NBA

Kevin Durant já faz por merecer o MVP

Foto: Stacy Revere/Getty Images

Astro do Golden State Warriors chama atenção pela eficiência inédita dos seus arremessos na melhor equipe da NBA                 

Kevin Durant é um baita de um craque, e todo mundo que acompanha a NBA sabe disso muito bem. O que poucos se deram conta é que ele vive o seu auge técnico e físico e já faz por merecer o prêmio de MVP da temporada regular.

Um pouco acima dos demais

Durant tem uma concorrência de peso na luta para ser consagrado como o Jogador Mais Valioso da NBA. LeBron James, James Harden e Kyrie Irving deram a sensação de que também teriam força suficiente para conquistar o prêmio, mas o trio perdeu fôlego, enquanto Durant melhorou suas marcas e está marchando com segurança para ser bem cotado na escolha que é anunciada geralmente no final de junho.

Harden machucou a coxa e interrompeu a espetacular média de 32 pontos por partida que vinha exibindo. Ele deve voltar a jogar nesta semana ou na próxima, e é mais que provável que haja uma queda natural no seu desempenho. Irving começou a temporada sendo o senhor da quadra no Boston Celtics, mas sua predominância foi decaindo ao longo das semanas. Tal resumo serve também para LeBron James, que está afundando com o restante do Cleveland Cavaliers em uma crise que já apresenta quatro derrotas seguidas.

Enquanto os outros caem, Durant vem sendo o destaque daquele que é o melhor time do campeonato.

A diferença de campanha do Golden State Warriors para os demais já é significativa. Enquanto a franquia de Oakland soma 36 vitórias e 9 derrotas (aproveitamento de 80%), quem vem atrás sofre para acompanhar este ritmo, casos de Boston Celtics (75%) e Houston Rockets (71%).

A média de pontos de Durant nesta temporada regular é de excelentes 26,4 por partida. É praticamente o mesmo do colega Stephen Curry, que mostra até aqui 27,6 por jogo.

O que faz Durant superar Curry é o aproveitamento de seus arremessos.

Kevin está com uma efetividade de 51,4% (dois pontos), 41,3% (três) e 88,6% (lances livres). São os índices mais altos de sua carreira. Curry demonstra 49,3%, 41,4% e 91,7% nas mesmas estatísticas.

Ambos fazem deste Golden State o time com o melhor ataque da NBA, com uma média de 115,9 pontos por jogo. A defesa, porém, é só a 20ª, tendo espaço a melhorar, embora o DNA ofensivo da equipe exija que toda a energia seja mesmo destinada ao ataque.

Duas baixas

Quem tem Durant e Curry tem tudo, certo? Nem tudo, pois o Golden State vai precisar lidar com dois desfalques na partida das 23h (de Brasília) desta quarta (17) contra o Chicago Bulls. O jogo será no histórico United Center, em Chicago.

Tanto Andre Igoudala quanto Draymond Green estão com lesões leves e devem ser poupados nesta noite. O Chicago luta para subir na tabela e deve vir forte para cima dos atuais campeões da NBA. A campanha dos Bulls é de 17 vitórias e 27 derrotas. Estão apenas na 12ª posição do Leste, e as chances de chegar aos playoffs diminuem a cada semana.

O mais recente encontro entre as equipes no United Center terminou com vitória do Chicago: 94×87, na temporada passada. Das nove últimas partidas entre ambos, porém, os Warriors ganharam simplesmente seis – o último duelo, então, terminou com um verdadeiro massacre do Golden State, com vitória por 143×94, em novembro.

O Chicago segue sofrendo demais com o técnico Fred Hoiberg, chamado pelos basqueteiros do Brasil de “Ruimberg”. Os destaques da equipes vêm sendo Nikola Mirotic (17,3 pontos por jogo) e Lauri Markkanen (7,6 rebotes por partida). Mirotic nasceu em Montenegro, enquanto Markkanen é da Finlândia.

Não é mesmo espantoso para quem cresceu vendo Michael Jordan e Scottie Pippen?

Jogos da temporada regular da NBA 2017/2018

Quarta-feira, 17 de janeiro

 

  • Denver Nuggets 105×102 Dallas Mavericks
  •  Portland Trail Blazers 118×111 Phoenix Suns
  • 22:00 – Charlotte Hornets x Washington Wizards – Palpite: Wizards
  • 22:30 – Brooklyn Nets x San Antonio Spurs – Palpite: Spurs
  • 22:30 – Toronto Raptors x Detroit Pistons – Palpite: Raptors
  • 22:30 – Atlanta Hawks x New Orleans Pelicans – Palpite: Pelicans
  • 23:00 – Chicago Bulls x Golden State Warriors – Palpite: Warriors
  • 23:00 – Oklahoma City Thunder x Los Angeles Lakers – Palpite: Thunder
  • 23:00 – Milwaukee Bucks x Miami Heat – Palpite: Heat
  • 23:00 – Memphis Grizzlies x New York Knicks – Palpite: Grizzlies

 

Quinta-feira, 18 de janeiro

 

  • 01:00 – Sacramento Kings x Utah Jazz – Palpite: Jazz
  • 01:30 – Los Angeles Clippers x Denver Nuggets – Palpite: Clippers
  • 22:00 – Cleveland Cavaliers x Orlando Magic – Palpite: Cavs
  • 22:00 – Boston Celtics x Philadelphia 76ers – Palpite: Celtics