Paulista A2 e A3

Contando com equipes tradicionais, Campeonato Paulista da Série A3 começa nesta quarta-feira

Foto: Noroeste EC - Facebook Oficial

Em sua última edição com vinte clubes, competição garante duas vagas para a Série A2, e terá seis rebaixados para a quarta divisão

A partir da próxima quarta-feira (17), a bola começa a rolar pelo Campeonato Paulista da Série A3, a terceira divisão do futebol profissional do estado de São Paulo. Nesta primeira fase, os vinte clubes jogam entre si, e os oito melhores  avançam para o mata-mata. As quartas e semifinais acontecem em jogos de ida e volta, e o time de melhor campanha terá o direito de decidir em casa, além de poder jogar pelo empate. Os dois finalistas garantem vaga na Série A2, enquanto os seis ultimos colocados caem para a segunda divisão.

Esta será a última edição da Série A3 com esta configuração. A partir de 2019, a competição se adequará às Séries A1 e A2, e passará a contar com apenas dezesseis clubes.

Confira o que vem por aí na primeira rodada.

 

Noroeste, Mogi Mirim e União Barbarense tentam voltar aos melhores dias

Equipes tradicionais, com torcidas apaixonadas, e  diversas passagens pela elite do futebol paulista, Noroeste, Mogi Mirim e União Barbarense buscam retomar o protagonismo entre as agremiações do interior, e entram na disputa com boas chances de conquistar o acesso.

Noroeste e Mogi Mirim são dois velhos conhecidos, e ao longo da história já estiveram frente a frente em dez oportunidades, todas pela divisão de elite do futebol paulista. Agora, têm um encontro marcado na abertura da Série A3, e a expectativa é por um duelo aciradíssimo no Estádio Alfredo de Castilho, em Bauru.

O Alvirrubro Operário, que no passado já contou com o artilheiro Jairzinho em suas fileiras, passou longe de subir na última temporada, e foi apenas o 14º colocado na Série A3. O Mogi Mirim, por sua vez, fez péssima campanha na Série A2, e acabou rebaixado como vice-lanterna da competição. Jogando em casa, o time de Bauru entra em campo como favorito. O Noroeste não disputa a segunda divisão desde 2013.

O União Barbarense estreia longe de seus domínios, diante da Matonense. O Leão da Treze conseguiu inscrever vinte jogadores na data-limite, mas terá uma ausência importante na quarta-feira.  O técnico Claudemir Peixoto não poderá contar com o lateral-esquerdo fernandinho, que rompeu o ligamento do joelho. Em 2017, o time de Santa Barbara do Oeste foi rebaixado com a pior campanha da Série A2, e agora busca seu segundo título da terceira divisão.

A Matonense está na Série A3 desde 2015, e na última temporada fez uma campanha apenas mediana, terminando na décima colocação. Os visitantes têm um ligeiro favoritismo.

 

Manthiqueira e São Bernardo são as novidades da Série A3

Campeão e vice da quarta divisão no ano passado, Manthiqueira e São Bernardo estreiam na Série A3 cercados por grandes expectativas.

Fundado há apenas doze anos, o time de Guaratinguetá chega pela primeira vez à Série A, e encerra a rodada enfrentando o Taboão da Serra, no Ninho da Garça, às  20 horas. O último amistoso preparatório da Laranja Mecânica foi bastante animador. A quipe treinada por Nilmara Alves venceu o Taubaté, que disputa a Série A2, por 2×0.

O Taboão da Serra fez boa campanha em 2017, e caiu nas quartas-de-final diante do Monte Azul. O time conta com alguns nomes bem conhecidos, como o zagueiro André Luiz, o lateral Lúcio e o atacante Somália.

O quase centenário Esporte Clube São Bernardo passou por períodos difíceis nos últimos anos, e teve suas atividades interrompidas entre 2002 e 2010. O ressurgimento veio a partir de 2017, quando o time fez a final da quarta divisão contra o Manthiqueira. Com um empate em 1×1 em casa, e uma derrota por 2×1 em Guaratinguetá, o título escapou, mas o retorno à Série A foi muito significativo para a tradicional agremiação do interior.

Seu adversário será o Olímpia, que já ficou com o título da Série A3 em duas oportunidades, nos anos de 2000 e 2007. O Galo Azul viveu seu auge durante a década de 90, quando chegou a jogar durante três temporadas consecutivas na primeira divisão. O time bateu na trave para subir em 2017, e terminou o campeonato na terceira colocação.

 

Jogos da 1ª rodada do Campeonato Paulista da Série A3 2018

Quarta-feira, 17 de janeiro

  • 16:00 – Atibaia x Rio Branco – SP – Palpite: Empate
  • 16:00 – São Bernardo x Olímpia – Palpite: São Bernardo
  • 16:00 – Portugusa Santista x Rio Preto – Palpite: Portuguesa Santista
  • 16:00 – Matonense x União Barbarense – Palpite: União Barbarense
  • 16:00 – Desportivo Brasil x Velo Clube – Palpite: Empate
  • 16:00 – Grêmio Osasco x Capivariano – Palpite: Capivariano
  • 19:30 – São Carlos x Monte Azul – Palpite: Empate
  • 20:00 – Noroeste x Mogi Mirim – Palpite: Mogi Mirim
  • 20:00 – Marília x Barretos – Palpite: Marília
  • 20:00 – Manthiqueira x Taboão da Serra – Palpite: Manthiqueira