Brasileirão Série A

Desafio dos ataques de Cruzeiro e Botafogo é o destaque da 4ª rodada do Brasileirão

Cruzeiro FC
Foto: Vinnícius Silva/Cruzeiro

Mineiros marcaram 11 vezes nos últimos três jogos, enquanto cariocas dão show na parte final das partidas

O Campeonato Brasileiro chega a 4ª rodada neste final de semana e terá três dias recheados de confrontos interessantes. Porém, a grande expectativa é o duelo entre Cruzeiro e Botafogo, que acontece no Mineirão neste domingo e coloca frente a frente dois ataques que estão empolgando.

Cruzeiro com faro de gols no momento certo

Quando estava quase flertando com uma crise ao só ganhar uma partida em seis disputadas, o Cruzeiro se apoiou no seu ataque para crescer. Foram simplesmente 11 gols nos últimos três jogos, com goleadas de 7 a 0 sobre o Universidad de Chile e 4 a 0 diante do Vasco, ambos pela Copa Libertadores. Neste período, o único dia que o setor não funcionou foi contra o Internacional, pela 3ª rodada, porém, na ocasião a Raposa entrou em campo com os reservas. Os destaques desta evolução ofensiva são Thiago Neves e Sassá, que marcaram seis gols nestes dois massacres.

Apesar de não ganhar os mesmos holofotes, a defesa também vive um momento melhor, tendo passado ilesa nestas três apresentações. Aliás, somente em duas oportunidades a zaga sofreu mais de um gol nesta temporada. Primeiro foi contra o Racing, na estreia da Libertadores. A segunda ocorreu na final do estadual, quando perdeu para o Atlético-MG por 3 a 1, na ida.

A boa fase agora precisa aparecer no Brasileirão, pois o clube está na zona de rebaixamento, com apenas um ponto conquistado. Para isso, conta também com o fator casa, pois no Mineirão, o time só foi derrotado uma vez, para o Grêmio, na abertura do Campeonato. Nos demais 12 jogos, foram 10 vitórias e um empate.

Desta forma, a expectativa é que a Raposa enfim conquiste o primeiro triunfo na competição e se afaste de uma posição que não combina com a qualidade do seu plantel.

Botafogo é perigoso até o apito final

Mais limitado tecnicamente que o seu adversário, o Botafogo compensa na vontade. O clube tem lutado em todas as partidas até o último minuto. O resultado desta garra começou a ser visto no estadual, quando graças a um gol em cima do Vasco nos acréscimos levou a disputa para os pênaltis e depois levantou a taça.

O sucesso nesta parte final se repetiu nas quatro apresentações seguintes. Pela Copa Sul-Americana, também no tempo extra, o clube buscou o triunfo por 2 a 1 sobre o Audax Italiano. Outra vitória nos acréscimos ocorreu contra o Grêmio, na última rodada. O Alvinegro ainda empatou dois jogos – contra Sport e Palmeiras – com gols a partir dos 37 minutos do segundo tempo.

Com tamanha entrega, o Botafogo pode até ser tratado como azarão para este jogo, porém, caso esteja perdendo por apenas um gol de diferença vale esperar para ver se acontece mais uma reação.

Mais um ponto importante da equipe comandada por Alberto Valentim é que não sofre queda de rendimento quando atua como visitante. Prova disso é que dos três compromissos disputados fora do Rio de Janeiro o único revés ocorreu no começo do ano, contra o Aparecidense, pela Copa do Brasil. Na ocasião, o técnico ainda era Felipe Conceição, que não suportou esta derrota.

Sendo assim, o duelo deste domingo será mais um grande teste para o Alvinegro, que terá que se superar para arrancar mais um ponto.

Retrospecto do confronto

O Cruzeiro tem levado a melhor no histórico recente do confronto. Dos últimos dez jogos, os mineiros venceram cinco contra dois do triunfo dos cariocas e outros três empates.

Pelo Brasileirão do ano passado, os dois duelos terminaram empatados, com o primeiro ficando 0 a 0, em Minas Gerais e o segundo em 2 a 2, no Rio de Janeiro.

Jogos da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 5 de maio

  • 19:00 – São Paulo x Atlético-MG. Palpite: São Paulo vence por 1 a 0
  • 19:00 – Vasco x América-MG. Palpite: Vasco vence por 2 a 0

Domingo, 6 de maio

  • 11:00 – Corinthians x Ceará. Palpite: Corinthians vence por 1 a 0
  • 16:00 – Atlético-PR x Palmeiras. Palpite: 1 a 1
  • 16:00 – Cruzeiro x Botafogo. Palpite: Cruzeiro vence por 2 a 1
  • 16:00 – Flamengo x Internacional. Palpite: Flamengo vence por 2 a 1
  • 16:00 – Vitória x Fluminense. Palpite: Fluminense vence por 1 a 0
  • 19:00 – Grêmio x Santos. Palpite: Grêmio vence por 2 a 0
  • 19:00 – Sport x Bahia. Palpite: 1 a 1

Segunda-feira, 7 de maio

  • 20:00 – Chapecoense x Paraná. Palpite: Chapecoense vence por 1 a 0