Brasileirão Série A

Inter x Palmeiras na 21ª rodada do Brasileirão 2018: uma prova de fogo para Felipão

Jogadores Marcos Rocha do Palmeiras e Camilo do Internacional no Brasileirão Série A 2018
Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Internacional x Palmeiras acontece no domingo, às 16 horas, no Beira-Rio. 

Neste domingo, Porto Alegre será palco de um jogo fenomenal. De um lado, o Internacional está a apenas 1 ponto da liderança do Campeonato Brasileiro 2018 e quer se manter colado no São Paulo. Do outro, o Palmeiras busca manter a invencibilidade conquistada após o retorno de Luiz Felipe Scolari. Nos últimos cinco jogos no campeonato, o Palestra obteve quatro vitórias e um empate. Além disso, venceu o Bahia na Copa do Brasil e o Cerro Porteño, por 2 a 0 fora de casa, em partida válida pela Copa Libertadores da América.

Este será um grande confronto, a prova de fogo para Felipão. Qual time ganha? O Inter é tido como favorito, mas não será tarefa fácil. Confira abaixo o prognóstico.

 

Inter vice-líder do Brasileirão

Pouco se esperava do Internacional quando começou a Série A de 2018. Incapaz de vencer a Série B no ano passado, o Colorado teve o azar de encarar o Grêmio nas quartas de final do Gauchão e ser eliminado precocemente do campeonato estadual, e também foi eliminado da Copa do Brasil pelo Vitória. Chegou ao Campeonato Brasileiro sem grandes expectativas. Odair Hellmann e seus comandados tinham a missão de se manterem na parte alta da tabela e, quem sabe, lutar por uma vaga na Libertadores. Porém, o Colorado surpreendeu. Fez o melhor primeiro turno da história do time nos pontos corridos e está a apenas 1 ponto do líder São Paulo.

O Inter venceu os últimos cinco jogos do Campeonato Brasileiro. É o único time da elite a ostentar este feito hoje. Como mandante, venceu o Botafogo por 3 a 0 e o Paraná por 1 a 0. Fora de casa, obteve a vitória por 1 a 0 contra o Atlético-MG, 3 a 0 em cima do Fluminense e, em seu último jogo, 1 a 0 diante do Bahia. Para completar, tem grande apoio da torcida. Neste domingo, a cidade de Porto Alegre mais uma vez se transformará em uma onda vermelha, em razão do entusiasmo dos torcedores vestindo a camisa do time para assistir ao jogo. O Beira-Rio é o grande trunfo do Colorado, melhor mandante da competição, com 85% de aproveitamento jogando em casa.

 

Palmeiras invicto com Felipão

Houve muita suspeita por parte da torcida quando o técnico Luiz Felipe Scolari foi anunciado como substituto de Roger Machado. Apesar das glórias anteriores, Felipão ficou carimbado como o técnico do 7 a 1 na Copa de 2014. O fracasso no comando da Seleção Brasileira foi tão marcante, que o treinador sequer teve disposição para continuar atuando no país. Em vez disso, foi trabalhar na China, onde comandou o Guangzhou Evergrande rumo ao título nacional. Foram dois anos e meio praticamente sabáticos, nos quais não precisou lidar com a pressão da torcida brasileira, que parece ter esquecido que o técnico comandou o Brasil na conquista do título da Copa do Mundo de 2002.

Pois Felipão está de volta. Chegou com gana para mostrar ao Palmeiras que a contratação foi uma decisão acertada. Em seis jogos no comando do Palmeiras, conquistou um empate e cinco vitórias — duas delas em campeonatos de mata-mata. Na Copa do Brasil, derrotou o Bahia por 1 a 0 e avançou para as semifinais. Na Libertadores, foi até o Paraguai buscar uma vitória competente, por 2 a 0, diante do Cerro Porteño. Já no Campeonato Brasileiro, aproveitou uma sequência de jogos disputados contra times que lutam na parte baixa da tabela para somar pontos valiosos. Empatou com o América-MG, venceu o Vasco, o Vitória e o Botafogo. Somando isso à vitória diante do Paraná conquistada pelo técnico interino Wesley Carvalho, já são cinco jogos de invencibilidade para o Verdão, que namora o G-4.

O Palmeiras é o quinto melhor visitante do Brasileirão. Tem na tabela 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas em 11 jogos, um aproveitamento de 43% quando joga fora de casa. Seu último confronto com o Internacional foi na 2ª rodada do Brasileirão, quando venceu no Pacaembu pelo placar mínimo.

 

Palpite

Será um jogo espetacular. O Inter marcou 28 gols até o momento e sofreu apenas 12. O Palmeiras anotou 31 e sofreu 15. Este será o embate entre dois dos melhores ataques do campeonato e duas das melhores defesas. Dois times que chegam em fase de ascensão, com garra para brigar pela vitória. Porém, duas forças equivalentes tendem a se anular. O palpite para este jogo é o empate.

 

Jogos da 21ª rodada do Brasileirão Série A

Sábado, 25 de agosto

  • 16:00 – Santos x Bahia
  • 19:00 – Atlético-PR x Grêmio
  • 19:00 – Corinthians x Paraná Clube
  • 16:00 – Cruzeiro x Fluminense
  • 21:00 – Botafogo x Sport Recife

Domingo, 26 de agosto

  • 11:00 – São Paulo x Ceará
  • 16:00 – América-MG x Flamengo
  • 16:00 – Vitória x Atlético-MG
  • 16:00 – Internacional x Palmeiras
  • 19:00 – Vasco da Gama x Chapecoense

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 42 – Libertadores
  2. Internacional, 41 – Libertadores
  3. Flamengo, 40 – Libertadores
  4. Grêmio, 37 – Libertadores
  5. Palmeiras, 36 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 27 – Sul-Americana
  8. Corinthians, 26 – Sul-Americana
  9. Fluminense, 26 – Sul-Americana
  10. América-MG, 25 – Sul-Americana
  11. Bahia, 22 – Sul-Americana [1 jogo a menos]
  12. Botafogo, 22 – Sul-Americana
  13. Santos, 21 [1 jogo a menos]
  14. Vasco, 21 [2 jogos a menos]
  15. Chapecoense, 21 [1 jogo a menos]
  16. Sport, 20
  17. Vitória, 19 – Série B
  18. Atlético Paranaense, 18 – Série B [2 jogos a menos]
  19. Ceará, 17 – Série B [1 jogo a menos]
  20. Paraná, 15 – Série B