45 – Delfín (EQU) x Colo-Colo (CHI) – Palpite: Delfín
  • 21:45 – Vasco (BRA) x Cruzeiro (BRA) – Palpite: empate

Quinta-feira, 03 de maio

  • 19:15 – Racing Club (ARG) x U. De Chile (CHI) – Palpite: Racing
  • 21:30 – Alianza Lima (PER) x Palmeiras (BRA) – Palpite: Palmeiras
  • 21:30 – Santa Fe (COL) x River Plate (ARG) – Palpite: River Plate
  • 21:30 – The Strongest (BOL) x Libertad (PAR) – Palpite: The Strongest

Classificação do Grupo 6 da Libertadores

  1. Santos, 9 – oitavas de final
  2. Nacional, 5 – oitavas de final
  3. Estudiantes, 4
  4. Real Garcilaso, 4