Futebol

Corinthians inicia sua temporada encarando o PSV em Orlando

Foto: Agência Corinthians

Com pouco tempo de preparação e treinos, Timão deverá utilizar duas escalações diferentes no duelo de logo mais, na abertura da Florida Cup contra o PSV Eindhoven.

Com dois títulos (Paulista e Brasileiro) na bagagem em seu ano de “estreia” como técnico profissional, Fábio Carille vai para sua segunda temporada à frente do Corinthians quebrando a cabeça para encontrar soluções internas para as baixas que o elenco vem sofrendo. Sem Jô (negociado com o Nagoya Grampus), Guilherme Arana (vendido ao Sevilla) e Pablo (não houve acordo para a compra do atleta), o técnico montou duas equipes no mínimo “curiosas” para o primeiro jogo na cidade de Orlando sem a presença do volante Maycon – titular durante quase toda a temporada passada. Especula-se que o Nápoli fará uma proposta entre 8 e 10 milhões de euros pelo atleta, que iria para a Itália na próxima janela de transferências internacional no meio do ano.

Lucca que retornou valorizado da Ponte Preta também não apareceu em nenhuma escalação para o jogo de logo mais. O clube tem a intenção de envolver o atleta em alguma negociação ainda na pré-temporada e, por precaução, está poupando-o para evitar lesões. Situação diferente de Moisés que virou a terceira opção do elenco para a lateral esquerda (atrás de Juninho Capixaba e Guilherme Romão) e do volante Jean que fez um bom Brasileirão pelo Vasco mas que, ao retornar do empréstimo, começa a temporada “atrás”, por exemplo, de Felipe Bastos (relacionado para o jogo). Outro que começa a temporada “em baixa” é o talentoso atacante Carlinhos, que segue encostado no clube em detrimento do ineficaz Kazim – que começará o duelo de hoje como titular – e atrás do veterano Danilo, que retornará ao time atuando como “falso 9”.

 

Prováveis escalações do Corinthians

Primeiro Tempo

O Corinthians deverá iniciar o jogo de hoje a noite com a seguinte escalação: Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Juninho Capixaba; Gabriel; Clayson, Rodriguinho, Jadson e Romero; Kazim.

Segundo Tempo

Para o segundo tempo, Fábio Carille pretende mudar todo o time – para dar ritmo ao elenco – e, por conta disso, o Timão provavelmente voltará dos vestiários com a seguinte formação: Caíque; Léo Príncipe, Warian, Léo Santos e Guilherme Romão; Camacho; Júnior Dutra, Giovanni Augusto, Felipe Bastos e Marquinhos Gabriel; Danilo.

Vale lembrar que Renê Júnior – contratado junto ao Bahia – também não aparece em nenhuma das duas formações, mas dificilmente ficará fora do time em 2018 (deve começar o Paulistão no banco, como opção a Rodriguinho e Gabriel).

 

Laboratório para os jovens talentos

Comandado pelo ex-jogador Cocu, o PSV deverá aproveitar os jogos da Florida Cup para observar o desempenho de alguns jovens talentos do clube que não tiveram muitas oportunidades no time principal. Isso explica a presença do eterno artilheiro Van Nilstelrooy na delegação que foi aos Estados Unidos. Gerente das categorias de base do clube holandês, o ídolo com passagens por Real Madrid e Manchester United – sem contar a seleção holandesa – declarou ser “ótimo jogar contra um grande time como o Corinthians para os jogadores mais novos. Para todo o elenco é uma experiência jogar contra um elenco muito talentoso como o do Corinthians e estamos muito ansiosos”, segundo postagens do Timão em suas redes sociais.

Em uma informação ainda não confirmada oficialmente, Nilstelrooy poderá assumir o comando do time em um dos dois tempos de jogo no duelo de hoje – provavelmente o segundo, quando a maior parte dos jovens estará em campo.

 

Palpite

Em início de temporada, o Corinthians entrará em campo com as “pernas pesadas” e sem a intensidade que marcou o time no primeiro turno do Campeonato Brasileiro (diferente do PSV que está no meio da temporada na Europa). Sem  muito tempo para treinos, a única grande mudança do time deverá ser em relação ao desenho tático: sai o 4-2-3-1 do final do Brasileirão e entra o 4-1-4-1 (teoricamente, um pouco mais ofensivo). Adepto da escola que diz que o time se monta a partir da defesa, Carille deverá exigir uma atenção muito grande de seus atletas em relação ao posicionamento defensivo evitando assim chances de gol por parte do PSV. No segundo tempo, quando os holandeses deverão ter um time recheado de jovens promessas, a experiência maior dos atletas do Timão pode fazer a diferença. Um empate é o palpite mais seguro, mas não se pode descartar a possibilidade de vitória do Corinthians por uma vantagem mínima.

 

Na TV

A abertura da Florida Cup acontece hoje, as 22 horas (horário de Brasília), com transmissão da Band para o jogo entre Corinthians e PSV Eindhoven.