Copa Libertadores

Engatar rumo ao Bi? Grêmio recebe o Cerro Porteño lutando pela ponta na Libertadores

Treino do Grêmio
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Tricolor precisa vencer para não se complicar

Vem mais uma semana da Copa Libertadores e a disputa da 4ª rodada vale muito para o Grêmio. Jogando na sua Arena, o Tricolor recebe o Cerro Porteño e pode terminar na liderança em caso de vitória ou ficar na segunda colocação tendo Defensor e Monagas na cola se tropeçar em casa.

Grêmio focado na competição

Devido a importância do jogo contra o Cerro Porteño, o Grêmio poupou seus titulares contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. A estratégia foi exatamente a mesma utilizada no ano passado, quando o clube abdicou do torneio nacional para se dedicar a Copa Libertadores.

Sendo assim, Renato Portaluppi contará com força máxima nesta terça-feira e com todos os jogadores em ótimas condições. Neste cenário, o Tricolor se torna muito favorito para esta partida. Afinal, com os titulares em campo, o Grêmio não sabe o que é perder em casa desde 1 de novembro de 2017, quando caiu para o Barcelona, do Equador, pelas semifinais da Libertadores do ano passado. No entanto, o tropeço não teve grandes consequências, pois a equipe havia vencido fora por 3 a 0 e poderia perder por até dois gols.

Além disso, o bom momento não se deve apenas as atuações na Arena. Antes de caírem para o Botafogo, os gaúchos vinham em uma fase espetacular, com uma sequência de nove jogos sem perder. Nesta série marcaram 18 gols e sofreram apenas um.

O período não ocorreu por acaso, pois Renato definitivamente montou um grupo que cresce nos momentos decisivos. Nestas nove partidas estavam as finais do estadual, jogos importantes pela Copa do Brasil e Libertadores, além da estreia no Brasileirão.

Contando com a segurança de Grohe, Geromel e Kannemann na parte de trás, o Tricolor sempre entra em campo com a confiança de que sairá zerado ou com no máximo um gol sofrido. Isso tira a pressão dos homens da frente, que sabem que precisam balançar as redes poucas vezes para conquistar a vitória. Esta tranquilidade nos pés de atletas habilidosos como Luan, Cícero e Everton é o segredo para o favoritismo do Grêmio, que tem tudo para somar três pontos nesta terça-feira e pular para a liderança do Grupo A. Com o resultado, precisaria de apenas mais uma vitória nos últimos dois jogos para chegar nas oitavas de final.

Cerro faz boa campanha

Apesar do futebol paraguaio não ser tão forte ultimamente, o Cerro Porteño vem fazendo uma boa campanha. O clube conquistou sete pontos nas três primeiras rodadas e está bem próximo da classificação.

O time ainda poderá focar totalmente na disputa, pois não tem mais chance de título no Campeonato Nacional. Além disso, os paraguaios vivem uma fase excelente, com seis vitórias e dois empates nos últimos oito jogos. O momento se deve ao equilíbrio dos dois setores. A defesa só foi vazada em apenas uma partida no período, enquanto o ataque balançou as redes 21 vezes. O destaque na frente se deve aos meias Rojas e Novick, que são sempre perigosos para as zagas adversárias.

Retrospecto do confronto

Ao longo da história, as duas equipes se enfrentaram cinco vezes e o retrospecto aponta imenso equilíbrio. O Grêmio aparece na frente com duas vitórias, mas o Cerro Porteño já ganhou uma vez e ainda empatou em outras duas ocasiões.

Em Porto Alegre, o primeiro encontro foi em 1990, pela fase de grupos da Libertadores, quando ficaram no 0 a 0. Depois de 17 anos os dois times voltaram a se encontrar em uma chave da competição e o Tricolor levou a melhor por 1 a 0.

Jogos da semana da Copa Libertadores 2018

Terça-feira, 1 de maio

  • 19:15 – Garcilaso x Estudiantes. Palpite 1 a 1
  • 19:15 – Grêmio x Cerro Porteño. Palpite: Grêmio vence por 2 a 0
  • 21:30 – Nacional x Santos. Palpite: Nacional vence por 1 a 0

Quarta-feira, 2 de maio

  • 19:15 – Atlético Tucuman x Peñarol. Palpite: Atlético Tucuman vence por 2 a 0
  • 19:15 – Junior x Boca Juniors. Palpite: Boca Juniors vence por 1 a 0
  • 21:45 – Corinthians x Independiente. Palpite: Corinthians vence por 2 a 0
  • 21:45 – Delfin x Colo Colo. Palpite: 0 a 0
  • 21:45 – Vasco x Cruzeiro. Palpite: Vasco vence por 2 a 1

Quinta-feira, 3 de maio

  • 19:15 – Racing x Universidad de Chile. Palpite: Racing vence por 3 a 0
  • 21:30 – Alianza Lima x Palmeiras. Palpite: Palmeiras vence por 2 a 0
  • 21:30 – Santa Fé x River Plate. Palpite: Santa Fé vence por 1 a 0
  • 21:30 – The Strongest x Libertad. Palpite: The Strongest vence por 3 a 1