Liga Europa

Hora da verdade na Liga Europa: confrontos desta quinta-feira definem os semifinalistas

Foto: Tim Goode/PA Images via Getty Images

RB Leipzig, Arsenal, Atlético de Madrid e Lazio venceram as partidas de ida, e jogam fora de casa podendo empatar

A quinta-feira (12) será de fortes emoções no futebol do Velho Continente. Os jogos de volta das quartas-de-final da Liga Europa acontecem simultâneamente às 16:05 (horário de Brasília), e os mandantes Olympique de Marselha, CSKA Moscou, Sporting e RB Salzburg precisam vencer a qualquer custo. O Arsenal tem a situação mais confortável, e pode ser derrotado por até dois gols de diferença na Rússia, ao passo que o RB Leipzig, que só conseguiu um triunfo pela contagem mínima sobre o Olympique na Alemanha, terá vida dura no Velodróme.

Confira a seguir os prognósticos e saiba quem chega forte para buscar uma vaga nas semifinais da segunda competição mais importante do continente europeu.

 

Olympique de Marselha x RB Leipzig

Independentemente do resultado da partida do Velódrome, o RB Leipzig já fez história ao chegar tão longe em sua primeira participação na Liga Europa, mas os alemães ainda não se deram por satisfeitos, e buscam pelo menos um empate para manter o sonho vivo.

O time foi parar na competição depois de realizar uma campanha medíocre na Liga dos Campeões, em que foi terceiro colocado no Grupo G, que teve Besiktas e Porto como equipes classificadas, mas deu seu cartão de visitas ao eliminar o poderoso Napoli, um dos líderes do Campeonato Italiano. O resultado deu confiança aos Touros, que ocupam a sexta colocação na Bundesliga, para enfrentar qualquer adversário de igual para igual.

Do outro lado, no entanto, estará o segundo time mais vitorioso do futebol francês. O Olympique de Marselha conta com uma camisa mais pesada, e já foi campeão até mesmo da Liga dos Campeões , na temporada 1992-93. O retrospecto de seis vitórias e um empate como mandante anima, mas o time terá que redobrar as atenções defensivas, pois um gol dos alemães poderá colocar tudo a perder.

O Olympique de Marselha tem um ligeiro favoritismo, mas é pouco provável que os alemães não balancem as redes, por isso acredito em sua classificação.

 

CSKA Moscou x Arsenal

Para o Arsenal, que dificilmente conseguirá uma das vagas para a Liga dos Campeões pela Premier League, e mais uma vez passou longe de brigar pelo título inglês, a Liga Europa é a última chance para dar uma satisfação ao torcedor na temporada, além de levar a terceira conquista internacional para a sua sala de troféus.

Os Gunners foram o terceiro melhor time da fase de grupos, eliminaram o Milan com duas vitórias nas oitavas-de-final, e conquistaram alguns resultados empolgantes, como as goleadas por 6×0 sobre o BATE Borisov e 4×1 diante do CSKA Moscou, esta última responsável por deixar a equipe com um pé na semifinal.

A missão dos russos é complicadíssima, mas depois que a Roma conseguiu despachar o Barcelona na Champions League em situação idêntica, os moscovitas renovaram suas esperanças. Para avançar de fase, o time precisará de um feito inédito, pois não conseguiu vencer nenhum de seus desafios internacionais na temporada por diferença superior a dois gols.

 

Sporting x Atlético de Madrid

No começo da temporada, o Sporting foi atrás de uma vaga na fase de grupos depois de passar pelos playoffs da Liga dos Campeões, mas morreu na praia ao cair no mesmo grupo que Barcelona e Juventus. Os portugueses não abaixaram a cabeça, e foram para a Liga Europa, onde passaram com dificuldade pelo Astana e o Viktoria Plzen, mas quis o destino que mais um medalhão cruzasse seu caminho nas semifinais.

O Atlético de Madrid chegou a duas finais de Champions League nos últimos cinco anos, mas decepcionou nesta temporada, e não foi além da terceira colocação no grupo de Roma e Chelsea. Na Liga Europa, o vice-líder do Campeonato Espanhol teve uma participação impecável até aqui, com três goleadas sobre o Copenhagen (4×1) e o Lokomotiv Moscou ( 3×0 e 5×1), além do contundente triunfo por 2×0 sobre os Leões no Wada Metropolitano, que deixou os Colchoneros em situação muito confortável para buscar a classificação.

O fato de não ter feito gols em Madrid é mais um complicador para o Sporting, que se for vazado precisará marcar no mínimo quatro vezes. Tudo pode acontecer, mas a classificação dos lisboetas é bastante improvável.

 

RB Salzburg x Lazio

A Lazio construiu uma boa vantagem sobre o RB Salzburg no Estádio Olímpico de Roma, mas sofreu dois gols como mandante, o que representa um risco quando se tem pela frente uma equipe competitiva, como é a austríaca.

Até perder por 4×2 para o Biancocelesti, o RB Salzburg estava invicto na competição, e conseguiu alguns feitos notáveis, como terminar na liderança do Grupo I, superando o Olympique de Marselha, e eliminar o poderoso Borussia Dortmund nas oitavas-de-final, com direito a vitória em pleno Westfalenstadion. Os pentacampeões da Bundesliga austríaca podem se classificar com vitórias por 2×0 e 3×1.

Atuando longe de seus domínios, a Lazio já sofreu dois tropeços até certo ponto surpreendentes, contra o Zulte Waregem e e o Steaua Bucareste, o que indica que apesar do amplo favoritismo, sua classificação não pode ser considerada favas contadas.

 

Semifinais da Liga Europa – Jogos de volta

Quinta-feira, 12 de abril

  • 16:05 – Olympique de Marselha x RB Leipzig – Palpite: Empate
  • 16:05 – CSKA Moscou x Arsenal – Palpite: Arsenal
  • 16:05 – Sporting x Atlético de Madrid – Palpite: Atlético de Madrid
  • 16:05 – RB Salzburg x Lazio – Palpite: Empate