Mineiro

Em baixa nos últimos anos, Atlético-MG teme repetir vexame raro no estadual

Atlético Mineiro prognósticos
Foto: Bruno Cantini / Atlético

Galo não costuma cair para adversários menores no Mineiro

O Campeonato Mineiro chega as quartas de final neste sábado e a partir de agora quem perder está fora. Isso liga um alerta principalmente nas equipes mais irregulares, como Atlético-MG e América-MG. A dupla joga em casa, mas tem colecionado tropeços na temporada.

 

Atlético-MG não costuma fraquejar

É comum em todos os estaduais ver um grande ou outra cair diante de uma sensação menor ao longo dos anos. No entanto, isso não acontece com o Atlético-MG. Desde que o futebol ganhou uma roupagem mais profissional, na década de 60, o Galo sempre fez bonito no Campeonato Mineiro. Em todo este período, o clube só foi eliminado por uma equipe que não fosse Cruzeiro ou América-MG uma única vez. Foi no ano de 1997, quando o time encarou o Vila Nova e foi derrotado por 3 a 2 na soma dos placares de ida e volta – como era disputado na época.

Acontece que o torcedor nunca esteve tão preocupado como agora. Além de todos os fiascos de 2017, a equipe não empolgou nesta temporada, tendo perdido quatro dos 15 compromissos oficiais no ano. Número muito elevado se tratando de um período com adversários com investimentos bem menores.

Para piorar, o Galo ficou bem próximo de ser eliminado para o Figueirense no meio de semana. Mesmo no Independência, o time catarinense foi para cima, abriu o placar e depois ainda conquistou a vitória por 2 a 1. O resultado levou a disputa para os pênaltis e o Atlético-MG só escapou devido ao brilho de São Victor, que defendeu duas cobranças.

Com bem menos recursos, o URT certamente jogará fechado e tentará apostar em um dia menos inspirado do goleiro. Uma classificação sem ser com um empate seria uma grande zebra, pois o Alvinegro ganhou todos os últimos quatro encontros no Independência. Os dois clubes se enfrentaram na primeira fase e o Galo levou a melhor por 1 a 0.

A equipe ao menos tem uma notícia positiva, pois contará com a volta de Elias. O jogador já treinou nesta semana e está à disposição do técnico Thiago Larghi.

 

Cruzeiro sem sustos

Se o seu rival vem correndo riscos, o Cruzeiro segue caminho oposto. A única apresentação razoavelmente preocupante foi na derrota por 4 a 2 para o Racing. No entanto, perder na Argentina nunca pode ser considerado algo inesperado.

No geral, a temporada da Raposa é praticamente perfeita. Nos 12 jogos até aqui, ganhou nove, empatou dois e foi derrotado apenas neste compromisso da Libertadores. Tudo isso com o ataque funcionando muito bem, com 22 gols marcados e passando em branco em apenas uma ocasião, enquanto a defesa ficou sem ser vazada em nove partidas.

Curiosamente, um dos poucos times que conseguiu segurar o Cruzeiro em 2018 é exatamente o Patrocinense, adversário destas quartas de final. O duelo ocorreu justamente na última rodada da primeira fase e terminou 1 a 1. No entanto, é importante destacar que a Raposa estava com a sua situação resolvida quando entrou em campo.

Sendo assim, é pouco provável que o time de Mano Menezes não conquiste a vitória no Mineirão neste domingo.

 

Outros jogos

Membro novamente da elite nacional, o América-MG sabe que uma eliminação precoce no estadual também seria um enorme vexame. Principalmente porque o adversário é o Boa Esporte, que vem de três derrotas nos últimos quatro jogos, tendo marcado apenas cinco gols em 11 partidas da primeira fase.

Com um ataque tão frágil, o Boa não chega a ser uma ameaça ao Coelho, que inclusive já derrotou o oponente na primeira fase por 1 a 0.

O outro confronto da semifinal é entre Tupi e Tombense. O time de Juiz de Fora é o que aparece com mais moral no embate, devido as suas últimas apresentações. O clube somou 13 pontos nas últimas seis partidas, com direito a uma goleada estilo Alemão, de 7 a 1 sobre o Democrata. O único problema é que nesta sequência a única derrota foi justamente para o clube de Tombos, o que dá uma equilibrada no confronto.

 

Jogos das quartas de final do Campeonato Mineiro 2018

Sábado, 17 de março

  • 16:00 – Cruzeiro x Patrocinense. Palpite: Cruzeiro vence por 2 a 0
  • 17:00 – Tupi x Tombense. Palpite: Tupi vence por 2 a 0
  • 19:00 – América-MG x Boa Esporte. Palpite: América-MG vence por 1 a 0

Domingo, 18 de março

  • 16:00 –Atlético-MG x URT. Palpite: Atlético-MG vence por 1 a 0