Brasileirão Série A

Em evolução, São Paulo recebe o Botafogo e busca liderança do Brasileirão depois de quase três anos

São Paulo
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Paulistas são os únicos invictos no campeonato

Neste meio de semana acontece a 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira, direto do Morumbi, o único invito da competição até o momento, São Paulo, recebe o Botafogo. Em caso de vitória, os paulistas podem dormir na liderança do campeonato, o que não ocorre desde 20 de junho de 2015, quando o clube foi superado pelo Sport e nunca mais retornou a ponta da liga.

 

São Paulo embalado

Depois de uma sequência de quatro empates, o São Paulo enfim conquistou resultados importantes. Primeiro ao vencer o clássico contra o Santos por 1 a 0, e depois ao ganhar do América-MG por 3 a 1, fora de casa. Este foi o primeiro triunfo fora de casa depois de sete jogos, considerando os três do Brasileirão, um da Copa do Brasil, um da Sul-Americana e dois do estadual.

Esta sequência deu a moral ao time, que subiu para a quarta colocação. O clube tem apenas um ponto a menos que o líder Flamengo e como o Rubro-Negro só entra em campo na quinta-feira, uma vitória simples contra o Botafogo pode colocá-lo na liderança, pois Fluminense e Atlético-MG – que também estão na frente – jogam fora de casa contra Sport e Grêmio, respectivamente.

O feito tem grandes chances de acontecer, principalmente devido ao ataque, que é o principal responsável pela boa fase recente. O setor balançou as redes em todas as últimas seis partidas. O grande destaque tem sido Diego Souza, que anotou quatro gols neste período, mas Nenê, que marcou dois contra o Coelho, também vem em alta e é mais uma esperança para resolver. A dupla cresceu muito de produção com a chegada de Everton, que deu uma assistência em cada um dos três jogos recentes.

Sendo assim, o Morumbi tem tudo para ver gol nesta quarta-feira e comemorar mais três pontos do Tricolor.

 

Botafogo vem em queda

Outro fator que contribui para o favoritismo do São Paulo é que o adversário não vem bem. O Botafogo não conseguiu aproveitar o título estadual para emendar um bom começo no Brasileirão. Das últimas quatro rodadas, o clube só venceu o Fluminense. Ganhar um clássico em tese daria moral, porém, o resultado aconteceu em grande parte porque o Tricolor carioca vinha de uma viagem desgastante da Bolívia.

Nos demais compromissos, o Alvinegro esteve longe de surpreender. Contra Cruzeiro e América-MG o time entrou totalmente focado em segurar empates fora de casa e até estava conseguindo isso, até sofrer gols na segunda etapa.

Acontece que o pior ainda estava por vir. Jogando em casa, o Botafogo teve mais uma atuação sofrível e não passou de um empate em 1 a 1 com o Vitória. O tropeço afastou a equipe da parte de cima da tabela e já a aproximou da parte de baixo.

Com isso, o clube entra em campo contra o São Paulo tendo obrigação de pontuar. No entanto, dos cinco jogos disputados fora do Rio de Janeiro, os cariocas só ganharam um, contra o Audax Italiano, pela Copa Sul-Americana. Desta forma, entram como azarões nesta quarta-feira.

 

Retrospecto do confronto

Ao longo da história, as duas equipes já se enfrentaram 96 vezes em partidas oficiais. O duelo é bem equilibrado, mas o São Paulo aparece na frente, com 39 vitórias contra 36 do Botafogo. O confronto ainda terminou empatado 21 vezes.

No Morumbi, o Tricolor fica com uma vantagem bem maior, com 28 triunfos, enquanto o Alvinegro levou a melhor em 11 oportunidades, além de 10 empates.

O curioso deste embate é que o mandante não ganha desde abril de 2014, quando o São Paulo venceu o Botafogo por 3 a 0. Depois disso aconteceu mais cinco encontros, com os paulistas vencendo três jogos no Rio de Janeiro, mas perdendo uma e empatando outra atuando em casa.

 

Jogos da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Quarta-feira, 30 de maio

  • 19:30 – Sport Recife x Atlético-MG. Palpite: Sport Recife vence por 1 a 0
  • 19:30 – Vasco x Paraná. Palpite: Vasco vence por 2 a 0
  • 19:30 – Vitória x Internacional. Palpite: Vitória vence por 2 a 1
  • 21:00 – Chapecoense x Ceará. Palpite: 1 a 1
  • 21:00 – São Paulo x Botafogo. Palpite: São Paulo vence por 2 a 0
  • 21:45 – Cruzeiro x Palmeiras. Palpite: Cruzeiro vence por 2 a 1
  • 21:45 – Grêmio x Fluminense. Palpite: Grêmio vence por 2 a 1

Quinta-feira, 31 de maio

  • 16:00 – Flamengo x Bahia. Palpite: Flamengo vence por 2 a 0
  • 18:00 – Corinthians x América-MG. Palpite: Corinthians vence por 2 a 0
  • 21:00 – Atlético-PR x Santos. Palpite: Atlético-PR vence por 3 a 1