Paulista A1

Depois do empate na partida de ida, Santos precisa vencer o Botafogo para chegar às semifinais do Paulistão

Santos x Botafogo Paulistão
Foto: Raul Ramos/Agência Botafogo

Sem a regra do gol fora de casa, qualquer nova igualdade levará a decisão para os pênaltis

O Santos não conseguiu confirmar o favoritismo no jogo de ida das quartas-de-final do Paulistão contra o Botafogo, e deixou o gramado do Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, com um empate sem gols que manteve a disputa totalmente aberta. O tira-teima acontece nesta quarta-feira (21),  às  19:30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, e como no Campeonato Paulista não vale a regra que atribui mais peso aos gols marcados fora de casa, qualquer empate levará a decisão para os pênaltis.

Confira a seguir os prognósticos e fique por dentro de tudo que envolve este grande jogo.

 

Peixe esbarra na falta de pontaria dos seus atacantes

Em uma rodada infeliz para os times grandes, o Santos teve melhor sorte que Corinthians e São Paulo, e pelo menos não abriu a fase de mata-mata com derrota. No entanto, pelo que produziu em Ribeirão Preto, poderia ter voltado para casa com um resultado que deixasse sua classificação melhor encaminhada.

O Peixe foi superior durante todo o primeiro tempo, e criou pelo menos duas oportunidades cristalinas para abrir o placar, mas Gabigol e Rodrygo não souberam concluir. O Botafogo chegou apenas uma vez, com Danielzinho, mas Vanderlei mostrou por que é considerado um dos melhores goleiros do Brasil na atualidade, e afastou o perigo.

O Botafogo se acomodou com o empate na etapa complementar, e enquanto o Santos  teve pernas ,o jogo foi ataque contra defesa. Porém, a noite não era dos comandados de Jair Ventura, que erravam muitos passes, e tinham dificuldades para superar a retranca dos ribeirão-pretanos.

A tendência é que a história se repita nesta quinta-feira. Se em casa, o Botafogo não teve qualquer pudor na hora de se retrair, não será como visitante que se lançará desabaladamente ao ataque.  O Peixe precisará de paciência,  criatividade e, em especial, uma melhor pontaria por parte dos seus homens de frente.

 

Botafogo deve explorar os contra-ataques

O empate no primeiro jogo foi considerado um bom resultado pelo Botafogo, que avalia que na partida da Vila Belmiro terá mais espaços para explorar os contra ataques.

– Vai ser um jogo mais franco. Vai ter mais chances de gols para poder passar de fase. As duas equipes têm que se doar mais, se expor mais e pode ser benéfico para nós – acredita o atacante Bruno Moraes, vice-artilheiro do campeonato, com cinco gols.

O elenco já está em Santos desde o início da semana. A ideia da comissão técnica foi otimizar o período de treinamentos antes da partida, e a medida contou com o aval dos jogadores.

Apesar do favoritismo do time da casa, a Pantera precisa apenas de uma vitória simples para chegar à semifinal, o que não chega a ser exatamente uma missão impossível.O retrospecto da equipe contra os times grandes, no entanto, não é nada animador. Em quatro partidas, foram três derrotas e um empate.

 

Retrospecto de Santos x Botafogo

O empate em Ribeirão Preto quebrou uma sequência de nove vitórias do Alvinegro Praiano, que desde 2001 não sabe o que é ser derrotado pelo Botafogo. Dentro da Vila Belmiro, já se vão mais de trinta anos desde a última vez que a Pantera levou a melhor, em junho de 1986.

Últimos jogos

  • 09/02/2012 – Santos 4 x 1 Botafogo
  • 23/01/2013 – Santos 3 x 0 Botafogo
  • 01/02/2014 – Santos 5 x 1 Botafogo
  • 08/03/2015 – Santos 3 x 0 Botafogo
  • 25/02/2017 – Santos 2 x 0 Botafogo
  • 18/03/2018 – Botafogo 0 x 0 Santos

 

Prováveis escalações

No Santos, o técnico Jair Ventura comemora o fato de poder repetir a escalação pela primeira vez na temporada. O elenco não tem nenhum jogador suspenso ou entregue ao departamento médico, e chegará com força máxima para a decisão.

O comandante do Botafogo, Léo Condé, aumentou seu leque de opções em relação ao jogo de ida. O meia-atacante Lelê cumpriu suspensão na rodada passada, mas já está liberado para atuar, e o lateral Lucas Taylor, que se saiu bem jogando improvisado como meio-campista, pode ganhar uma nova oportunidade no setor. Outra alternativa é a escalação de Walfrido, que já provou ter condição de começar entre os titulares.

Santos: Vanderlei, Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison; Eduardo Sasha, Léo Cittadini, Jean Mota e Rodrygo; Gabigol. Técnico: Jair Ventura

Botafogo: Tiago Cardoso; Marcos Martins, Naylhor, Plínio e Mascarenhas; Diones, Willian Oliveira; Danilezinho e Taylor ; Bruno Moraes e Dodô . Técnico: Léo Condé.

 

Palpite

A procura por ingressos até aqui deixou a desejar, e a expectativa é por um público inferior a 10 mil pessoas, o que minimizará a pressão do caldeirão da Vila Belmiro. Contudo, a camisa costuma pesar na hora da decisão, ainda mais quando um dos times conta com uma supremacia tão acentuada como a do Santos sobre o Botafogo.

Acredito que o Peixe vença pela contagem mínima, arrancando com muito sofrimento a sua classificação.

 

Jogos de volta das Quartas de Final do Campeonato Paulista

Terça-Feira, 20 de março

  • 21:00 – São Paulo 2×0  São Caetano

Quarta-Feira, 21 de março

  • 19:30 – Santos x Botafogo – Palpite: Santos
  • 21:45 –Palmeiras x Novorizontino – Palpite: Palmeiras

Quinta-Feira, 22 de março

  • 20:00 – Corinthians x Bragantino – Palpite: Corinthians