Premier League

Em boa fase, Liverpool tenta quebrar sequência de sete jogos sem vencer o Manchester United

Foto: AP Photo/Dave Thompson

O jogo acontece no Old Trafford, e vale a vice-liderança da Premier League

Pela 30ª rodada da Premier League, Manchester United e Liverpool, segundo e terceiro colocados, respectivamente, têm um embate marcado para o próximo sábado (10), às 09:30 (horário de Brasília), no majestoso estádio de Old Trafford, o Teatro dos Sonhos.

Restando nove jogos para o fim do campeonato, a probabilidade de uma das equipes alcançar o líder Manchester City é praticamente nula, no entanto, ambas ainda buscam sacramentar a classificação para a Liga dos Campeões. Além disso existem diferenças de premiação de acordo com a posição alcançada. Na temporada passada, o vice-campeão, Tottenham, faturou quase dois milhões de libras a mais que o Manchester City, que terminou na terceira colocação.

 

Manchester United vem de duas grandes viradas

Os dois últimos jogos do Manchester United foram um teste para os nervos dos seus torcedores, que viram seu time flertar seriamente com a derrota, mas ao final puderam comemorar a conquista de mais seis pontos.

Na 28ª rodada, os Red Devils receberam o Chelsea, um adversário perigoso e que ainda luta para se classificar para a Liga dos Campeões. William, que atravessa grande fase, abriu o placar para os Blues, mas o time da casa chegou ao empate ainda no primeiro tempo por intermédio de Lukaku. O atacante belga foi o nome do jogo, e participou também do segundo gol, dando assistência para Lingard. Na partida seguinte, o sofrimento foi ainda maior. O Crystal Palace, que jogava em seus domínios, chegou a abrir 2×0, mas o United virou no segundo tempo com gols de Smalling, Lukaku e Matic. Um tropeço nesta partida poderia significar a perda da vice-liderança.

Apenas três dias após o North West Derby, o United terá um importante compromisso diante do Sevilla pela Liga dos Campeões. O primeiro jogo, na Espanha, terminou 0x0, e agora os ingleses precisarão de pelo menos um empate com gols. José Mourinho ainda não anunciou se pretende poupar jogadores, mas Phil Jones, Marcos Rojo, Blind, Fellaini, Ander Herrera, Ibrahimovic e Martial, contundidos, não estarão à disposição do treinador.

 

Liverpool está invicto há sete jogos

O Liverpool já cumpriu sua obrigação pela Liga dos Campeões, e despachou o Porto com uma goleada por 5×0 fora de casa e um empate sem gols na partida de volta. O time subiu de produção nesta reta final de campeonato, e se não fosse pelo alto número de empates ao longo da campanha (nove ao todo), poderia estar mais próximo do Manchester City. A diferença de 18 pontos em relação aos líderes é praticamente intransponível, mas as boas atuações têm servido como uma injeção de ânimo para a disputa do título continental, além de deixar o time em situação confortável no G-4.

Nas últimas dez rodadas da Premier League, os Reds somaram nada menos do que 25 pontos, um aproveitamento de 83,3%. O time foi o único que conseguiu vencer os Citizens, e vem de três triunfos sobre Southamptom, West Ham e Newcastle. No somatório de todas as competições, já são sete partidas de invencibilidade.

O técnico Jurgen Klopp tem apenas uma dúvida para o clássico. O meia holandês Georginio Wijnaldum ficou fora dos três últimos jogos por contusão, e ainda não sabe se estará recuperado até sábado. De qualquer modo, é pouco provável que comece jogando. O vice-artilheiro da Liga, Mohamed Salah, além de Sadio Mané e do brasileiro Roberto Firmino, que atuaram apenas alguns minutos contra o Porto, estarão entre os titulares.

 

Retrospecto de Manchester United x Liverpool

Os últimos três dérbis entre Manchester United e Liverpool terminaram empatados. No jogo do primeiro turno, os times ficaram no 0x0. Os Reds não vencem desde a temporada 2014-15, quando golearam por 3×0 em pleno Old Trafford. Sete partidas aconteceram neste período.

Últimos jogos

  • 14/10/2017 – Liverpool 0x0 Manchester United
  • 15/01/2017 – Manchester United 1×1 Liverpool
  • 17/10/2016 – Liverpool 0x0 Manchester United
  • 17/01/2016 – Liverpool 0x1 Manchester United
  • 12/09/2015 – Manchester United 3×1 Liverpool
  • 22/03/2015 – Liverpool 1×2 Manchester United
  • 14/12/2014 – Manchester United 3×0 Liverpool
  • 16/03/2014 – Manchester United 0x3 Liverpool

 

Prováveis escalações

Manchester United: De Gea; Antônio Valencia, Lindelöf, Smalling, Ashley Young; Matic, Pogba, McTominay; Juan Mata, Lukaku, Alexis Sánchez. Técnico: José Mourinho

Liverpool: Karius; Alexander-Arnold, Van Dijk, Lovren, Robertson; Milner, Henderson, Emre Can; Mané, Salah, Roberto Firmino. Técnico: Jürgen Klopp

 

Palpite

O Liverpool tem se apresentado melhor do que o Manchester United, e chegará mais tranquilo para o jogo por já ter cumprido seu compromisso pela Liga dos Campeões. No entanto, já não vence os Red Devils há oito jogos, e historicamente encontra dificuldades quando se apresenta no Old Trafford. Mesmo com a cabeça no duelo de terça-feira, diante do Sevilla, acredito que os comandados de José Mourinho endurecerão o jogo, e o meu palpite é que o empate prevalecerá mais uma vez.

 

Jogos da 30ª rodada da Premier League

Sábado, 10 de março

  • 09:30 – Manchester United x Liverpool – Palpite: Empate
  • 12:00 – Everton x Brighton – Palpite: Brighton
  • 12:00 – Huddersfield x Swansea – Palpite: Empate
  • 12:00 – Newcastle x Southamptom – Palpite: Empate
  • 12:00 – West Bromwich x Leicester – Palpite: Leicester
  • 12:00 – West Ham United x Burnley – Palpite: Burnley
  • 14:30 – Chelsea x Crystal Palace – Palpite: Chelsea

Domingo, 11 de março

  • 10:30 – Arsenal x Watford – Palpite: Arsenal
  • 13:00 – Bournemouth x Tottenham – Palpite: Tottenham

Segunda-Feira, 12 de março

  • 17:00 – Stoke City x Manchester City – Palpite: Manchester City