Paulista A1

Entenda porque o Palmeiras deve se manter 100% contra o Mirassol e confira nossos palpites para a 6ª rodada do Paulistão

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Com jogos hoje e amanhã, dias 9 e 10, o Campeonato Paulista fecha a sua 6ª rodada em tempo de curtir a folia de carnaval.

São Paulo e Bragantino abriram a 6ª rodada do Paulistão na última quarta-feira, dia 7 – vitória Tricolor por 1 a 0 em uma partida que precisava melhorar muito para poder ser chamada apenas de “ruim”. O time comandado por Dorival Júnior, para variar, mais uma vez não jogou bem e embora mostrando um lampejo de esperança aqui e ali, segue sendo uma equipe instável e absurdamente eficiente na arte de irritar o torcedor. Valdívia, novo reforço do Morumbi que pertence ao Internacional e estava emprestado ao Atlético-MG (sem jogar grande futebol) chegou nesta semana ao São Paulo para ser mais um a disputar posição no meio-campo – um setor que já está mais do que sobrecarregado de opções. Mesmo assim, é difícil acreditar que o jovem chegue com condições de solucionar os graves problemas do tricolor que lidera o Grupo B do estadual, mas pode perder a posição para a Ponte Preta – dependendo do resultado de seu duelo contra o Novorizontino amanhã, dia 10, à partir das 16:30 no Moisés Lucarelli.

 

A rodada pré-carnaval dos grandes

Palmeiras, Corinthians e Santos têm pela frente duelos relativamente tranquilos na 6ª rodada do Campeonato Paulista.

Começando pelo líder da classificação geral, Palmeiras, que enfrenta o Mirassol fora de casa no sábado a partir das 19 horas. Com 5 pontos conquistados até aqui e fora do rebaixamento para a Série A2 porque São Caetano e Linense – ambos com 3 pontos – tomaram para si os títulos de piores times do Paulistão 2018, o Leão recebe o Verdão 100% com a difícil missão de segurar o melhor ataque da competição (são 10 gols marcados até agora). Sem esconder que a conquista do estadual é uma prioridade, o técnico Roger Machado prometeu força máxima contra os donos da casa que agradecerão aos céus se conseguirem um empate contra o melhor time do Campeonato Paulista.

Já o Corinthians, segundo colocado na classificação geral e dono do segundo melhor ataque do torneio com 9 gols marcados até aqui (e os mesmos 3 gols sofridos que tem o Palmeiras), encara o Santo André – senhor absoluto dos empates no Paulistão 2018 – que ainda persegue a primeira vitória na competição. Sem poder contar (ainda) com um substituto para Jô – e já aceitando que dificilmente este jogador venha antes da Copa do Mundo – Fábio Carille efetivou Júnior Dutra (que não é centro-avante ) no comando do ataque alvinegro no lugar do ineficiente Kazim e aposta na excelente organização tática de sua equipe e no grande momento de Jadson (que voltou a jogar bem) e Rodriguinho para sair do estádio Bruno José Daniel, hoje, com uma vitória sobre um dos dois times que conseguiu vencer o alvinegro na bem-sucedida campanha do Paulistão de 2017.

O Santos, que perdeu o seu primeiro clássico do ano na rodada anterior enfrentando o Palmeiras, tenta se recuperar diante da Ferroviária neste sábado, a partir das 16:30 no estádio da Fonte Luminosa. Com um elenco inchado, mas de pouca criatividade, Jair Ventura ainda busca soluções para pôr em campo o melhor que o Santos tem a oferecer. Para a partida de amanhã, o festejado Gabigol deverá fazer a sua estreia. Também entram como novidades na lista divulgada, inocentemente, por Vitor Bueno nas redes sociais – além dele próprio – o zagueiro Gustavo Henrique e o meia Gabriel Calabres. Mesmo sem “se encontrar em campo” (ainda), o Santos possui um time perigoso que poderá dar muito trabalho quando “encaixar”. Para o jogo de amanhã, o estágio atual do Peixe deverá ser o suficiente para derrotar os donos da casa – que ocupam a lanterna do Grupo C.

 

Como estão os segundos colocados?

O Bragantino, segundo colocado do Grupo A, foi derrotado pelo São Paulo na abertura da rodada e, além de correr o risco de ver o Corinthians abrir 8 pontos de vantagem na ponta do grupo e particamente assegurar-se no primeiro lugar, pode perder sua posição para o Ituano, que enfrenta o Botafogo, segundo colocado do Grupo D, no estádio Santa Cruz, no sábado a partir das 16:30. Mas o time de Ribeirão Preto, entretanto, pode assumir a liderança do seu grupo se vencer o jogo e o Santos não ir além de um empate contra a Ferroviária – uma combinação de resultados difícil, mas de modo algum impossível.

A Ponte Preta, segunda colocada no Grupo B, joga em casa no Moisés Lucarelli de olho na liderança do grupo – apenas 3 pontos separam a Macaca do líder tricolor. Falta só combinar com o Novorizontino que vê na partida de amanhã uma chance de assumir a segunda colocação do Grupo C – desde que o São Bento (atual segundo colocado), jogando em casa, tropece diante do time incrivelmente ruim da Linense. Com tudo que está em jogo, Ponte e Novorizontino devem fazer um jogo muito disputado e equilibrado.

Fechando a rodada e abrindo os desfiles de Carnaval, o São Caetano recebe o Red Bull Brasil no Anacleto Campanella a partir das 19 horas. Com apenas uma vitória no Paulistão até aqui – seus únicos 3 pontos conquistados –, o Azulão precisa começar a somar pontos se quiser evitar o seu retorno para a Série A2. Pega pela frente o RBB que, no papel, tem um time melhor e, com apenas 6 pontos, também luta para ficar longe da zona da degola – no Paulistão, os dois piores times na classificação geral (não importa o grupo ao qual pertençam) são rebaixados ao final da primeira fase.

 

Jogos, resultados e palpites para a 6ª rodada do Campeonato Paulista

Quarta-feira, 07/02/2018

  • 21:25 – São Paulo 1 x 0 Bragantino

Sexta-feira, 09/02/2018

  • 19:00 – Santo André x Corínthians – palpite: Corinthians
  • 19:15 – São Bento x Linense – palpite: São Bento

Sábado, 10/02/2018

  • 16:30 – Ferroviária x Santos – palpite: Santos
  • 16:30 – Ponte Preta x Novorizontino – palpite: empate
  • 16:30 – Botafogo x Ituano – palpite: Botafogo
  • 19:00 – Mirassol x Palmeiras – palpite: Palmeiras
  • 19:00 – São Caetano x RBB – palpite: RBB