Copa Libertadores

Cruzeiro disputa liderança e Vasco busca Sul-Americana como consolação na Libertadores

Cruzeiro
Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Brasileiros entram em campo nesta terça-feira pelo Grupo E

A Copa Libertadores definirá os últimos classificados para as oitavas de final e quem vai ficar ao menos com as vagas da Copa Sul-Americana como prêmio de consolação. Pelo Grupo E, o Cruzeiro disputa a liderança com o Racing, enquanto o Vasco encara a Universidad de Chile na briga pela terceira posição.

 

Cruzeiro busca dar o troco

Depois de um começo fraco na Libertadores, o Cruzeiro emplacou duas vitórias seguidas, sobre o Universidad de Chile e do Vasco e ganhou vida na competição. A classificação agora está encaminhada e a disputa se resume ao posto de primeiro lugar. Para isso precisa vencer o Racing, que foi exatamente o único que derrotou a Raposa na competição, logo na estreia, quando aplicou 4 a 2.

Os brasileiros entram com foco total, tanto que pouparam os titulares contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Nacional. Até mesmo Thiago Neves, que estava se recuperando de lesão pretende antecipar sua volta e jogar nesta terça-feira.

Com o grupo principal, o Cruzeiro vive um ótimo momento, tendo ganho cinco dos últimos seis jogos. Além disso, atuando no Mineirão, o time de Mano Menezes só perdeu uma partida nesta temporada, para o Grêmio, pelo Brasileirão.

O clima é bem diferente do que vive o adversário. O Racing vem de duas derrotas seguidas, incluindo um tropeço para o modesto Sarmiento Resistência, por 1 a 0, pela Copa da Argentina. Para piorar, Lautaro Martinez ficou de fora da lista de convocados para o Mundial e isso pode afetar a cabeça da jovem promessa e principal peça da equipe.

Por todos estes fatores, a Raposa é a grande favorita para esta partida e com uma defesa que só foi vazada em duas das últimas sete apresentações, tem tudo para sair com a vitória e a liderança da chave.

 

Um pouco ou nada para o Vasco

A missão de se classificar em um grupo com um brasileiro, um argentino e um chileno não era fácil. No entanto, chegar na última rodada fora de casa com apenas dois pontos conquistados é muito pouco para o Vasco da Gama. A situação é tão terrível que a equipe vai para Santiago encarar o Universidad de Chile com a obrigação de vencer para ficar com a terceira colocação, o que garante vaga na Copa Sul-Americana. Neste cenário já seria lucro diante de uma campanha com duas goleadas na fase de grupos – para Cruzeiro e Racing, ambos por 4 a 0.

Estes reveses deixaram a tarefa ainda mais complicada, pois um triunfo simples por 1 a 0 não é o suficiente para conseguir o posto. Isso porque os cariocas ainda ficariam atrás no critério de desempate, pois os chilenos marcaram mais gols fora de casa. Sendo assim, precisa vencer balançando as redes no mínimo duas vezes.

Isso esbarra em outro problema desta equipe de Zé Ricardo. Atuando longe do Rio de Janeiro, o Vasco conseguiu ganhar apenas uma partida, contra o Universidad Concepcion, que é justamente do Chile. Depois disso perdeu para Jorge Wilstermann, Racing e Bahia – este último pela Copa do Brasil, além do empate com a Chapecoense, pelo Brasileirão, e o Cruzeiro, na Libertadores.

O clima só não é mais desanimador porque o Universidad de Chile está longe de ser um adversário forte. O clube ganhou apenas duas das últimas dez partidas, tendo perdido seis vezes neste período – incluindo goleadas por 7 a 0 para o Cruzeiro e 6 a 1 diante do Calera, pelo campeonato nacional.

Com os dois lados apresentando poucos motivos para vencer, a expectativa é que os dois fiquem no empate.

 

Jogos da 6ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2018

Terça-feira, 22 de maio

  • 21:30 – Cruzeiro x Racing. Palpite: Cruzeiro vence por 2 a 1
  • 21:30 – Universidad de Chile x Vasco. Palpite: 1 a 1

Quarta-feira, 23 de maio

  • 19:15 – Cerro Porteño x Monagas. Palpite: Cerro Porteño vence por 2 a 0
  • 19:15 – Grêmio x Defensor. Palpite: Grêmio vence por 2 a 0
  • 21:45 – Emelec x Santa Fé. Palpite: 1 a 1
  • 21:45 – River Plate x Flamengo. Palpite: 1 a 1

Quinta-feira, 24 de maio

  • 19:15 – Estudiantes x Nacional. Palpite: Estudiantes vence por 2 a 1
  • 19:15 – Santos x Garcilaso. Palpite: Santos vence por 2 a 0
  • 21:30 – Atlético Nacional x Colo Colo. Palpite: Atlético Nacional vence por 2 a 1
  • 21:30 – Bolivar x Delfin. Palpite: Bolivar vence por 1 a 0
  • 21:30 – Corinthians x Millonarios. Palpite: Corinthians vence por 2 a 0
  • 21:30 – Independiente x Lara. Palpite: Independiente vence por 3 a 0