NBA

Finais da Conferência Leste da NBA 2017/2018: Boston Celtics 2-0 Cleveland Cavaliers. E aí? Já acabou?

Celtics vs Cavaliers
Foto: Maddie Meyer/Getty Images

Nem um triplo-duplo de LeBron James foi capaz de parar a máquina celta. O mando de quadra nem foi tão fundamental – o funcionamento das equipes, sim                       

Surpreendente. O Boston Celtics parece estar realmente a caminho da sua primeira final de NBA desde 2010. Depois de um desempenho arrasador no Jogo 1, vencido por 108×83, a equipe verde manteve a alta performance e voltou a bater o Cleveland Cavaliers jogando em sua casa, o alucinado TD Garden que vibrou como nos bons tempos de Larry Bird e Kevin Garnett. Resultado final: um apertado 104×97 e um folgado 2 a 0 na série antes de viajar para Ohio, onde os Cavs vão lutar para reduzir a diferença e não correr o risco de encarar um 3 a 0 que pode ser definitivo.

 

Celtics com a história a favor

O torcedor dos Cavs vai precisar ler esta bem sentadinho na cadeira. Pois lá vai: o Boston jamais perdeu, em toda a sua história, um playoff com um 2 a 0 a seu favor.

Já era, então, para o Cleveland?

O que realmente deixou o mundo todo espantado foi que nem mesmo um triplo-duplo de LeBron acabou sendo determinante para os Cavs. O Rei terminou com 12 assistências, 10 rebotes e 42 (!!) pontos, mas a sensação que se deu ao final da partida é que o Boston realmente encontrou a maneira coletiva de sobreviver ao basquete do fenômeno LeBron. Brad Stevens deixou claro: se não podemos lutar contra James, vamos então reduzir o seu efeito marcando e diminuindo a transcendência dos demais. Como diria Everaldo Marques: “Bingo!”.

 

Brown, um espanto

Jaylen Brown voltou a dar as cartas e as bolas pelo lado verde. Foi o melhor jogador em quadra, com 23 pontos e uma garra realmente muito difícil de se ver. Foi, claro, bem acompanhado por Terry Rozier, que anotou 18 pontos, e um Al Horford eficiente como poucas vezes se viu em uma partida decisiva: foram 15 pontos e 10 rebotes. O Boston está realmente uma máquina em sua casa – neste playoff, o retrospecto no TD Garden é de incríveis 9 a 0, uma marca das mais animadoras para quem tem a vantagem de decidir a série final do Leste em casa.

O time promete brigar até o fim. “Não importa ganhar por 50 pontos ou por meio ponto, estaremos em quadra sempre dando o máximo até o fim”, falou Rozier ao fim da partida. A situação está realmente complicada para o Cleveland.

 

E agora?

Havia uma grande dúvida pelo lado dos Cavs depois do Jogo 1: LeBron conseguiria se recuperar da sua opaca atuação? Sim, ele conseguiu. Fez um partidaço no Jogo 2. Mas mesmo assim os Celtics se destacaram e permitiram que a série arrancasse para o 2 a 0.

LeBron começou o jogo de maneira absurda, anotando 21 dos 27 primeiros pontos dos Cavs. Espantoso. Ele pode ser o Rei, mas não é uma máquina, e um golpe sem querer o tirou de quadra por alguns minutos, o que desequilibrou a situação de novo a favor dos Celtics.

Kevin Love, Kyle Korver e Tristan Thompson não estão acompanhando LeBron. James sim entrega o que esperam. Os demais não. Por isso é bom ficar de olho: assim como no Oeste, este Jogo 3 cheira a Jogo 7. Se tivermos uma nova vitória verde, adeus Cavs.

 

Jogos das finais da Conferência Leste da NBA 2017/2018

Jogo 1 – Domingo, 13 de maio 

  • Boston Celtics 108×83 Cleveland Cavaliers (1-0) 

Jogo 2 – Terça-feira, 15 de maio 

  • Boston Celtics 107×94 Cleveland Cavaliers (2-0) 

Jogo 3 – Sábado, 19 de maio 

  • 21:30 – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 4 – Segunda-feira, 21 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 5 (se necessário) – Quarta-feira, 23 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers 

Jogo 6 (se necessário) – Sexta-feira, 25 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 7 (se necessário) – Domingo, 27 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers

 

Jogos das finais da Conferência Oeste da NBA 2017/2018

Jogo 1 – Segunda-feira, 14 de maio 

  • Houston Rockets 106×119 Golden State Warriors (0-1) 

Jogo 2 – Quarta-feira, 16 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors – Palpite: Rockets 

Jogo 3 – Domingo, 20 de maio 

  • 21:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets 

Jogo 4 – Terça-feira, 22 de maio 

  • 22:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets 

Jogo 5 (se necessário) – Quinta-feira, 24 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors 

Jogo 6 (se necessário) – Sábado, 26 de maio 

  • 22:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets 

Jogo 7 (se necessário) – Segunda-feira, 28 de maio 

22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors