Copa Libertadores

Libertadores: em Assunção, Grêmio encara o Cerro Porteño em busca da liderança do Grupo 1; confira o prognóstico

Fotos: Daniel Coelho / Agência PressDigital / Divulgação Grêmio FBPA

Paraguaios têm 100% de aproveitamento na chave, mas vitória do Tricolor é o suficiente para terminar o turno no topo; Luan segue fora do time gaúcho

Jogão à vista nesta terça-feira (17), às 21h30 (horário de Brasília), pelo Grupo 1 da Copa Libertadores da América. Em Assunção, o Cerro Porteño, líder da chave com seis pontos (100% de aproveitamento), recebe o Grêmio, atual campeão da competição e segundo colocado com quatro. Trata-se da luta direta pela primeira posição, quando o vencedor praticamente decretará a classificação para as oitavas de final.

 

Grupo 1 da Libertadores: Cerro Porteño x Grêmio

A partida de logo mais promete não só pelo peso das camisas de ambas as equipes, mas também pela ótima fase que atravessam brasileiros e paraguaios. Os gremistas, que conquistaram o Gauchão no início do mês, estrearam com o pé direito no Brasileirão com direito a uma atuação memorável que valeu a vitória sobre o Cruzeiro (1 a 0), em pleno Mineirão, no último sábado (14).

Já o Cerro, que segue absoluto na Libertadores, vem de goleada por 5 a 0 sobre o Nacional-PAR, vice-líder do Campeonato Paraguaio, além de ostentar cinco jogos de invencibilidade sem tomar gols. Além disso, é sempre bom lembrar que os mandantes não perdem em casa desde o dia 11 de junho de 2017 – goleada por 4 a 0 em favor do Guaraní-PAR.

 

Grêmio conta com expressivo tabu diante do Cerro Porteño

Desde o dia 30 de março de 1990, os gremistas não sabem o que é perder para o Ciclón. Trata-se do primeiro jogo oficial entre as duas equipes na Copa Libertadores da América. No jogo de volta, na capital gaúcha, o então campeão da Copa do Brasil ficou no empate sem gols. Dezessete anos depois, o Tricolor conseguiu sua primeira vitória como visitante, no estádio General Pablo Rojas, ao bater o Cerro por 1 a 0. Resumindo, o último triunfo dos paraguaios sobre o Imortal aconteceu há quase 30 anos.

 

Histórico do confronto

Ao todo, Grêmio e Cerro Porteño fizeram seis confrontos. O retrospecto é favorável aos gaúchos, que saíram de campo com a vitória três vezes, enquanto os paraguaios triunfaram em uma única ocasião – além de dois empates. No último encontro, pela Libertadores de 2007, o Tricolor ganhou, em Porto Alegre, pelo placar de 1 a 0.

 

Prováveis escalações

Renato Gaúcho terá, mais uma vez, um desfalque dos mais sérios, já que Luan, astro da companhia, ficará de fora contra o Cerro Porteño por ainda não ter se recuperado de uma fascite plantar. Em compensação, Pedro Geromel, acometido recentemente por uma virose, conta com boas chances de regressar. Caso contrário, Paulo Miranda será escalado novamente na zaga.

Com relação ao Ciclón de Barrio Obrero, a principal dúvida do técnico Luis Zubeldía é sobre a presença de Óscar Ruiz no ataque. Outro problema na frente será a ausência certa de Cristian Insaurralde.

Cerro Porteño: Antony Silva; Raúl Cáceres, Marcos Cáceres, Juan Escobar e Arzamendia; Jorge Rojas, Marcelo Palau, Rodrigo Rojas e Willian Candía; Hernán Novick (Óscar Ruiz) e Diego Churín – Técnico: Luis Zubeldía

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel (Paulo Miranda), Kannemann e Cortez; Arthur, Maicon, Ramiro, Cícero e Everton; Jael – Técnico: Renato Portaluppi

 

Palpite

O Grêmio encontra-se em um momento iluminado há quase dois anos. De lá pra cá, o time conquistou a Copa do Brasil (2016), a Libertadores (2017) e o Campeonato Gaúcho (2018). Do aspecto fanfarrão e de agitador de vestiário, Renato Gaúcho enfim ganhou o respeito e o status de treinador de ponta no Brasil. Sob seu comando, o Tricolor é uma equipe temida nos quatro cantos do planeta.

Mas a missão de hoje (17) é das mais difíceis. Atuar em Assunção, onde o estádio General Pablo Rojas transforma-se em um verdadeiro caldeirão, exige paciência e sagacidade para aproveitar as poucas chances que a equipe brasileira terá para fisgar os três pontos. A ausência de Luan somada ao bom momento dos visitantes sugere a expectativa na soma de um ponto para cada lado, o que não deixa de ser um bom resultado para o atual campeão da América.

 

Jogos desta semana na Copa Libertadores da América 2018

Terça-feira, 17 de abril

  • 19:15 – Defensor (URU) x Monagas (VEN) – Palpite: Defensor
  • 21:30 – Cerro Porteño (PAR) x Grêmio (BRA) – Palpite: empate
  • 21:30 – Millonarios (COL) x Deportivo Lara (VEN) – Palpite: Millonarios

Quarta-feira, 18 de abril

  • 19:15 – The Strongest (BOL) x Atl. Tucumán (ARG) – Palpite: The Stronguest
  • 21:45 – Flamengo (BRA) x Santa Fe (COL) – Palpite: Flamengo
  • 21:45 – Independiente (ARG) x Corinthians (BRA) – Palpite: empate
  • 21:45 – Libertad (PAR) x Peñarol (URU) – Palpite: Libertad

Quinta-feira, 19 de abril

  • 19:15 – Racing (ARG) x Vasco (BRA) – Palpite: Racing
  • 21:30 – Alianza Lima (PER) x Junior Barranquilla (COL) – Palpite: empate
  • 21:30 – Emelec (EQU) x River Plate (ARG) – Palpite: River Plate
  • 21:30 – Universidad de Chile (CHI) x Cruzeiro (BRA) – Palpite: La U