Copa do Nordeste

Copa do Nordeste: Bahia pode garantir a classificação com uma vitória sobre o Altos

Bahia Copa do Nordeste
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Quinta rodada será decisiva também para Náutico, Vitória e Ceará, que ainda brigam para avançar à fase de mata-mata

A fase de grupos da Copa do Nordeste chega à sua quinta rodada a partir desta terça-feira (20), e os próximos jogos trarão muitas definições. O atual campeão, Bahia, é um dos times que podem carimbar seu passaporte para próxima fase ainda nesta rodada, mas para isso precisará vencer o Altos e torcer por um tropeço do Náutico contra o Botafogo-PB. Os baianos entram em campo na terça-feira, às 21:45 (horário de Brasília), na Arena da Fonte Nova.

 

Bahia x Altos

O Bahia já estaria garantido na fase de mata-mata se tivesse vencido o Náutico na última rodada, mas os pernambucanos colocaram um fim à invencibilidade de 10 jogos do Tricolor, e mostraram sua força dentro da Arena de Pernambuco com uma vitória por 1×0. O resultado ressuscitou o Timbu, que até então era o lanterna, e embolou de vez a disputa por uma das vagas do Grupo C. Restando duas rodadas para o fim da fase de grupos, o Bahia soma seis pontos, e o Náutico aparece logo abaixo, com quatro. A primeira colocação deverá ficar com o Botafogo-PB, que tem 83,3% de aproveitamento, e só precisa de mais um ponto para sacramentar sua classificação.

Em meio à disputa entre baianos e pernambucanos, os piauíenses do Altos aparecem na condição de azarões, mas ainda alimentam uma esperança de avançar de fase. A missão é quase impossível, e o time que ainda não venceu na competição precisará somar seis pontos nas próximas duas rodadas.

– Nós temos que ganhar, ganhar e ganhar. Torcer para que o Bahia não some pontos, para que a gente possa decidir com o Náutico aqui. É sempre torcendo contra os adversários, aí é mais difícil. Quando nós dependemos da nossas forças, facilita um pouco mais – observou o técnico Paulinho Kobayashi.

O Jacaré fez uma boa partida contra o Botafogo-PB na rodada passada, e dominou os líderes durante os 90 minutos. No entanto, seu ataque passou em branco pela terceira vez em quatro jogos do Nordestão, e o 0x0 se manteve até o fim. Com o resultado, o time do Piauí chegou a dois pontos, e a tendência é que encerre a sua primeira participação no torneio de forma preococe.

 

Prováveis escalações

Precisando vencer a qualquer custo, o técnico Guto Ferreira deve escalar o Bahia com força máxima. Pelos lados do Altos, a boa notícia é o retorno do volante Marconi, afastado desde fevereiro por contusão. Fora de ritmo, no entanto, ele deve começar no banco.

Bahia: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca, Léo; Gregore, Vinícius, Marco Antônio, Zé Rafael; Edigar Junio, Kayke. Técnico: Guto Ferreira

Altos: Gideão; Vagner, Leone, Alisson, Netinho; Marconi, Dos Santos, Esquerdinha, Américo, Manoel, Bruno Aquino. Técnico: Paulinho Kobayashi.

 

Palpite

Apesar dos tropeços em seus dois últimos compromissos, a campanha realizada pelo Bahia no último mês não pode ser ignorada. Entre os dias 07 de fevereiro e 07 de março, o time venceu seis partidas consecutivas, com goleadas por 6×1 sobre o Vitória da Conquista e o Jequié. Se conseguir repetir as boas atuações, certamente levará a melhor sobre o Altos, que já se mostrou uma equipe bastante frágil.

Meu palpite é que os anfitriões vencem por 2×0, repetindo o placar da partida do Albertão.

 

Náutico, Vitória e Ceará lutam pela classificação

Também pelo Grupo C, Náutico e Botafogo-PB têm um encontro marcado nesta quinta-feira, às 21:15, na Arena de Pernambuco. Para se manter com chances, o Timbu terá que quebrar a invencibilidade dos paraibanos, que não se apresentaram bem em seu último compromisso diante do Altos. Acredito em um empate, resultado que favorece o Bahia.

Na quarta -feira, às 19 horas, o Vitória joga fora de casa contra o Ferroviário, que somou apenas um ponto nas quatro rodadas disputadas até aqui, e é o lanterna do Grupo B. O Rubro-Negro pode se classificar até com um empate, desde que o ABC vença o Globo no Barretão.

No Grupo D, quem está muito próximo de se garantir é o Ceará, que precisa apenas de um empate na partida contra o CSA, que acontece nesta terça-feira, às 21:45, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O Vozão tem 75% de aproveitamento, e é o líder, com 10 pontos. O time alagoano empatou três vezes em quatro rodadas, mas pode colocar pressão sobre o Sampaio Corrêa se conseguir a sua primeira vitória. O favoritismo, no entanto, é dos visitantes.

 

Jogos da 5ª rodada da Copa do Nordeste 2018

Terça-Feira, 20 de março

  • 19:00 – Salgueiro x Sampaio Corrêa – Palpite: Sampaio Corrêa
  • 21:45 – Bahia x Altos – Palpite: Bahia
  • 21:45 – CSA x Ceará – Palpite: Ceará
  • 21:45 – Globo FC x ABC – Palpite: ABC

Quarta-Feira, 21 de março

  • 19:00 – Ferroviário x Vitória – Palpite: Vitória

Quinta-Feira, 22 de março

  • 19:00 – Confiança x CRB – Palpite: Empate
  • 19:00 – Treze x Santa Cruz – Palpite: Santa Cruz
  • 21:15 – Náutico x Botafogo-PB – Palpite: Empate