Copa Libertadores

Emelec x Flamengo: Será que chegou a hora da primeira vitória rubro-negra na Copa Libertadores 2018?

Flamengo
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Após tropeço diante do River Plate em casa, equipe brasileira precisará lutar contra o fraco retrospecto atuando fora do Rio de Janeiro para superar os equatorianos em Guayaquil

O Flamengo encara nesta quarta-feira (14 de março) o Emelec pela segunda rodada da Copa Libertadores de 2018 já pressionado. Depois de ficar no 2×2 com o River Plate no Rio de Janeiro, na abertura do Grupo 4, o milionário elenco rubro-negro busca a primeira vitória nesta edição do torneio continental para colocar panos quentes numa possível crise. Porém, os cariocas terão que acabar com um fantasma jogando fora do Brasil: vencer como visitante. Confira a análise da partida que ocorre às 21h45, no estádio George Capwell, em Guayaquil.

 

Incômodo daqui

Com um histórico de fracos resultados atuando longe de seus domínios na Copa Libertadores, o Flamengo tenta dar fim ao mau retrospecto. Das últimas 10 partidas disputadas pelo clube como visitante no torneio continental (edições de 2012, 2014 e 2017), o Urubu ganhou apenas uma, justamente contra os adversários de logo mais. Isso ocorreu há quatro anos, quando anotou 2×1 em Guayaquil, com gols de Alecsandro e Paulinho. Agora, se lembrarmos do desempenho da equipe no ano passado, os cariocas ficaram zerados fora de casa, perdendo para a Universidad Católica, Atlético Paranaense e San Lorenzo, o que, obviamente, foi fatal para a eliminação precoce na fase de grupos.

Apesar das últimas performances nada boas longe da Cidade Maravilhosa, o clube pelo menos não poderá reclamar de cansaço para o jogo de hoje à noite. Isso porque o técnico Paulo César Carpegiani resolveu poupar suas principais peças no fim de semana passado, durante a quinta rodada da primeira fase da Taça Rio. Com um time alternativo, o Fla foi batido pelo Macaé por 1×0, resultado que teve efeito na perda da liderança do Grupo B para o rival Vasco. O Urubu terá a chance de recuperar a ponta da tabela na última rodada, quando encara a Portuguesa-RJ e os cruzmaltinos têm um clássico contra o Botafogo.

 

Os desfalques

De olho em sua primeira vitória na Copa Libertadores de 2018, o Flamengo terá de se virar sem duas importantes peças. A primeira delas é o capitão Rever, que tem um edema ósseo e sequer viajou com a equipe. Rhodolfo deve ser seu substituto. Quem também está fora, mas por outro motivo, é Felipe Vizeu. O jovem atacante pediu dispensa do jogo válido pela segunda rodada da competição em razão de problemas particulares. O problema é que Henrique Dourado, que disputa posição no ataque, está gripado e é dúvida para o embate. Apesar disso, o camisa 19 está no Equador e luta contra o tempo para se recuperar.

 

Incômodo de lá

Se o Flamengo goza de um retrospecto nada animador atuando fora de casa na Copa Libertadores, por outro lado o Emelec também não é lá essas coisas quando o assunto é enfrentar equipes brasileiras. Os equatorianos venceram apenas dois jogos dos 26 disputados contra times do nosso país.

O fraco desempenho adversário até seria um motivo de alegria para os cariocas, mas adivinha quem o Emelec venceu nas únicas duas vezes? Pois é: o Flamengo, por 3×2, em 2012, e o Fluminense, por 2×1, na temporada seguinte.

Ainda invicto na temporada, incluindo a liderança com 100% de aproveitamento no Campeonato Equatoriano, o time sul-americano aposta no prata da casa Bryan Angulo, de 22 anos e vice-artilheiro do campeonato local com quatro gols, para derrubar os brasileiros.

 

Palpite

Sem mostrar um futebol envolvente na atual temporada, o Flamengo pode colocar mais uma “pulga atrás da orelha” de seu torcedor com um resultado negativo. Apesar do Emelec vir de uma sequência bastante ruim contra equipes brasileiras, pesa o fato de o clube equatoriano jogar dentro de seus domínios – e com expectativa de mais de 40 mil torcedores no estádio George Capwell – e ainda estar invicto na temporada.

Olhando o atual momento do Urubu, um empate em Guayaquil não soará como ruim. O problema será a equipe rubro-negro se segurar durante os 90 minutos.

 

Confira os jogos desta semana da Copa Libertadores

Terça-feira, 13 de março de 2018

  • 19:15 – Atlético Tucumán 0x2 Libertad – Palpite: Atlético Tucumán
  • 21:30 – Vasco 0x1 Universidad de Chile – Palpite: empate
  • 21:30 – Cerro Porteño 2×1 Defensor – Palpite: Cerro Porteño

Quarta-feira, 14 de março de 2018

  • 19:15 – Estudiantes x Real Garcilaso – Palpite: Estudiantes
  • 19:15 – Bolívar x Colo-Colo – Palpite: Colo-Colo
  • 21:45 – Atlético Nacional x Delfín – Palpite: Atlético Nacional
  • 21:45 – Emelec x Flamengo – Palpite: Emelec
  • 21:45 – Corinthians x Deportivo Lara – Palpite: Corinthians

Quinta-feira, 15 de março de 2018

  • 19:15 – The Strongest x Peñarol – Palpite: The Strongest
  • 19:15 – Santos x Uruguai-URU – Palpite: Santos
  • 21:30 – Independiente x Millonarios – Palpite: Independiente