Brasileirão Série A

Jair Ventura encontra uma base e repetirá a escalão do Santos em busca de uma vitória contra o Internacional no Brasileirão

Foto: Ivan Storti/Santos FC/Divulgação

Ainda pressionado pela instabilidade do time e perto da Zona de Rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Santos usará esta noite, pela terceira vez, a mesma escalação que goleou o Vitória e arrancou um empate contra o Corinthians, de olho nos 3 pontos diante do Internacional, clube que voltou à Série A nesta temporada e vem fazendo boa campanha.

A situação de Jair Ventura no comando do Santos ainda não é das melhores, mas após uma seqüência de três derrotas, o time conseguiu uma importante goleada sobre o Vitória (5 a 2) e na última rodada foi até o Itaquerão e buscou o empate contra o Corinthians (1 a 1). Atuando em casa e se dando ao luxo de repetir a escalação que melhor tem funcionado com o Peixe nas últimas rodadas, Ventura espera conseguir os 3 pontos e aliviar mais ainda a pressão por sua demissão há duas rodadas para a importante pausa para a Copa do Mundo – período em que os times poderão se concentrar nos treinamentos e no aprimoramento da parte física.

Odair Hellmann, à frente do Internacional, tem uma situação mais tranquila. Embora o time não arranque elogios apaixonados de sua torcida, é o 8º colocado do Brasileirão, com 16 pontos, registra até aqui apenas duas derrotas na competição e vem de uma série de seis jogos sem perder – foram três vitórias e dois empates no período. Dono da terceira melhor defesa do torneio, com apenas 6 gols sofridos, o Internacional deverá ser um adversário indigesto para o Peixe.

 

Como chega o Santos para o duelo

Com poucas opções no elenco e uma boa lista de desfalques – Alison, Arthur Gomes, Vitor Bueno, Yuri Alberto e Vecchio (em transição) e Daniel Guedes (conjuntivite) – Jair Ventura não “inventará” muito para o jogo de logo mais, às 19 horas, com transmissão do SporTV (menos para São Paulo) e dos canais Premiere. Apostando no bom momento do time que atuou nas últimas rodadas, Ventura poderá contar também com o suporte de Bruno Henrique que, relacionado para o jogo, começará no banco de reservas e poderá ter mais minutos em campo do que em outras oportunidades.

Um reforço mais do que bem-vindo ao ataque do Peixe que se não é dos piores, com 12 gols marcados, sofre com a instabilidade defensiva do time que já levou 14 gols no campeonato.

 

Como chega o Internacional para o duelo

Invicto há seis rodadas no Campeonato Brasileiro – marca que trouxe tranquilidade para o trabalho de Odair Hellmann – o Internacional chega à Vila Belmiro consciente de que um empate não será um resultado ruim. Mas uma vitória poderá colocar um ponto final à maré negativa do ataque Colorado que passou em branco nos empates contra Sport e São Paulo. Um resultado positivo como visitante poderá dar mais tranquilidade à equipe que encerra sua participação na fase pré-Copa do Brasileirão enfrentando o bagunçado Vasco no Beira-Rio.

Para o duelo de logo mais, Hellmann também terá sua cota de desfalques – assim como Jair Ventura. Com uma lesão muscular, o lateral Zeca está fora de combate até o retorno da Copa e precisará adiar para o segundo turno seu reencontro com o Santos. Além dele, desfalcam o Internacional, Marcelo Lomba (problema particular), Juan Alano (lesão muscular) D’Alessandro (entorse no tornozelo esquerdo), Klaus e Wellington Silva (em transição).

 

Possíveis escalações

Santos

Como já dissemos anteriormente, Jair Ventura deverá utilizar a escalação que vem funcionando no Santos nos últimos jogos. Com isso, é possível afirmar que o mais provável é que o Peixe vá à campo hoje no encerramento da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro com: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Diego Pitucha, Renato e Jean Mota; Gabrile, Rodrygo e Eduardo Sasha.

Internacional

Odair Hellmann também não deverá promover grandes mudanças no Internacional. Após cumprir suspensão contra o São Paulo na rodada anterior, Rodrigo Dourado retorna ao time titular. No mais, a escalação deverá ser aquela que vem atuando na maior parte dos jogos do Internacional com: Danilo Fernandes; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado; Edenílson, Patrick, William Pottker e Lucca; Leandro Damião. 

 

Palpite para Santos x Internacional

O Colorado sabe que um empate contra o Santos não será um resultado ruim. É seguro acreditar que o Internacional jogará fechado, apostando no erro do adversário para garantir pelo menos 1 ponto fora de casa e manter sua boa série sem derrotas antes da pausa para a Copa do Mundo.

O Santos, por sua vez, ainda pressionado por uma sequência de jogos com atuações convincentes, deverá agredir a defesa do Inter desde o início do jogo.

O ataque do Colorado não vem bem nas últimas rodadas e a defesa do Peixe costuma “entregar o ouro”. Dá para acreditarmos em um duelo com gols. Mas precisamente, um empate com gols que mantém a invencibilidade do Inter e não prejudica (tanto) o trabalho de Ventura no Santos.

 

Jogos, resultados e palpites para a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 9 de junho 

  • 16:00 – Atlético-PR 0 x 1 São Paulo
  • 19:00 – Chapecoense 2 x 0 Cruzeiro
  • 19:00 – Vasco 3 x 2 Sport
  • 21:00 – Corinthians 0 x 0 Vitória 

Domingo, 10 de junho

  • 16:00 – Atlético-MG x Fluminense – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Bahia x Botafogo – Palpite: Bahia
  • 16:00 – Ceará x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Grêmio x América-MG – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Flamengo x Paraná – Palpite: Flamengo
  • 19:00 – Santos x Internacional – Palpite: Empate