Gaúcho

Grêmio é Campeão Gaúcho em 2018 e terá Renato Portaluppi no Brasileirão

Grêmio Campeão Gaúcho 2018
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

No mata-mata, Tricolor venceu o Inter, o Avenida e o Brasil de Pelotas

O jogo de volta da final do Campeonato Gaúcho aconteceu neste último domingo, no Bento Freitas. Após conquistar larga vantagem no jogo de ida, o Grêmio entrou em campo podendo perder do mandante Brasil de Pelotas por até três gols. Porém, a equipe de Renato Portaluppi entrou em campo em busca de coroar sua participação no campeonato com uma vitória no jogo decisivo. Com gols de Cícero, Alisson e Léo Moura, o Tricolor termina a final com placar agregado de 7 a 0 e ergue a taça do Gauchão pela 37ª vez, colocando fim a um jejum de oito anos.

Resultados da Final do Campeonato Gaúcho 2018
  • 01/04, 16:00 – Grêmio 4 x 0 Brasil de Pelotas
  • 08/04, 16:00 – Brasil de Pelotas 0 x 3 Grêmio

 

Resumo da primeira fase do Gauchão 2018

Após se sagrar campeão na Copa Libertadores da América e disputar o Mundial de Clubes no final do ano passado, o Grêmio deu férias aos atletas da equipe principal no mês de janeiro. Nas primeiras rodadas do Gauchão 2018, o clube colocou em campo a equipe de transição, que conseguiu obter apenas um empate e três derrotas em quatro jogos. O time principal retornou aos gramados na 5ª rodada, ocasião em que decepcionou ao ser derrotado pelo Cruzeiro-RS. Confiante, o técnico Renato Gaúcho disse em entrevista que havia apenas sete vagas em disputa para a fase eliminatória, pois “uma vaga é do Grêmio”. Dito e feito.

Enquanto isso, uma disputa ferrenha acontecia no topo da tabela de classificação. Internacional, Caxias e Brasil de Pelotas competiam ponto a ponto. Após ter a partida da 10ª rodada antecipada (no calendário ficou logo após a 5ª rodada), o Inter passou a contar um jogo a mais e alçou a liderança. Porém, já possuía duas derrotas na tabela. Enquanto isso, o Caxias e o Brasil de Pelotas continuavam invictos. A ordem final da classificação apenas foi definida na última rodada, quando o Xavante derrotou o São Paulo e garantiu para si a taça de 100 anos da FGF.

Devido à adequação do calendário de jogos no decorrer da competição, a 6ª rodada foi transferida para o final da fase classificatória. Aconteceu no domingo, dia 11 de março e contou com um clássico Gre-Nal. O Grêmio foi ao Beira-Rio precisando da vitória para garantir a classificação, e conseguiu derrotar o arquirrival por 2 a 1.

Ao final da primeira fase do Campeonato Gaúcho, Cruzeiro-RS e São Paulo-RS foram rebaixados. Juventude e Novo Hamburgo — campeão do ano passado — se mantiveram na elite gaúcha. Classificaram-se: Brasil de Pelotas, Caxias, Internacional, São José, Veranópolis, Grêmio, Avenida e São Luiz.

 

Resumo do mata-mata do Gauchão 2018

Os resultados da última rodada colocaram Grêmio e Internacional novamente em rota de colisão logo no início do mata-mata. Assim, o Campeonato Gaúcho contou com três Gre-Nais em sequência. Pior para o Internacional, que terminou eliminado da competição ainda nas quartas de final.

Resultados dos Gre-Nais no Campeonato Gaúcho 2018
  • 11/03, 17:00 – Internacional 1 x 2 Grêmio (6ª rodada)
  • 18/03, 16:00 – Grêmio 3 x 0 Internacional (quartas de final, ida)
  • 21/03, 21:45 – Internacional 2 x 0 Grêmio (quartas de final, volta)

Enquanto isso, o Brasil de Pelotas teve um sufoco diante do São Luiz nos minutos finais do segundo jogo. Porém, conseguiu segurar a vitória com unhas e dentes e se manter vivo na competição.

O mesmo não pode ser dito do Caxias. O Grená passou a primeira fase inteira na parte alta da tabela, invicto por oito jogos. Sua invencibilidade foi quebrada apenas pelo Avenida, time de Santa Cruz do Sul que acabava de chegar da Divisão de Acesso. Foi a única derrota ao longo de toda a campanha do Caxias, que depois obteve mais duas rodadas invicto. Porém, o Grená teve que encarar justamente o Periquito nas quartas de final. Com dois empates, acabou eliminado pelo critério de gol fora de casa. Para o Avenida, uma campanha histórica. Pela primeira vez, o Periquito chegou às semifinais do Campeonato Gaúcho.

Veranópolis e São José fizeram dois jogos de resultado 1 a 0 para o time da casa, e a decisão foi para os pênaltis. Com resultado 4 a 3 nas penalidades máximas, o Zequinha avançou para as semifinais.

Nas semifinais, mais uma decisão nos pênaltis para o São José. Dessa vez, após dois empates por 1 a 1 em confrontos com o Brasil de Pelotas, o Zequinha levou a pior e acabou eliminado. Enquanto isso, o Grêmio marcou 3 a 0 jogando na casa do Avenida e Renato Portaluppi se deu ao luxo de colocar em campo um time misto para o segundo confronto, que terminou com placar 1 a 1.

Os dois confrontos da final foram bem movimentados. Disputando a decisão do campeonato pela primeira vez desde que o Gauchão passou a ser unificado (em oposição ao antigo modelo de representantes por regiões), o Brasil de Pelotas colocou a alma em campo. Tanto no jogo de ida quanto no de volta, enfrentou o Campeão da América em pé de igualdade durante o primeiro tempo. Não marcou, mas também não sofreu gols na etapa inicial. Porém, nos dois jogos o Xavante fez o segundo tempo com apenas dez homens em campo. Cartão vermelho para Éder Sciola na primeira partida e para o capitão Leandro Leite na segunda. Com espaço sobrando, o Grêmio teve facilidade em construir um placar elástico: vitória por 4 a 0 na Arena e por 3 a 0 no Bento Freitas.

Pela 37ª vez em sua história, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é condecorado Campeão Gaúcho, colocando fim a um jejum de oito anos sem o título estadual. Para concluir, o técnico Renato Portaluppi havia recebido proposta para treinar o Flamengo, mas ao erguer a taça declarou sua permanência no Tricolor: “Agradeço muito o convite do Flamengo, todo mundo sabe do meu sonho de um dia treinar o Flamengo. Mas no momento vou continuar no Grêmio.”

 

Demais campeonatos de 2018

Após vencer o Campeonato Gaúcho e a Recopa Sul-Americana, a partir de semana que vem o Grêmio disputa a Série A do Campeonato Brasileiro. Além disso, está na segunda colocação do Grupo 1 na Copa Libertadores da América, com 1 vitória e 1 empate, e busca a classificação para as oitavas de final.

Outra equipe que jogará a Série A é o Internacional, retornando de um ano para se esquecer, em que não conseguiu ser campeão da Série B. Disputa também a Copa do Brasil. Seu próximo compromisso será contra o Vitória, em partida válida pela quarta fase.

Brasil de Pelotas e Juventude estão na Série B do Brasileirão. O Juve chegou a disputar a Copa do Brasil, mas foi eliminado pelo Avaí.

Caxias e Novo Hamburgo foram eliminados da Copa do Brasil pelo Atlético-PR e pelo CRB, respectivamente, mas o calendário do segundo semestre conta com a Série D do Brasileirão. Quem também joga a Série D é o São José.

A diretoria do São Luiz estuda a viabilidade econômica de manter o departamento de futebol aberto e disputar a Copa FGF. Após a campanha histórica, o Avenida já renovou contrato da comissão técnica para disputar a Copinha e os campeonatos de 2019.

Veranópolis, Cruzeiro-RS e São Paulo-RS não possuem jogos confirmados para o segundo semestre de 2018.

 

 

Resultados dos jogos do Campeonato Gaúcho 2018

Final
  • 01/04, 16:00 – Grêmio 4 x 0 Brasil de Pelotas
  • 08/04, 16:00 – Brasil de Pelotas 0 x 3 Grêmio
Semifinais
  • 25/03, 16:00 – Avenida 0 x 3 Grêmio
  • 25/03, 19:30 – São José 1 x 1 Brasil de Pelotas
  • 28/03, 19:00 – Brasil de Pelotas (4) 1 x 1 (3) São José
  • 28/03, 21:45 – Grêmio 1 x 1 Avenida
Quartas de Final
  • 17/03, 18:00 – Avenida 1 x 1 Caxias
  • 18/03, 16:00 – Grêmio 3 x 0 Internacional
  • 18/03, 19:30 – Veranópolis 1 x 0 São José
  • 18/03, 19:30 – São Luiz 1 x 1 Brasil de Pelotas
  • 20/03, 21:30 – Caxias 2 x 2 Avenida
  • 21/03, 21:45 – Internacional 2 x 0 Grêmio
  • 22/03, 19:00 – Brasil de Pelotas 2 x 1 São Luiz
  • 22/03, 21:30 – São José (4) 1 x 0 (3) Veranópolis

 

Classificação da primeira fase do Campeonato Gaúcho 2018

  1. Brasil de Pelotas, 21
  2. Caxias, 20
  3. Internacional, 18
  4. São José, 17
  5. Veranópolis, 17
  6. Grêmio, 16
  7. Avenida, 15
  8. São Luiz, 14
  9. Juventude, 13
  10. Novo Hamburgo, 10
  11. Cruzeiro, 9
  12. São Paulo, 6

Legenda: Verde: quartas de final | Vermelho: rebaixamento