Brasileirão Série B

Fortaleza x Coritiba; Sampaio Corrêa x Criciúma: Campeão do 1º turno tenta quebrar jejum no Castelão e duelo contra a degola encerra 19ª rodada da Série B

Prognósticos dos jogos Sampaio Corrêa x Criciúma e Fortaleza x Coritiba da 19ª rodada do Brasileirão da Série B.
Foto: Lucas Almeida/L17 Comunicação

Sem vencer em casa há três partidas, Leão do Pici confia na força de sua torcida para acabar com o jejum; maranhenses e catarinenses fazem jogo dos desesperados

Campeão simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B, o Fortaleza entra em campo neste sábado (4 de agosto) tentando disparar na liderança da competição. Depois de o jogo contra o Coritiba, que acontece às 16h30, na Arena Castelão, faltarão 19 rodadas para a equipe dirigida por Rogério Ceni retornar à elite tupiniquim. Mas até lá, o Leão do Pici terá de batalhar semana a semana por uma vaga na Série A. Depois de quebrar o jejum de quatro jogos sem vitórias com uma goleada em Caxias do Sul sobre o Juventude, o Tricolor pega o Coxa Branca querendo acabar com a sequência negativa em seus domínios. A 19ª rodada ainda também tem como ponto alto o duelo entre os desesperados Sampaio Corrêa e Criciúma, dois candidatos ao rebaixamento para a Série C.

Fortaleza x Coritiba

Quatro jogos sem vitória, torcedor desconfiado e liderança ameaçada. A 18ª rodada da segunda divisão era o prenúncio que o pior poderia acontecer. Mas o Fortaleza, em mais uma ótima atuação de seu conjunto, espantou o mal olhado e despachou o Juventude em pleno Alfredo Jaconi.

Mesmo passando por mudanças ao longo da competição, como a saída de Osvaldo, e perdendo jogadores por contusão, como o caso do artilheiro Gustavo, que segue se recuperando de uma cirurgia no antebraço, o Leão do Pici parece finalmente ter acabado com a “má fase”. A vitória sobre os gaúchos trouxe alívio à equipe dirigida por Rogério Ceni, que ao atingir os 34 pontos na tabela, garantiu o título simbólico do primeiro turno.

Agora, o Tricolor Cearense tenta acabar com o recente tabu atuando na Arena Castelão. Apesar de possuir a segunda melhor marca como mandante de toda Série B – perde apenas para o Coritiba, adversário de logo mais -, a equipe vem de três jogos sem vitórias em casa: duas derrotas (Atlético-GO e Oeste) e um empate (Avaí).

O Fortaleza enfrentará um dos piores visitantes do torneio. Com apenas uma vitória em nove jogos jogando fora do Couto Pereira, o Coxa Branca é uma das equipes que menos oferece perigo quando atua na casa adversária. Tal estatística tem sido explorada pelo técnico Eduardo Baptista, que tenta melhorar o desempenho de seu plantel longe de seus domínios. Prova disso é a recente vitória sobre o Goiás, em Goiânia, que acabou com o jejum paranaense. Atualmente em sexto lugar com 28 pontos, o Coritiba depende de uma vitória para voltar ao G-4.

 

Palpite

O reencontro do Fortaleza com a vitória na rodada passada serve de combustível para a equipe cearense acabar com o jejum de três jogos a frente de seus torcedores. Com o coringa Marlon e o atacante Getterson tendo funções importantes na equipe, o Leão deve superar o instável Coritiba.

 

Sampaio Corrêa x Criciúma

O fim do primeiro turno é um importante alerta para Sampaio Corrêa e Criciúma, dois dos candidatíssimos ao rebaixamento para a Série C de 2019. Apesar de estarem no Z-4, as duas equipes vivem situações distintas na temporada.

Após conciliar o Brasileirão com a Copa do Nordeste e ver a fórmula dar certo, já que conquistou o título da competição regional ao superar o Bahia, o Sampaio Corrêa não consegue sair do lugar na Série B. A 19ª posição com 16 pontos, sendo cinco do CRB, primeiro clube fora da zona da degola, diz muito sobre o atual cenário do clube maranhense no Nacional. Já são seis jogos sem vitórias, sendo três derrotas consecutivas, fatos que fizeram a diretoria demitir o técnico Roberto Fonseca e trazer Paulo Roberto Santos, ex-São Bento. Junto com o novo comandante, o Tricolor anunciou um pacotão de reforços, que inclui Rogério (São Bento), Julinho (Caxias-RS), Mateuzinho (São José-RS), Adilson Goiano (Novorizontino) e Jocinei (Novorizontino).

Do outro lado, o Criciúma começou a 19ª rodada fora do Z-4. Mas o empate do CRB com o Figueirense no Orlando Scarpelli derrubou os catarinenses para a zona da degola – 17º colocado com 20 pontos. Vindo de um importante triunfo sobre o Vila Nova, um dos candidatos ao acesso, no Heriberto Hülse, e acumulando três jogos sem derrotas, o Tigre espera manter a ascensão no torneio e deixar de vez a incômoda situação.

 

Confira os jogos da 19ª rodada do Brasileirão da Série B

Terça-feira, 31 de julho

  • 19:15 – Figueirense 0x0 CRB – Palpite: Figueirense
  • 21:30 – Atlético-GO 1×0 Paysandu – Palpite: Atlético-GO

Sexta-feira, 3 de agosto

  • 19:15 – Londrina x Guarani – Palpite: Londrina
  • 20:30 – Oeste x Boa Esporte – Palpite: Oeste
  • 21:30 – CSA x Juventude – Palpite: CSA

Sábado, 4 de agosto

  • 16:30 – Brasil de Pelotas x Goiás – Palpite: Goiás
  • 16:30 – Fortaleza x Coritiba – Palpite: Fortaleza
  • 16:30 – Vila Nova x São Bento – Palpite: Vila Nova
  • 19:00 – Ponte Preta x Avaí – Palpite: Ponte Preta
  • 21:00 – Sampaio Corrêa x Criciúma – Palpite: Sampaio Corrêa