Copa Libertadores

Jair Ventura pressionado e liderança bota fogo no jogo entre Santos e Garcilaso na Libertadores

Santos
Foto: Ivan Storti/Santos FC

Brasileiro precisa apenas vencer em casa para garantir o primeiro lugar do Grupo F

A quinta-feira definirá os últimos classificados e as posições da fase de grupos desta edição da Copa Libertadores. Um dos envolvidos nesta disputa é o Santos, que tem vaga assegurada nas oitavas de final, mas defende a liderança do Grupo F contra o Garcilaso. O jogo ainda vale para aliviar ou ampliar a pressão em cima de Jair Ventura.

 

Santos joga pela liderança e o cargo de Jair Ventura

A derrota no clássico para o São Paulo aumentou a tensão na Vila Belmiro. O revés somado ao futebol irregular desde o começo da temporada tem irritado alguns dirigentes do Santos, que chegaram a se reunir para discutir a demissão do técnico Jair Ventura. Apesar de alguns membros pedirem a saída imediata, alegando que o comandante não respeita o estilo ofensivo santista, outros com mais força conseguiram a manutenção.

No entanto, Jair está com a corda no pescoço e um próximo resultado negativo deve significar o fim da linha. Uma derrota nesta quinta-feira contra um adversário fraco e que muito possivelmente vai retirar o Peixe da liderança certamente causará um rompimento ainda no vestiário.

Este cenário é o principal complicador para esta partida contra o Garcilaso. Em termos de qualidade, o Santos é infinitamente superior, mas toda esta tensão pode deixar o jogo bem mais difícil.

Para tentar superar toda esta turbulência, o Alvinegro deve ir com tudo para cima logo de cara e enfim contar com um time bastante ofensivo, tendo Gabriel, Eduardo Sasha e Rodrygo na equipe titular.

Além disso, conta com a força da sua casa para conquistar os três pontos necessários para confirmar a primeira colocação. Atuando com o seu mando de campo, o Santos venceu sete, empatou três e perdeu outras três neste ano.

O triunfo garante a ponta, mas o Peixe pode ficar com o posto até mesmo com derrota. Neste caso, precisará que o Nacional perca para o Estudiantes, na Argentina. Em caso de empate do time brasileiro contra o Garcilaso uma igualdade no outro jogo já será o suficiente.

Apesar da possibilidade de todo este drama existir, a expectativa é que o Santos consiga a vitória na Vila Belmiro.

 

Garcilaso tenta Sul-Americana

Com apenas cinco conquistados, o Garcilaso não tem mais condições de brigar por um lugar nas oitavas de final. Isso porque além de ganhar precisaria tirar uma diferença de oito gols de saldo. Sendo assim, o foco vai ser alcançar a Sul-Americana. Para isso, vai em busca da vitória e torcer para o Estudiantes não ganhe do Nacional. Caso contrário, ainda teria que tirar cinco gols de saldo em relação aos argentinos.

Toda esta conta é importante e possível de ocorrer. O grande obstáculo é mesmo o futebol da própria equipe. Já são seis partidas seguidas sem ganhar e neste período balançou as redes apenas quatro vezes.

Atuando fora de casa a situação é ainda mais complicada. O motivo é que das 10 apresentações como visitante o time só ganhou uma, contra o Melgar, pelo Campeonato Nacional. Nos demais saiu derrotado em sete ocasiões e empatou duas. Com isso, qualquer resultado nesta quinta-feira que não seja uma derrota será uma grande zebra.

 

Histórico do confronto

Santos e Garcilaso se enfrentaram apenas uma vez, pela fase de grupos desta edição e o clube brasileiro saiu derrotado por 2 a 0. No entanto, quando considerados os confrontos contra todas as equipes peruanas, o Peixe aparece em vantagem. Foram 25 triunfos, sete empates e apenas cinco derrotas. Jogando em casa, o time só não venceu o Cienciano, pela Copa Sul-Americana de 2003, quando ficou no 1 a 1.

 

Jogos da 6ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores

Terça-feira, 22 de maio

  • 21:30 – Cruzeiro 2 x 1 Racing
  • 21:30 – Universidad de Chile 0 x 2 Vasco

Quarta-feira, 23 de maio

  • 19:15 – Cerro Porteño 3 x 2 Monagas
  • 19:15 – Grêmio 1 x 0 Defensor
  • 21:45 – Emelec 0 x 3 Santa Fé
  • 21:45 – River Plate 0 x 0 Flamengo

Quinta-feira, 24 de maio

  • 19:15 – Estudiantes x Nacional. Palpite: Estudiantes vence por 2 a 1
  • 19:15 – Santos x Garcilaso. Palpite: Santos vence por 2 a 0
  • 21:30 – Atlético Nacional x Colo Colo. Palpite: Atlético Nacional vence por 2 a 1
  • 21:30 – Bolivar x Delfin. Palpite: Bolivar vence por 1 a 0
  • 21:30 – Corinthians x Millonarios. Palpite: Corinthians vence por 2 a 0
  • 21:30 – Independiente x Lara. Palpite: Independiente vence por 3 a 0