Brasileirão Série B

Guarani x Ponte Preta; Goiás x Vila Nova; clássicos estaduais para incendiar a 4ª rodada da Série B

Foto: AA Ponte Preta/Site Oficial

Com campanhas irregulares na segunda divisão, Bugre e Macaca tentam amenizar pressão pela falta de resultados; em má fase, Esmelradinos confiam no retrospecto contra um embalado Tigre no Derby do Cerrado

 

Depois de muita expectativa, finalmente é chegada a hora dos clássicos no Brasileirão da Série B. E olha que não estamos falando de qualquer um! É o Derby Campineiro, disputado entre Guarani e Ponte Preta, e que volta a acontecer após longos cinco anos. Com campanhas idênticas – ou melhores, irregulares – na segunda divisão, bugrinos e pontepretanos fazem um jogo no Brinco de Ouro que dependendo do resultado pode deixar o rival em situação bem delicada na tabela. Também teremos o Derby do Cerrado, entre Goiás e Vila Nova, que apesar da vantagem história dos Esmeraldinos, estão atualmente em má fase na competição. Confira as prévias das partidas válidas pela quarta rodada da segunda divisão!

 

Guarani x Ponte Preta

Demorou, mas o Derby Campineiro está de volta. Depois de cinco longas temporadas, voltaremos a ver uma das rivalidades mais assíduas do futebol brasileiro. Comparado a Palmeiras x Corinthians, Grêmio x Internacional, Atlético-MG x Cruzeiro, Flamengo x Vasco, entre os clássicos estaduais, Guarani x Ponte Preta fazem um jogo de equipes que tentam se reerguer no cenário do futebol nacional.

Depois de viver o calvário na Série C, entre os anos 2013 e 2016, o Bugre vem se recuperando com a disputa da segunda divisão e o retorno à elite paulista, através do título desta temporada da A2. Com Umberto Louzer, a parte verde de Campinas tenta fazer valer o retrospecto de 66 vitórias diante do rival ao longo da história do embate. A confiança pelo lado do mandante deste sábado só aumenta com o fato de o clube ter uma campanha invejável na temporada atuando no Brinco de Ouro. São nove vitórias, um empate e uma derrota em seu caldeirão, o que lhe garante o aproveitamento de 85%.

Com três pontos, o Guarani está em 14º na classificação da Série B, uma posição acima da Ponte Preta, que apesar da mesma pontuação, perde no critério de desempate – salto de gols. Depois de cair para Série B, a Macaca ainda não se encontrou na temporada. O clube vem de três derrotas consecutivas no Moisés Lucarelli, sendo duas pelo Nacional (para Paysandu e Londrina) e outra pela Copa do Brasil (para o Flamengo).

 

Por isso, o clube aposta em sua força fora de seus domínios, em um lugar que está acostumado a vencer. A parte alvinegra de Campinas tem números bastante interessantes quando joga no Brinco, somando 16 vitórias, contra 17 do Guarani.

 

Palpite

Como dissemos anteriormente, o retrospecto da Ponte Preta no Brinco de Ouro é respeitável, mas será que a Macaca terá condições de superar os problemas das últimas partidas? A falta de confiança pontepretana é a principal questão. E é isso que deve ser explorado pelo Guarani, que poderá continuar 100% atuando em casa na Série B. Uma vitória bugrina, que marcou 24 gols em seu caldeirão neste ano, ganha meu palpite.

 

Goiás x Vila Nova

Já no estádio Serra Dourada teremos pela frente um clássico do futebol goiano. Apesar da vantagem histórica do Goiás diante do Vila Nova, vencendo 148 triunfos contra apenas 69 do Tigre, os Esmeraldinos chegam com a condição de azarão. Isso acontece pelo fato de a equipe dirigida por Hélio dos Anjos ainda não ter vencido na competição. Os alviverdes abrem o Z-4 com apenas um ponto após três rodadas. Se era considerado um dos favoritos ao acesso antes de a bola rolar no torneio, o tradicional clube do Centro-Oeste começa a ficar para trás.

Já do outro lado o clima é de extrema confiança. Com nove pontos e 100% de aproveitamento, o Vila Nova é uma das boas surpresas da atual edição e pode até chegar à ponta da tabela caso vença o eterno rival. Isso porque o Tigre já não depende mais dos resultados do Fortaleza, que tropeçou no meio de semana contra o Londrina, em 1×1, e do Figueirense, que caiu diante do Brasil de Pelotas, no Rio Grande de Sul. O único clube que pode igualá-lo em termos de pontuação é o Paysandu, que faz confronto para lá de complicado com o Sampaio Corrêa, no Maranhão. Ou seja, o time colorado pode encerrar a quarta rodada não só como uma vitória, mas com a ponta da Série B.

 

Confira os jogos da 4ª rodada do Brasileirão da Série B 2018

Terça-feira, 1º de maio de 2018

  • 16:00 – Criciúma 1×3 CSA – Palpite: Criciúma
  • 16:00 – Boa Esporte 1×2 Juventude – Palpite: Boa Esporte
  • 16:30 – Brasil de Pelotas 1×0 Figueirense – Palpite: Figueirense
  • 16:30 – Londrina 1×1 Fortaleza – Palpite: Londrina

Sexta-feira, 4 de maio de 2018

  • 19:15 – Sampaio Corrêa x Paysandu – Palpite: Sampaio Corrêa
  • 20:30 – CRB x Atlético Goianiense – Palpite: Atlético Goianiense
  • 21:30 – Oeste x Coritiba – Palpite: empate

Sábado, 5 de maio de 2018

  • 16:30 – Avaí x São Bento – Palpite: Avaí
  • 16:30 – Goiás x Vila Nova – Palpite: Goiás
  • 19:00 – Guarani x Ponte Preta – Palpite: Guarani