NBA

Finais da Conferência Oeste da NBA: chegou a vez dos Rockets contra os Warriors? Confira análise, prognóstico e principais estatísticas

Golden State Warriors
Foto: Sean Gardner/Getty Images

Imperdível e histórico: James Harden e Chris Paul de um lado; Stephen Curry e Kevin Durant do outro. Série começa às 22h (de Brasília) desta segunda-feira (14)                       

A espera acabou. Considerada por muitos como a final antecipada da NBA, o embate entre Houston Rockets e Golden State Warriors pelo título da Conferência Oeste vai ser aberto às 22h (de Brasília) desta segunda-feira (14) no Toyota Center, casa dos Rockets que terminaram a temporada regular como a melhor equipe da liga. Já traçamos na semana passada alguns pontos do que se espera para este enorme duelo, mas são tantos os assuntos que voltamos ao tema para mais análises, prognósticos e estatísticas – e já levando em consideração o que aconteceu no domingo, com a surra do Boston Celtics em cima do Cleveland Cavaliers por 108×83 no TD Garden.

Vamos lá?

 

O fator Chris Paul

Falamos sempre de James Harden e da sua transcendência no Houston, mas é inegável imaginar que a chave da série vai estar nas mãos de Chris Paul, o armador dos Rockets que vai duelar com o calibradíssimo Stephen Curry. Paul e Curry são quase opostos. Chris é o pensamento; Stephen, a execução e a ousadia. Embora Chris tenha uma média baixa de pontos – 18,6 na temporada regular – justamente por chutar pouco, é capaz de façanhas como os 41 pontos que cravou no Jogo 5 diante do Jazz. Olho nele!

 

Jogando no ‘run n’ gun’

É de se imaginar uma chuva de cestas da primeira posse de bola até a sineta do último jogo. Os dois times são duas máquinas de pontuar porque os dois técnicos são adeptos do estilo chamado dos Estados Unidos de “run n’ gun” – “corra e atire”. Tanto Steve Kerr, pelos Warriors, como Mike D’Antoni, pelos Rockets, são, como dá para perceber, adeptos dos tiroteios e das altas pontuações. As surras de ambos por 4×1 na semifinal deixaram este estilo bem claro. Avassalador é pouco. Não é exagero pensar que algum jogo passe perto dos 150 pontos para o time vencedor.

 

Durant x Harden

Provando as voltas que a vida dá, James Harden e Kevin Durant voltam a se encontrar – desta vez em lado opostos, ao contrário dos tempos de Oklahoma, quando compunham juntos a equipe no começo da década. Competitivos até a medula, é de se imaginar que ambos joguem especialmente motivados nesta série justamente para se auto-afirmar perante o antigo companheiro. Duelo de altíssimo nível. Ambos têm a mesma média de pontos neste playoff – 28 por partida.

 

LeBron anulado!

A grande surpresa do Jogo 1 do Leste, neste domingo (13), foi a fortíssima defesa que parou LeBron James e ajudou o Boston a trucidar o Cleveland. Os Celtics foram para o vestiário no intervalo com nada menos que 24 pontos de vantagem! O Rei do Basquete somou só 15 pontos. Veremos se algum técnico do Oeste consegue tal proeza defensiva diante dos caciques adversários a partir desta segunda.    

 

Palpite

Nada mudou nossa opinião inicial: os Warriors têm mais time e estão mais habituados aos momentos decisivos. Imaginamos uma série terminando 4 a 2 para Curry, Durant e companhia, embora uma surpresa dos Rockets não seria nada mau justamente para se romper esta longa dinastia.

 

Jogos das finais da Conferência Oeste da NBA 2017/2018

Jogo 1 – Segunda-feira, 14 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors – Palpite: Warriors (no Jogo 1 e na série) 

Jogo 2 – Quarta-feira, 16 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors 

Jogo 3 – Domingo, 20 de maio 

  • 21:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets 

Jogo 4 – Terça-feira, 22 de maio 

  • 22:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets 

Jogo 5 (se necessário) – Quinta-feira, 24 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors 

Jogo 6 (se necessário) – Sábado, 26 de maio 

  • 22:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets 

Jogo 7 (se necessário) – Segunda-feira, 28 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors

 

Jogos das finais da Conferência Leste da NBA 2017/2018

Jogo 1 – Domingo, 13 de maio 

  • Boston Celtics 108×83 Cleveland Cavaliers (1-0) 

Jogo 2 – Terça-feira, 15 de maio 

  • 21:30 – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers – Palpite: Celtics 

Jogo 3 – Sábado, 19 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 4 – Segunda-feira, 21 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 5 (se necessário) – Quarta-feira, 23 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers 

Jogo 6 (se necessário) – Sexta-feira, 25 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 7 (se necessário) – Domingo, 27 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers