La Liga

Final antecipada de La Liga: Barcelona x Atlético de Madrid

Foto: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images

No Camp Nou, Colchoneros têm a melhor e talvez única oportunidade para diminuir a diferença de cinco pontos para os Blaugranas e se colocarem como fortes candidatos ao título

Neste domingo (04), às 12h45 (horário de Brasília), a Catalunha passará à condição de sede do futebol espanhol. Afinal, no estádio Camp Nou, será definido os rumos da temporada 2017/2018 de La Liga. Com 66 pontos, o ainda invicto Barcelona, que ostenta invejável condição após 26 rodadas disputadas, receberá o segundo colocado da competição, Atlético de Madrid, que vem logo atrás com cinco pontos a menos e excelente fase – com 100% de aproveitamento desde a 21ª rodada e apenas uma derrota no campeonato. São ingredientes que conferem a este embate titânico o status de final antecipada.

 

Vitória do Barcelona praticamente define o novo campeão espanhol

Mesmo com apenas três titulares em campo, o Barça fez feio ontem (01), fora de casa, ao empatar em 1 a 1 com o antepenúltimo colocado, Las Palmas. Resultado muito abaixo da expectativa para a equipe que ocupa o topo da tabela. Já os Colchoneros não tomaram conhecimento do Leganés e sapecaram uma goleada por 4 a 0, na quarta-feira (28), com direito a mais uma exibição de gala de Antoine Griezmann, que anotou todos os gols do incontestável triunfo. O artilheiro francês, autor de 15 gols na atual edição do Espanhol, chega afiado para o clássico.

Só que Griezmann está atrás de Messi (23 gols) e Luis Suáres (20) na tábua de maiores marcadores de La Liga. Aliás, com a dupla dinâmica do Barça em fase extraordinária, o Atlético de Madrid sabe que a única chance de vitória é se aproveitar de um raro erro cometido pelos comandados de Ernesto Valverde.

Mas o astuto treinador da equipe da capital espanhola, Diego Simeone, está acostumado a encarar os Culés e, certamente, montará uma verdadeira fortaleza em seu sistema defensivo para evitar as tramas articuladas pelo cerebral Andrés Iniesta. Simeone, aliás, tem plena consciência de que uma derrota praticamente coloca fim à disputa pelo título.

 

Prováveis escalações

Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Umtiti, Alba; Busquets, Rakitic (Paulinho), Iniesta,Coutinho; Messi e Suárez – Técnico: Ernesto Valverde

Atlético de Madrid: Oblak; Juanfran, Giménez, Godín, Filipe Luiz; Koke, Thomas, Saúl, Correa; Griezmann e Diego Costa – técnico: Diego Simeone

 

Palpite

Trata-se de um confronto de tirar o fôlego e imperdível para qualquer apreciador do bom futebol. Será um duelo do Barça contra Simeone, um mestre na arte de tirar o máximo de cada jogador, quando Antoine Griezmann é o único fora de série do elenco. Já os mandantes contam com o “alienígena” Lionel Messi em fase estupenda e disposto a chegar aos 600 gols na carreira – mais um ingrediente para o dérbi, pois falta apenas um tento para La Pulga.

Como a maioria dos atletas blaugranas ganhou folga contra o Las Palmas, o time entrará tinindo para medir forças com o vice-líder do Espanhol. Será preciso muita aplicação e intensidade para os barcelonistas domarem os Colchoneros. O curioso é que, com 61 pontos, o Atlético de Madrid igualou a pontuação do seu último título de La Liga, na temporada 2013/2014.

No entanto, como teremos duas equipes dando 110% no gramado, contará o mando de campo, a maior qualidade do plantel e a magia de Messi combinado ao ímpeto de Suárez. Em uma batalha épica, o Barcelona sairá vitorioso com a vantagem mínima no placar (gol do astro argentino) e com o caminho mais que pavimentado para celebrar o título ao final da temporada.

 

Jogos da 27ª Rodada de La Liga 2017/2018

Sábado, 03 de março

  • 09:00 – Villarreal x Girona – Palpite: Villarreal
  • 12:15 – Sevilla x Athletic Bilbao – Palpite: Sevilla
  • 14:30 – La Coruña x Eibar – Palpite: Eibar
  • 14:30 – Leganés x Málaga – Palpite: Leganés
  • 16:45 – Real Madrid x Getafe – Palpite: Real Madrid

Domingo, 04 de março

  • 08:00 – Levante x Espanyol – Palpite: empate
  • 12:15 – Barcelona x Atlético de Madri – Palpite: Barcelona
  • 14:30 – Real Sociedad x Alavés – Palpite: empate
  • 16:45 – Valencia x Real Betis – Palpite: Valencia

Segunda-feira, 05 de março

  • 17:00 – Celta x Las Palmas – Palpite: Celta

 

Classificação do Campeonato Espanhol 2017/2018

  1. Barcelona, 66 pontos – campeão + Liga dos Campeões
  2. Atlético de Madrid, 61 pontos – Liga dos Campeões
  3. Real Madrid, 51 pontos – Liga dos Campeões
  4. Valencia, 50 pontos – Liga dos Campeões
  5. Sevilla, 42 pontos
  6. Villareal, 41 pontos
  7. Eibar, 38 pontos
  8. Girona, 37 pontos
  9. Real Betis, 37 pontos
  10. Getafe, 36 pontos
  11. Celta, 35 pontos
  12. Athletic Bilbao, 32 pontos
  13. Alavés, 31 pontos
  14. Espanyol, 31 pontos
  15. Leganés, 30 pontos
  16. Real Sociedad, 30 pontos
  17. Levante, 20 pontos
  18. Las Palmas, 20 pontos – Liga Adelante
  19. Deportivo La Coruña, 18 pontos – Liga Adelante
  20. Málaga, 13 pontos – Liga Adelante