Copa do Brasil

Copa do Brasil: Fluminense precisa vencer o Avaí na Ressacada para seguir vivo na competição

FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Azurra surpreendeu ao vencer no Maracanã, e se classifica com um empate em sua estreia em casa

Nesta quinta-feira (15), às 21:30 (horário de Brasília), o Fluminense terá seu maior desafio na temporada até aqui. O Tricolor joga por sua sobrevivência na Copa do Brasil diante do Avaí. O jogo de ida, no Maracanã, terminou 2×1 para os catarinenses, e agora os comandados de Abel Braga precisam pelo menos de uma vitória pela mesma diferença de gols para levar a decisão para os pênaltis. Vale lembrar que o critério do gol fora de casa já não está mais em vigor.

 

Avaí x Fluminense

Pelo que o Fluminense vinha apresentando em seus compromissos anteriores, a derrota para o Avaí no Maracanã foi extremamente surpreendente. Após uma sequência de goleadas contra Salgueiro (5×0), Bangu (4×0) e Flamengo (4×0), o mínimo que se esperava era uma vitória tricolor.

No entanto, os comandados de Abel Braga encontraram pela frente um time muito organizado taticamente, e que não se abalou quando o zagueiro Ibañez abriu o placar aos 10 minutos, aproveitando-se de falha do goleiro Aranha. O empate aconteceu nos minutos finais da primeira etapa, através de André Moritz. Os visitantes voltaram melhor do intervalo, chegaram ao gol da virada aos 30 minutos, por intermédio de Rômulo, e ainda tiveram pelo menos duas boas oportunidades para ampliar.

O Avaí ainda não foi testado em casa nesta Copa do Brasil. O time atuou como visitante nos confrontos contra Ceilândia (3×2) e Juventude (2×0) pela fases anteriores. Entretanto, o retrospecto do Leão da Ilha atuando na Ressacada pelo Campeonato Catarinense mostra que a missão do Fluminense é perfeitamente possível. Em seis jogos no seu estádio, o time venceu duas vezes, empatou outras duas, e foi derrotado por Concórdia (2×0) e Hercílio Luz (1×0).

Além disso, a Azurra vem de um clássico desgastante contra o Figueirense. O time saiu atrás no placar e passou toda a partida buscando o gol de empate, que só saiu no último minuto. O jogo ficou marcado por pancadarias nas arquibancadas e dentro de campo, e os treinadores dos dois times acabaram expulsos.

O Fluzão, por sua vez, venceu o Nova Iguaçu no último domingo jogando em ritmo de treino, e pelo menos no aspecto físico deve chegar mais inteiro. Na única vez em que atuou como visitante nesta edição da Copa do Brasil, o time carioca superou a Caldense pela contagem mínima.

 

Retrospecto de Avaí x Fluminense

O Fluminense levou a melhor nos dois duelos contra o Avaí pelo último Brasileirão. O Tricolor venceu por 1×0 no Rio de Janeiro e 3×0 em Florianopolis. Ao todo, os times já se enfrentaram oito vezes na Ressacada, com quatro vitórias do Flu, duas do Avaí e dois empates. O último triunfo dos catarinenses em seu estádio aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2015.

Últimos jogos

  • 01/03/2018 – Fluminense 1×2 Avaí
  • 15/10/2017 – Fluminense 1×0 Avaí
  • 21/06/2017 – Avaí 0x3 Fluminense
  • 22/11/2015 – Fluminense 3×1 Avaí
  • 08/08/2015 – Avaí 1×0 Fluminense

 

Prováveis escalações

Avaí: Aranha; Guga, Fagner Alemão, Betão, João Paulo; Luan, Judson,  André Moritz; Rômulo, Getúlio, Luanzinho.  Técnico: Claudinei Oliveira

Fluminense: Júlio César; Renato Chaves, Gum, Ibañez; Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza, Marlon; Marcos Júnior, Pedro. Técnico: Abel Braga

 

Palpite

Não será fácil, mas acredito na classificação do Fluminense. De dois meses para cá, o time vem em uma boa fase, que teve o revés diante do Avaí como único ponto fora da curva.

Pelo que apresentou tanto no Campeonato Catarinense quanto na Copa do Brasil, o Leão da Ilha já provou que é muito forte como visitante, mas se mostra vulnerável quando joga em casa e precisa propor o jogo.

Meu palpite é que o Tricolor vence por um gol de diferença e garante nos pênaltis a classificação para a quarta fase.

Outros destaques da Quinta-Feira

No Barradão, o Vitória também precisará reverter um resultado negativo do jogo de ida. O Rubro-Negro foi derrotado por 1×0 pelo Bragantino em uma partida em que teve Uillian Correia e Yago expulsos, e o estrago poderia ter sido ainda maior. A desvantagem de um gol é perfeitamente recuperável, mas os comandados de Vagner Mancini não poderão repetir as falhas defensivas do empate em 3×3 com o ABC no último sábado. Acredito que os baianos vençam por uma diferença de dois gols, garantindo a classificação sem a necessidade dos pênaltis.

O outro jogo da noite promete ser mais equilibrado. No primeiro duelo entre dois clubes da Série A desta Copa do Brasil,  Atlético Paranaense e Ceará empataram sem gols na Arena da Baixada, e agora o Furacão precisará buscar uma vitória em Fortaleza. Até aqui, o Vozão foi carrasco de times do sul do país, e já despachou o Brusque e o Londrina. Resta saber como se sairá em seu primeiro jogo no Castelão. Na única vez em que jogou fora de casa, o Atlético ficou no 0x0 com o Caxias. Meu palpite é que o time anfitrião se classifica, mas um eventual triunfo dos paranaense também não chegará a ser uma surpresa.

 

Jogos de volta da terceira fase da Copa do Brasil

Quarta-feira, 14 de março

  • 19:30 – Cianorte x Internacional – Palpite: Internacional
  • 19:30 – Coritiba x Goiás – Palpite: Coritiba
  • 19:30 – CRB x São Paulo – Palpite: São Paulo
  • 21:45 – Atlético Mineiro x Figueirense – Palpite: Atlético Mineiro
  • 21:45 – Cuiabá x Náutico – Palpite: Empate

Quinta-feira, 15 de março

  • 19:15 – Sampaio Corrêa x Ponte Preta – Palpite: Empate
  • 19:15 – Vitória x Bragantino – Palpite: Vitória
  • 20:30 – Vila Nova x Ferroviário – Palpite: Empate
  • 21:30 – Avaí x Fluminense – Palpite: Fluminense
  • 21:30 – Ceará x Atlético Paranaense – Palpite: Ceará