Baiano

Já garantido nas semis do Baiano, Vitória vive dilema sobre escalação de titulares na última rodada em meio à chegada do Bahia

Vitória no Campeonato Baiano
Foto: Moysés Suzart / EC Vitória

Rubro-negro depende de uma vitória para assegurar vantagem no mata-mata do Estadual; Tricolor precisa de um ponto para seguir na competição

O Campeonato Baiano chega a nona e última rodada da primeira fase com a dupla Ba-Vi passando por diferentes situações na temporada. Depois de garantir a classificação antecipada para o mata-mata do torneio com gol no fim do jogo contra o Jacobina, o Vitória vive dilema na competição. Precisando de mais uma vitória para confirmar a primeira posição e, consequentemente, a vantagem na sequência do Baianão, os rubro-negros têm ao mesmo a necessidade de descansar o seu elenco, que terá duelos importantes pela Copa do Nordeste e Copa do Brasil nos próximos dias. Já pelo lado tricolor de Salvador, o Bahia depende de um empate na Arena Fonte Nova para cravar a vaga nas semifinais. Confira as análises das partidas desta quarta-feira (7 de março).

 

Fluminense de Feira x Vitória

Líder isolado do Baianão com 19 pontos, o Vitória vem fazendo uma campanha digna de primeiro colocado. Em oito jogos pelo Estadual, o time dirigido por Vagner Mancini venceu seis partidas, empatou uma e teve apenas um revés. Derrota esta que só aconteceu por causa da falta de jogadores em campo no Ba-Vi, há três semanas. O jogo estava 1×1 quando os rubro-negros perderam o quinto jogador por expulsão, fato que obrigou a arbitragem encerrar o embate e decretar o placar de 3×0 ao rival.

Mas se pensarmos em bola rolando, o clube segue com tudo e até garantiu a classificação antecipada. Com o primeiro dever cumprido, o Leão agora precisa de mais um triunfo para assegurar o mando de campo na sequência do Estadual. Passando por uma indecisão, a equipe vai a Feira de Santana encarar o Fluminense de Feira, quarto colocado com 16 pontos, e que tenta sacramentar sua vaga na próxima fase.

O problema de Mancini se dá pelo fato de a equipe ter dois jogos importantíssimos ao longo da semana no Barradão. Após o jogo no Joia da Princesa, o Vitória recebe no domingo o ABC em confronto direto pela ponta do Grupo B da Copa do Nordeste. Atualmente em segundo lugar com seis pontos, os baianos buscam vingança diante do alvinegro potiguar, líder da chave com nove pontos. O ABC venceu o único embate entre as equipes na temporada pelo placar de 3×1.

Após a partida válida pela quarta rodada do campeonato regional, o Leão tentará reverter o placar da ida diante do Bragantino na Copa do Brasil. Os rubro-negros sucumbiram em Bragança Paulista pelo placar de 1×0. Qualquer triunfo acima de dois gols dá vaga aos baianos. Já repetição do resultado no interior paulista leva o confronto para os pênaltis.

A dúvida do comandante passa pela escalação da dupla responsável por mais da metade dos gols do time no Baianão: Neilton, vice-artilheiro do torneio com cinco gols, e Denílson, com quatro tentos. Este último pode voltar ao time após a diretoria conseguir um efeito suspensivo referente a punição de oito jogos pela confusão contra o Bahia.

A importância dos goleadores é válida já que uma combinação de resultados, como um revés fora de casa, aliado a uma vitória do Bahia na Arena Fonte Nova, tiraria o clube da liderança. Se você fosse Vagner Mancini, o que faria?

 

Bahia x Jequié

Já no Tricolor Baiano, Guto Ferreira não deve – e nem pode – poupar ninguém. Ainda dependendo de um ponto para assegurar a vaga, o Bahia tem jogo decisivo contra o Jequié. O time da capital é atualmente o vice-líder no Estadual com 17 pontos. Apesar de ver o adversário não brigar por mais nada na competição após três derrotas consecutivas, pesa contra o Esquadrão de Aço a inconsistência dentro de campo.

E nem mesmo as quatro vitórias consecutivas no Baianão têm aliviado a pressão sobre o comandante tricolor e seus jogadores, que mesmo com os resultados positivos, suas atuações seguem fracas. Por isso, Zé Rafael, Allione, Vinicius e Edson devem ir a campo para colocar panos quentes na relação com a torcida e fechar a primeira fase com mais um triunfo. Se isso acontecer e o Vitória tropeçar em Feira de Santana, o sabor dos três pontos será ainda mais delicioso. Será?

 

Demais vagas

Além do Bahia, outros três times brigam pelas demais vagas no G-4. O Juazeirense, terceiro colocado com 16 pontos, quer esquecer os recentes resultados negativos para vencer o lanterna Atlântico e continuar na competição. Já o Flu de Feira, atual quarto colocado, é o que tem a missão mais incômoda: bater o líder Vitória. E se o triunfo não vier, o rival Bahia de Feira é quem pode comemorar a classificação caso bata o Jacuipense, já eliminado da competição, fora de seus domínios. Quem terá um final feliz?

 

Confira os jogos da nona rodada do Campeonato Baiano 2018

Quarta-feira, 7 de março de 2018

  • 21:45 – Bahia x Jequié – Palpite: Bahia
  • 21:45 – Flu de Feira x Vitória – Palpite: empate
  • 21:45 – Atlântico x Juazeirense – Palpite: Juazeirense
  • 21:45 – Jacuipense x Bahia de Feira – Palpite: Jacuipense
  • 21:45 – Jacobina x Vitória da Conquista – Palpite: Jacobina