Futebol Europeu

Desportivo das Aves, Eintracht Frankfurt e Chelsea aprontam as últimas surpresas da temporada europeia. Que venha agora a Copa do Mundo!

Chelsea FA Cup Final
Foto: Rob Newell - CameraSport via Getty Images

Campeonatos e copas nacionais do Velho Continente chegaram ao fim

As três mais importantes finais copeiras do fim de semana terminaram com resultados inesperados. Sporting, Bayern de Munique e Manchester United caíram diante de Desportivo das Aves, Eintracht Frankfurt e Chelsea respectivamente. Menos mal para os Bávaros que já haviam conquistado a Bundesliga e para os lisboetas que ficaram com a Taça da Liga Portuguesa. Também foram coroados o Galatasaray, medalhista de ouro da Superliga Turca, e o Celtic, campeão da FA Cup escocesa. Confira abaixo!

 

Chelsea fica com a FA Cup

Michael Hazard marcou de pênalti o gol que deu o título da FA Cup, a competição mais antiga do velho esporte bretão, ao Chelsea. Quase 88 mil pessoas lotaram o estádio de Wembley para assistir ao jogão, que marcou o duelo tático dos treinadores Antonio Conte e José Mourinho. Embora os Azuis tenham falhado feio na missão de defender seu título da Premier League, pelo menos não fecham o ciclo de mãos vazias.

 

Trinta anos depois…

O Eintracht Frankfurt demorou trinta anos para voltar a conquistar uma DFB Pokal e um título do primeiro escalão do futebol alemão. As Águias não tomaram conhecimento do hexacampeão da Bundesliga e saíram na frente logo aos 11’ minutos, graças a Ante Rebić. O empate conseguido por Lewandowski para o Bayern de Munique no segundo tempo não desestimulou os alvinegros, que fizeram uma partida franca. Ante Rebić, novamente, desempatou a oito minutos do fim. Nos descontos, Mijat Gaćinović fechou a tampa: 3 a 1.

 

Deu zebra! Quer dizer, deu aves em Portugal

Raramente o Desportivo das Aves desfila na primeira divisão portuguesa. A conquista da Taça de Portugal é o seu maior feito até hoje. O sorteio da federação local trouxe sorte aos alvirrubros que evitaram encarar grandes adversários até a grande decisão. O jogo contra o Sporting foi realizado em Oeiras, campo neutro. Alexandre Guedes marcou duas vezes para alegria das torcidas do Benfica e do Porto. Fredy descontou aos 40′ do segundo tempo, mas já era tarde. Os Leões aturam agora a fúria de seu torcedor. A temporada 2018/19 marcará a estreia do Desportivo das Aves numa competição da UEFA.

 

Novamente Celtic

Depois de atropelar o Rangers na semifinal por 4 a 0, gols de Tomas Rogic, Callum McGregor, Moussa Dembélé e Olivier Ntcham, todos esperavam a volta olímpica alviverde na FA Cup escocesa. Não deu outra: 2 a 0 sobre o Motherwell, com novos gols de Callum McGregor e Olivier Ntcham. Considerando também a Copa da Liga, os de amarelo e vermelho podem se orgulhar de terem chegado às duas decisões de mata-mata, mas o Celtic pegou ambos os troféus.

 

Está na Champions

Na República Checa, ainda resta uma semana de jogos. O Viktoria Plzen, porém, já se sagrou matematicamente campeão e conseguiu a última das 26 vagas automáticas na fase de grupos da próxima Champions League. O Estrela de Praga e o Jablonec decidem quem vai para a etapa preliminar.

 

Aquele detalhe

Por um mísero ponto, o Cluj encerrou o jejum de seis anos e conquistou o tradicional Campeonato Romeno. Estrela de Bucareste, Universidade de Craiova e Vitorul Constanta carimbaram seus passaportes para a Liga Europa.

Na Polônia, o Legia Varsóvia festejou o tricampeonato nacional. O Lech Poznan até que fez bonito e venceu a primeira fase, mas não conseguiu manter o ritmo no octagonal final.

 

Quer ler as reportagens passadas?

Se quiser recordar as matérias sobre os campeões europeus desta temporada, clique nos links abaixo: