Mineiro

Entenda os motivos que fazem o América-MG superior ao Atlético-MG em 2018

Foto: Mourão Panda / AFC

Coelho aparece confortável na segunda colocação do estadual

A sétima rodada do Campeonato Mineiro vai ser importantíssima para a definição da primeira fase da competição. Isso porque o América-MG busca confirmar a segunda colocação e para isso precisa passar por um Atlético-MG em crise e pressionado. Este cenário deixa o Coelho como favorito para o jogo deste domingo.

 

América-MG dando banho no Atlético-MG

Devido ao abismo financeiro, o esperado é sempre que Cruzeiro e Atlético-MG dominem o Campeonato Mineiro. Porém, enquanto a Raposa vem fazendo o seu papel, o Galo não para de tropeçar. São apenas duas vitórias em seis partidas no estadual e um péssimo futebol. Considerando o Torneio da Florida e a Copa do Brasil já são nove apresentações com apenas dois triunfos.

O baixo nível técnico causou a demissão do treinador Oswaldo de Oliveira com apenas um mês e meio de temporada. O problema é que as atrapalhadas da diretoria seguem e o clube ainda não conseguiu escolher o substituto. Até aqui, tentou Cuca, Abel Braga e Fábio Carille e levou não nas três negociações.

A falta de um comandante pesa em qualquer equipe, mas no Atlético-MG isso consegue ser ainda pior porque nenhum jogador tem assumido a responsabilidade de decidir. O ataque, inclusive, ficou em branco em quatro oportunidades. Claro que isso também passa por um meio de campo pouco produtivo, que tem visto Elias, Cazares e Otero em baixa.

Esses motivos são o suficiente para duvidar de uma vitória do Alvinegro no clássico. Acontece que para piorar a vida do Galo, o rival faz um bom trabalho desde o ano passado. Campeão da Série B do Brasileiro, o América-MG manteve não só a sua base, como um futebol de resultados. Dos seis jogos na temporada, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota. Além disso, em três oportunidades saiu de campo sem sequer sofrer gols.

Uma das razões deste sucesso é que o Coelho tem algo que falta no adversário: um artilheiro. Até aqui, mesmo com o time tendo uma postura cautelosa, o atacante Aylon já marcou três gols no campeonato. Com isso, tendo uma equipe bem mais equilibrada, o América-MG chega com grande favoritismo e não seria surpresa ver o time conseguindo um triunfo confortável. O resultado aumentaria a crise do Galo, que corre o risco de não ter o mando de campo no mata-mata.

 

Cruzeiro defende a liderança

Com um começo de temporada impecável, o Cruzeiro se dá ao luxo de até ter paciência com a recuperação de seus jogadores em condições físicas abaixo do ideal. Prova disso é que Thiago Neves não entra em campo desde 27 de janeiro e somente nesta semana retornou aos treinamentos.

A tranquilidade tem explicação. Em seis jogos, o time conquistou cinco vitórias e um empate, tendo marcado 11 gols e sofrido apenas um. Com a primeira colocação em mãos, sabe que é só fazer o básico que irá para o mata-mata com a vantagem de decidir em casa.

Além disso, a equipe passou bem pelo primeiro teste, com vitória sobre o América-MG. Neste sábado, terá mais um adversário complicado, o Vila Nova-MG, porém é mais uma vez favorito. Cotando com um meio de campo forte, com Arrascaeta, Rafinha e Robinho, a Raposa tem tudo para ganhar.

 

Ainda na rodada

O Campeonato Mineiro ainda tem outras quatro partidas, mas envolvendo apenas as equipes menos tradicionais. Logo na sexta-feira, Boa Esporte e Uberlândia fazem um confronto direto pelas últimas vagas na próxima fase, mas a tendência é que o jogo termine sem gols. Isso porque o time de Varginha vem decepcionando e só marcou duas vezes em 2018. Do outro lado, os visitantes também não conseguem render e convivem com o risco de rebaixamento. Outro empate bem possível é entre URT e Tupi, que fazem campanhas parecidas e sem muito destaque.

Já os favoritos são Caldense e Tombense. Ao contrário dos quatro clubes citados acima, estes dois apresentam um bom futebol e jogando em casa devem vencer facilmente Patrocinense e Democrata, respectivamente. Os duelos são bem desnivelados com seus adversários aparecendo na zona de rebaixamento.

 

Jogos da 7ª rodada do Campeonato Mineiro 2018

Sexta-feira, 16 de fevereiro

  • 20:00 – Boa Esporte x Uberlândia. Palpite: 0 a 0

Sábado, 17 de fevereiro

  • 16:00 – Tombense x Democrata. Palpite: Tombense vence por 2 a 0
  • 16:30 – Cruzeiro x Vila Nova. Palpite: Cruzeiro vence por 3 a 1

Domingo, 18 de fevereiro

  • 16:00 – Caldense x Patrocinense. Palpite: Caldense vence por 2 a 0
  • 16:00 –URT x Tupi. Palpite: 1 a 1
  • 16:30 – América-MG x Atlético-MG. Palpite: América-MG vence por 1 a 0