NBA

Finais da Conferência Leste da NBA: os Cavs vão bater o surpreendente Celtics? Leia análise e prognóstico

Cavaliers vs Celtics
Foto: Adam Glanzman/Getty Images

O que vai valer mais, o mando de quadra do Boston ou o fato de o Cleveland ser realmente outro time nos playoffs?                      

E já vivemos a espera que acaba com o sono de qualquer fanático pela NBA. As finais de ambas as conferências já estão definidas. E se na última quarta (9) traçamos o que se espera de Houston Rockets x Golden State Warriors na final do Oeste, a vez agora é de sobrevoar como deve ser a decisão do Leste. Teremos, pelo segundo ano consecutivo, um Cleveland Cavaliers x Boston Celtics. Na temporada passada, os Cavs levaram a melhor com um tranquilo 4 a 1. E agora? Vai ser tranquilo também?

 

Cavs tentam manter dinastia

Se a NBA fosse disputada na Espanha, o Cleveland Cavaliers seria famoso como um time “que vai do menor ao maior”, para se usar uma gíria muito comum por lá. Os Cavs de fato crescem de maneira espantosa no pós-temporada. Nem é preciso ir muito longe: basta se lembrar do sufoco que foi fazer 4 a 3 no Indiana Pacers e na moleza impressionante que acabou sendo o 4 a 0 para cima do Toronto Raptors. Quem quiser recuar mais no tempo pode ficar bem satisfeito com este dado, também: esta é a quarta final seguida que a equipe faz no Leste. E a chance de atingir também a quarta final consecutiva de toda a NBA é bem grande.

É claro que a grande estrela desta série vai ser LeBron James, que está voando (ainda mais) em quadra. O Rei do Basquete mostrou que não se acomodou com os 33 anos de idade e os muitos bilhões no banco. Ele quer mais é que todos os súditos invejem sua coroa. Vê-lo jogar é algo para se contar para os netos. E não dá para discutir que há também uma pontinha de motivação para destruir o Boston do seu ex-companheiro e agora rival Kyrie Irving, que segue lesionado e sem condições de atuar na série. O estaleiro já é duro demais. Encará-lo à distância vendo um show de um desafeto é algo realmente para se procurar um psicólogo e não entrar em depressão.

No embalo de LeBron, outros dois jogadores cresceram de produção e estão sendo ótimos coadjuvantes. Kevin Love e Kyle Korver, por exemplo, também podem complicar a vida do Boston.

 

Celtics têm o ‘LeBron das pranchetas’

Calma, é só uma brincadeira, não deixe seu comentário abaixo achando que estamos malucos. É claro que o técnico Brad Stevens tem muito a caminhar para atingir a transcendência que hoje o Rei do Basquete exibe nas quadras. Mas não dá para negar também que ele merece sim ser posto como o melhor treinador da NBA em atividade.

Quando todos pensavam que a lesão de Irving representaria tudo de pior para o Boston, eis que Stevens conseguiu armar uma equipe que fosse forte o suficiente não só para caminhar na série – mas para empurrar goela abaixo um 4 a 1 impressionante sobre o Philadelphia 76ers nas semis. Terry Rozier, Jaylen Brown e Jayson Tatum cresceram e hoje são um “big three” tão inesperado quando eficiente. Com os três em quadra, e a cabeça pensante de Stevens à beira dela, os celtas prometem muita briga aos Cavs.

Com todas as letras: vai ser im-per-dí-vel.     

 

Palpite

É impossível não dar favoritismo aos Cavs, que brigam pela quarta final seguida na NBA – e esta seria só a primeira decisão do Boston desde 2010, quando perderam para o Los Angeles Lakers. É a típica final do “homem contra a máquina”. O homem é LeBron James, e a máquina é este Boston que surpreendeu demais até aqui, mas não pinta com chances de tomar a coroa do Rei. Cravamos Cleveland na final: 4 a 2, em que pese o mando de quadra favorável ao Boston.

Jogos das finais da Conferência Leste da NBA 2017/2018

Jogo 1 – Domingo, 13 de maio 

  • 16:30 – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers – Palpite: Celtics (no Jogo 1, Cavs na série) 

Jogo 2 – Terça-feira, 15 de maio 

  • 21:30 – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers 

Jogo 3 – Sábado, 19 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 4 – Segunda-feira, 21 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 5 (se necessário) – Quarta-feira, 23 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers 

Jogo 6 (se necessário) – Sexta-feira, 25 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 7 (se necessário) – Domingo, 27 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers

Jogos das finais da Conferência Oeste da NBA 2017/2018

Jogo 1 – Segunda-feira, 14 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors – Palpite: Warriors (no Jogo 1 e na série) 

Jogo 2 – Quarta-feira, 16 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors 

Jogo 3 – Domingo, 20 de maio 

  • 21:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets

 Jogo 4 – Terça-feira, 22 de maio

  •  22:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets

 Jogo 5 (se necessário) – Quinta-feira, 24 de maio

  •  22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors

 Jogo 6 (se necessário) – Sábado, 26 de maio

  •  22:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets

 Jogo 7 (se necessário) – Segunda-feira, 28 de maio

  •  22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors