Copa Libertadores

Libertadores: na rota do Vasco, Oriente Petrolero tem boa vantagem para alcançar a segunda fase

Foto: Aizar Raldes/AFP/Getty Images

Equipe boliviana, que venceu o Universitario-PER, em casa, por 2 a 0, está perto de encarar os conterrâneos do Jorge Wilstermann na sequência da competição

Oficialmente, a Copa Libertadores da América de 2018 começou, nesta semana, com a primeira fase da etapa preliminar. Três partidas foram realizadas. Apenas o Oriente Petrolero-BOL saiu vitorioso (2 a 0), em confronto diante do Universitario-PER, disputado em Santa Cruz de la Sierra. Os outros dois jogos terminaram empatados – Montevideo Wanderers-URU e Olimpia-PAR (0 a 0) e Macará-EQU versus Deportivo Táchira-VEN (1 a 1). As partidas de volta já serão realizadas nesta sexta-feira (26).

 

Oriente Pretrolero 2 x 0 Universitario

Na última segunda-feira (22), o Oriente dominou o confronto desde o início e abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo, com Héctor Sánchez. Antes do intervalo, as coisas ficaram complicadas para os donos da casa, depois que o meia Rodrigo Rodríguez foi expulso, após levar o segundo cartão amarelo.

Porém, mesmo com um a menos, o time boliviano seguiu controlando as ações. Aos 30 minutos, o número de jogadores em campo ficou igualado novamente. Ao também levar o segundo amarelo, Arquímedes Figueira foi mais cedo para o chuveiro. Para piorar ainda mais as coisas para os visitantes, Maximiliano Freitas, que acabara de entrar na partida, fez o gol que deu números finais ao confronto.

 

Bolivianos ou peruanos na rota do Vasco

Amanhã (26), os dois times voltam a se enfrentar, no estádio Coloso de Ate, em Lima, às 23h45 (horário de Brasília). Mesmo se perder por um gol de diferença, o Oriente Petrolero se classifica para a segunda fase da pré-Libertadores. Já o Universitario precisa de qualquer vitória por três tentos de margem, no tempo normal, para avançar na competição. O critério do gol qualificado está valendo. Se os peruanos devolverem o 2 a 0, a vaga será definida nos pênaltis.

O vencedor irá encarar o Jorge Wilstermann-BOL. Na terceira fase, o Vasco pode cruzar o caminho de quem sobreviver no mata-mata – desde que os cariocas passem pelo Universidad de Concepción-CHI. A estreia do Gigante da Colina está marcada para a próxima quarta-feira (31), em Concepción.

 

Montevideo Wanderers 0 x 0 Olimpia

No mesmo dia, o Olimpia-PAR arrancou um empate em 0 a 0 nos domínios do Montevideo Wanderers-URU. Favorito, o Decano, que ostenta a condição de tricampeão da Libertadores, esteve melhor na maior parte do tempo e desperdiçou diversas chances de abrir o confronto em vantagem. Aos 17 minutos da segunda etapa, os paraguaios balançaram as redes com Montenegro, mas a arbitragem anulou o gol em função do impedimento.

No último minuto de jogo, o lance que poderia ter mudado a história da partida: o veterano Roque Santa Cruz desperdiçou a chance mais clara de gol do duelo. Após cruzamento da direita, o goleador, posicionado dentro da pequena área, aproveitou rebote, mas o goleiro Martín Rodríguez fez grande intervenção e garantiu o empate sem gols para os donos da casa.

 

Olimpia conta com ex-jogador do Palmeiras

Ídolo da torcida, Santa Cruz, de 36 anos, chegou a anunciar a aposentadoria no meio do ano passado, mas decidiu renovar com o Olimpia por mais um ano. Ele tem passagem por gigantes da Europa, como Bayern de Munique e Manchester City, e é um dos maiores jogadores da história da seleção do Paraguai.

Outros nomes de destaque do Decano são Mendieta, ex-Palmeiras, o lateral colombiano Farid Díaz, campeão da Libertadores de 2016 com o Atlético Nacional, e também o jovem meia-atacante argentino Santiago Rosales, ex-Racing. O confronto de volta será nesta sexta-feira (26), às 21h15 (horário de Brasília), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Aos uruguaios, basta um empate com gols para seguir na competição. Um novo placar igual em 0 a 0 força a decisão nas penalidades máximas.

 

Macará 1 x 1 Deportivo Táchira

O Macará-EQU, que fez sua estreia na Copa Libertadores da América, por pouco não venceu o Deportivo Táchira-VEN no jogo de ida da primeira fase. Os equatorianos abriram o placar com Elvis Patta, aos 17 do primeiro tempo. Já Edgar “Flaco” Pérez Greco empatou, aos 23 da segunda etapa, e deu números finais à partida. As duas equipes se enfrentam novamente amanhã (26), às 22h15 (horário de Brasília), em Sán Cristóbal, na Venezuela. Os donos da casa precisam de um placar igual sem gols para chegar à segunda fase.

 

Jogos de volta da primeira fase da pré-Libertadores

Sexta-feira, 26 de janeiro

  • 21:15 – Olimpia x Montevideo Wanderers – Palpite: Olimpia
  • 22:15 – Deportivo Táchira x Macará – Palpite: Deportivo Táchira
  • 23:45 – Universitario x Oriente Petrolero – Palpite: empate