Florida Cup

Em edição infeliz para os times brasileiros, Atlético Nacional conquista o título do Torneio da Flórida 2018

Florida Cup 2018
Foto: Divulgação Florida Cup

Corinthians, Fluminense e Atlético Mineiro não venceram sequer uma partida no torneio preparatório

Com uma vitória por 2×0 sobre o Legia Varsóvia, no último sábado (20), em São Petesburgo, o Atlético Nacional, da Colômbia, conquistou o título do Torneio da Flórida logo em sua primeira participação. Para os times brasileiros, a disputa valeu como uma oportunidade de divulgação de suas marcas em uma competição transmitida para 144 países, mas a parte técnica deixou muito a desejar. Corinthians, Fluminense e Atlético Mineiro saíram dos Estados Unidos sem vencer uma única partida, e encerraram suas participações na metade inferior da tabela.

 

Times brasileiros decepcionam

Os três times brasileiros envolvidos na disputa do Torneio da Flórida adotaram estratégias distintas para encarar a competição. O Atlético Mineiro radicalizou, deixou todos os titulares, além do técnico Oswaldo de Oliveira, no Brasil, e levou a campo um combinado de jogadores do time sub-23 com atletas que não vinham sendo aproveitados no elenco profissional. O campeão brasileiro de 2017, Corinthians, ficou no meio termo, iniciando as partidas com os jogadores titulares para substituí-los no intervalo. Quem mais se aproximou daquele que deve ser o seu time para esta temporada foi o Fluminense.

Em comum, o fato dos três times terem fracassado de modo retumbante, com um total de míseros três pontos conquistados em disputas de pênaltis.

Vice-campeão na edição do ano passado, o Timão foi o menos pior, e terminou a competição na quinta colocação, com dois pontos. Quando atuou com os titulares, esteve na frente do PSV (1×0), e do Rangers (2×0), mas caiu vertiginosamente de produção após as mudanças do técnico Fábio Carille. Contra os holandeses, cedeu o empate nos instantes finais, e conquistou os dois pontos na disputa de pênaltis ao vencer por 5×4. As coisas ficaram mais complicadas no duelo contra os escoceses, que marcaram quatro vezes para virar a partida da segunda rodada e ficar com os três pontos. Recordista no número de participações, com quatro ao todo, o Corinthians segue sem levantar o caneco.

O Fluminense, por sua vez, manteve sua sina de nunca vencer nos Estados Unidos. Em sua terceira participação na Flórida, o Tricolor carioca conseguiu buscar um empate na partida contra o PSV, mas levou a pior na disputa de pênaltis, graças a uma cobrança desperdiçada por Romarinho. No segundo compromisso, diante do Barcelona de Guayaquil, a equipe de Abel Braga chegou a dar alguma esperança, e terminou o primeiro tempo vencendo por 1×0. No entanto, não conseguiu manter o ritmo, sofreu a virada, e se despediu da competição de forma melancólica, com uma derrota por 3×1. O Flu foi o sexto colocado na classificação geral, com um ponto.

O Galo deu pouca importância ao torneio preparatório, e terminou na lanterna, com duas derrotas, um saldo negativo de três gols, e nenhum tento anotado. Na estreia, diante do Rangers, o time ainda fez uma boa apresentação, especialmente na primeira etapa, quando dominou os escoceses, mas sofreu no segundo tempo o gol que sacramentou uma derrota de certo modo injusta. Bem diferente da segunda rodada, quando encarou seus xarás colombianos do Nacional, e mereceu o revés por 2×0. Depois de ficar com o título em 2016, o Atlético Mineiro fracassou no Torneio da Flórida pelo segundo ano consecutivo.

 

Três equipes terminam com 100% de aproveitamento, Atlético Nacional é o campeão

Com seis pontos conquistados em dois jogos, o Atlético Nacional sagrou-se como grande campeão do Torneio da Flórida 2018 graças ao saldo de gols. Isto porque Barcelona de Guayaquil e Rangers também encerraram suas participações com 100% de aproveitamento, mas não apresentaram a mesma competência que os colombianos no setor defensivo.

Os Reys de Copas superaram o Atlético Mineiro por 2×0, e posteriormente o Legia Varsóvia pelo mesmo placar, e assim chegaram a um saldo de quatro gols. Barcelona e Rangers tiveram ataques mais positivos. O time equatoriano passou pelo Varsóvia por 3×2 e pelo Fluminense por 3×1, o que resultou em seis gols a favor, mas os três sofridos o deixaram com um a menos de saldo. Mesma situação viveu o time escocês, que foi o responsável pelo placar mais elástico do torneio (4×2 sobre o Corinthians), e com mais um gol na vitória sobre o Galo, chegou aos mesmos três de saldo.

A participação do PSV também merece uma menção honrosa. Mesmo sem atuar com seu time principal, o atual campeão holandês foi uma pedra no sapato dos brasileiros, e terminou na quarta colocação, com três pontos conquistados em dois empates contra Corinthians e Fluminense, com derrota na disputa de pênaltis contra o primeiro, e vitória sobre o segundo. Esta foi a primeira Florida Cup do ex-clube de Romário e Ronaldo.

 

Classificação Final da Florida Cup 2018

  1. Atlético Nacional, 6 – Saldo: 4 gols
  2. Barcelona de Guayaquil, 6 – Saldo: 3 gols
  3. Rangers, 6 – Saldo: 3 gols
  4. PSV Eindhoven, 3
  5. Corinthians, 2
  6. Fluminense, 1
  7. Legia Varsóvia, 0
  8. Atlético Mineiro, 0