Champions League

Jogos de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões 2017/2018

Foto: Francois Nel/Getty Images

Contra o Barcelona, será que o Chelsea repete 2012? Depois de massacre no jogo de ida, somente uma catástrofe tira o Bayern de Munique da próxima fase

Depois da classificação de Real Madrid, Manchester City, Liverpool e Juventus, na semana passada, os demais times que seguirão para as quartas de final serão conhecidos entre amanhã (13) e quarta-feira (14). Dos quatro jogos programados, podemos afirmar sem medo que o Bayern de Munique já está garantido – depois de bater o Besiktas, na Alemanha, com uma impiedosa goleada por 5 a 0.

Mas o confronto que mais chama atenção reune Barcelona e Chelsea, que irão se enfrentar no Camp Nou. Os demais confrontos envolvem a Roma, que perdeu no duelo de ida para o Shakhtar Donetsk (2 a 1), na Ucrânia, e o Manchester United, que irá encarar o Sevilla depois do empate sem gols, na Espanha.

 

Barcelona x Chelsea

Na quarta (14), às 16h45 (horário de Brasília), todos os olhos estarão voltados para a Catalunha, onde o Barça e o Blues escreverão mais um capítulo de uma das maiores rivalidades do futebol europeu nos últimos tempos. Aliás, o palco da peleja traz ótimas lembranças para os ingleses. Em 2012, ano da conquista de seu único troféu da Champions, o atual campeão da Premier League surpreendeu os Blaugranas , quando um brasileiro foi um dos principais personagens.

Com o empate em 2 a 2, que teve direito a golaço de Ramires, o Chelsea eliminou os Culés e abriu caminho para a consagração. Na atual edição, um jogador da Seleção Brasileira pode entrar para a história assim como o ex-cruzeirense. No jogo de ida, em Londres, Willian abriu o placar para os donos da casa, em Stamford Bridge, com um golaço. Mas em razão de uma falha defensiva, Messi marcou seu primeiro tento contra o Blues e deu números finais ao duelo.

Porém, lamentavelmente, outro craque que marcou seu nome no dérbi pode não entrar em campo. Autor do tento que colocou o Barcelona na decisão da Liga dos Campeões da temporada 2008/2009, Andrés Iniesta – que sofreu uma lesão na parte posterior da coxa, contra o Atlético de Madrid, na 27ª rodada do Campeonato Espanhol – tem o desfalque praticamente confirmado. O meia não atuou na vitória do líder de La Liga, no último sábado (10), sobre o Málaga.

 

Prováveis escalações

Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Umtiti, Jordi Alba; Busquets, Paulinho, Rakitic, Denis Suarez (Iniesta ou Andres Gomes); Messi, Suárez – Técnico: Ernesto Valverde

Chelsea: Courtois; Azpilicueta, Christensen, Rudiger; Moses, Kante, Cesc Fábregas, Marcos Alonso; Willian, Hazard, Pedro – Técnico: Antonio Conte

 

Palpite

Difícil, muito difícil. Quando o assunto é Barcelona e Chelsea, o destino costuma pregar peças ou, no mínimo, conceder vantagens intercaladas para cada um. Seguindo esta lógica, é a vez do Barça se impor diante do Blues. Mas não é só isso que evidencia a vantagem dos espanhóis. Após o empate em 1 a 1, no duelo de ida, na capital inglesa, os Blaugranas passam de fase até com o placar igual sem gols.

Mas a ótima fase dos catalães que se confunde com o grande momento de Lionel Messi, sedento por tomar a coroa de melhor do mundo de Cristiano Ronaldo, é um diferencial na formatação de um palpite. O astro argentino sabe do peso da Orelhuda na escolha do Bola de Ouro. Mas não esperemos por um baile de bola, mas muita emoção e nervosismo até o apito final. Aliás, o nosso feeling aponta para um gol de Luis Suárez, que decretaria a eliminação dos ingleses.

 

Besiktas x Bayern de Munique

Simultaneamente, o Bayern de Munique vai à Turquia cumprir tabela. Afinal, quem acredita que o Besiktas conseguirá vencer os bávaros por 6 a 0? Em caso da devolução do placar do jogo de ida (5 a 0), a disputa seguiria para a prorrogação – outra utopia. Sem delongas, os alemães estão classificados para a sequência da UEFA Champions League 2017/2018.

 

Manchester United x Sevilla

Uma vitória simples do Manchester United sobre o Sevilla, amanhã (13), às 16h45 (horário de Brasília), em Old Trafford, coloca os Diabos Vermelhos nas quartas de final. O problema é que o time de Mourinho já protagonizou alguns tropeços na atual temporada e não desperta aquela confiança. Mas o United é favorito. Vale a aposta nos Red Devils, que seguem na vice-liderança do Campeonato Inglês.

 

Jogos de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões 2017/2018

Terça-feira, 13 de março

  • 16:45 – Manchester United (ING) x Sevilla (ESP) – Palpite: United
  • 16:45 – Roma (ITA) x Shakhtar Donetsk (UCR) – Palpite: Roma

Quarta-feira, 14 de março

  • 16:45 – Barcelona (ESP) x Chelsea (ING) – Palpite: Barcelona
  • 16:45 – Besiktas (TUR) x Bayern de Munique (ALE) – Palpite: Bayern