Champions League

Disputa por vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões começa a se afunilar. Jogos de ida da segunda pré-eliminatória acontecem essa semana

Prognóstico dos jogos de ida da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2018/19.
Foto: Carlos Rodrigues/Getty Images

Equipes de escolas tradicionais como Holanda e Dinamarca entram na briga

A mais importante competição de clubes do futebol europeu começará uma nova fase nos próximos dias. Os jogos de ida da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões acontecem na terça (24) e na quarta (25), e os times dos centros menos badalados do Velho Continente já começam a ver a fase de grupos cada vez mais próxima. Os 17 vencedores da primeira pré-eliminatória agora enfrentarão adversários que entraram diretamente nesta etapa, como o Midtjylland, atual campeão da Dinamarca, e o tradicional Ajax, segundo colocado no último campeonato holandês. Os perdedores disputarão a terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

 

Astana, Malmö e Estrela Vermelha são os favoritos das partidas de terça

O Astana conseguiu se classificar para a fase de grupos na Liga dos Campeões da última temporada, e chega com o objetivo de repetir o feito, mas sua missão será bastante complicada. O time cazaque encara o Midtjylland, que no ano passado conquistou pela primeira vez em sua história o título do campeonato dinamarquês. Jogando em casa, o Astana é favorito para o primeiro jogo, que acontece nesta terça-feira, às 11 da manhã, mas a briga pela vaga deve ser acirrada.

Os suecos do Malmö entraram na primeira pré-eliminatória como favoritos absolutos diante do time do Drita, do Kosovo, e não decepcionaram, avançando com um placar agregado de 5×0. O adversário desta vez será o campeão romeno CRF Cluj, que joga a primeira partida em casa, e é o mais cotado para largar na frente. A partida acontece às 13 horas.

A grande barbada da rodada, no entanto, deve ser o duelo entre o Estrela Vermelha e o Sūduva Marijampolė. Campeão da Champions league em 1991, o time sérvio jogou apenas o suficiente para se classificar contra o Spartaks, da Letônia, em seu compromisso anterior, mas ninguém duvida que pode fazer frente a qualquer adversário nesta fase. O Sūduva Marijampolė já superou o favorito APOEL, mas seu fôlego parece ter parado por aí. De acordo com os números das casas de apostas, se o time da Lituânia conseguir vencer a partida, que acontece às 15:30, em Belgrado, o retorno será de R$ 20,78 por cada real apostado.

 

Ajax e Celtic em campo na quarta-feira

Quarta-feira será o dia das duas camisas mais pesadas desta fase da Liga dos Campeões desfilarem pelos gramados.

Às 15:30, o Ajax recebe o Sturm Graz na Amsterdam Arena. O time holandês é tetracampeão da competição (1970–71, 1971–72, 1972–73 e 1994–95), e bicampeão mundial Interclubes (1972 e 1995), além de ter revelado ao mundo jogadores como Johan Cruijff, Marco van Basten, Patrick Kluivert e Seedorf, mas amarga um jejum de títulos que já dura quatro anos.

Nas últimas três temporadas o Ajax fracassou em suas tentativas de chegar à fase de grupos. Em 2015-16, o time caiu na terceira pré-eliminatória diante do Rapid Viena com um resultado de 5×2 no placar agregado. Um ano depois, conseguiu chegar em uma etapa adiante, mas as teve a eliminação selada ao sofrer uma goleada de 4×1 para o Rostov. O algoz em 2017-18 foi o Nice, que levou a melhor graças aos gols marcados fora de casa após dois empates (1×1 e 2×2).

Os holandeses são muito favoritos para vencer o Sturm Graz, que nas casas de aposta chega a ter o triunfo cotado em R$ 8,40 para cada real investido, mas o retrospecto recente não justifica tanto otimismo. Acredito que os campeões austríacos possam aprontar.

O Celtic levantou o caneco da Champions League na temporada 1966/67, e a exemplo do Ajax, passa longe dos seus dias de glória. No entanto, diferentemente do time holandês, chega a esta fase respaldado por uma classificação obtida de forma contundente contra o Alashkert, da Armênia, com duas vitórias por 3×0. O favoritismo dos escoceses contra o Rosemborg, da Noruega, na partida que acontece às 15:45, em Glasgow, é ainda mais acentuado.

O Ludugorets Rasgrad foi o responsável pela maior goleada da primeira pré-eliminatória, e passou pelo Cruzaders, da Irlanda do Norte, com um placar agregado de 9×0. É grande a expectativa para saber como o time búlgaro se comportará diante do Viedoton FC, da Hungria. A bola rola a partir das 14 horas.

Jogos de ida da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2018/19

Terça-feira, 24 de julho

  • 11:00 – FC Astana (Cazaquistão) x Midtjylland (Dinamarca)
  • 13:00 – CRF Cluj (Romênia) x Malmö (Suécia)
  • 14:30 – PAOK (Grécia) x Basel (Suíça)
  • 15:00 – Dinamo Zagreb (Croácia) x Hapoel Be’er Sheva (Israel)
  • 15:15 – Shkëndija (Macedônia) x Sheriff Tiraspol (Moldávia)
  • 15:30 – Estrela Vermelha (Sérvia) x Sūduva Marijampolė (Lituânia)
  • 16:00 – Legia Varsóvia (Polônia) x Spartak Trnava (Eslováquia)

Quarta-feira, 25 de julho

  • 14:00 – FK Kukësi (Albânia) x Qarabağ (Azerbaijão)
  • 14:00 – BATE Borisov (Bielorrússia) x HJK Helsinki (Finlândia)
  • 14:00 – Ludogorets Razgrad (Bulgária) x Videoton FC (Hungria)
  • 15:30 – Ajax (Holanda) x Sturm Graz (Áustria)
  • 15:45 – Celtic (Escócia) x Rosenborg (Noruega)