Ganhador.com

Copa América

CONMEBOL confirma datas da Copa América no Brasil

Copa América 2019 no Brasil
Foto: Divulgação CONMEBOL

Competição terá até dezesseis seleções

Pouco lembrada pelos brasileiros depois de tantos eventos esportivos no nosso país nos últimos anos, a Copa América de 2019 começou a ganhar forma na última semana. Um Comitê Organizador Local (COL) foi reconhecido pela CONMEBOL e cabe a este órgão definir os estádios, os participantes, tratar dos detalhes estruturais e técnicos do certame e informar tudo à entidade sul-americana. Confira abaixo as últimas notícias.

 

CONMEBOL oficializa COL

Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a CONMEBOL reconheceu o COL. Dois campeões mundiais de 1994 integram o órgão: Branco e Cafu. Os demais cartolas são Rogério Caboclo, diretor-executivo da CBF, Fernando Sarney, vice-presidente da CBF e Antonio Carlos Nunes, presidente interino da CBF.

 

Cidades querem receber a competição

A gestão anterior da CBF, com apoio do Governo Federal, havia prometido que quatro capitais preteridas da Copa do Mundo receberiam partidas da Copa América. Estas seriam Belém, Campo Grande, Goiânia e Florianópolis e se juntariam a outras praças a serem definidas.

Como o passar dos anos e com a crise financeira instalada no país, se cogita nos bastidores utilizar apenas as arenas construídas para o Mundial de 2014. Em outras palavras, estamos falando de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 

Quais os participantes?

As dez associações afiliadas à CONMEBOL têm vaga garantida. São elas Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Os demais concorrentes serão convidados pelo Comitê Organizador Local. Tradicionalmente se convidava as duas maiores forças da CONCACAF, México e Estados Unidos. A Tricolor sempre respondeu positivamente ao pedido. Quando o Tio Sam declinava, era substituído. Assim, Costa Rica, Honduras e até o Japão, por razões de patrocínio, chegaram à principal competição do nosso continente.

Em 2016, por causa da Copa América Centenário, que foi disputada por seis selecionados da CONCACAF, Haiti, Jamaica e Panamá entraram pela primeira vez na brincadeira.

De todas as formas, a CONCACAF e a FIFA precisam aprovar suas participações, já que ano que vem também teremos a Copa de Ouro, que reúne os quadros da América do Norte, Central e do Caribe. Vale lembrar que os Estados Unidos têm interesse em receber a Copa América de 2020.

Para 2019, a princípio os brasileiros desejavam ver esquadras europeias no torneio, junto com Estados Unidos e México. A criação da Liga das Nações pela UEFA inviabilizou este sonho.

Nos bastidores cogita-se a possibilidade de chamar representantes asiáticos, como Coreia do Sul, Japão e Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022.

 

Datas

A Copa América será realizada entre 14 de junho e 07 de julho de 2019.

Conheça o regulamento

Caso tenhamos 16 times na contenda, na primeira fase teremos quatro grupos de quatro. Os dois melhores de cada passam às quartas de final. A partir daí temos mata-mata até conhecermos o campeão.

 

Palpite

Cá entre nós, não faz muito sentido ter equipes do outro lado do mundo competindo numa Copa América, né? Acredito que a CONCACAF libera Estados Unidos e México e o COL terá que aceitar a presença de outras nações latinas no certame, como Costa Rica, Honduras, El Salvador e Panamá.

Prevejo também que a final será no Maracanã. Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Salvador e São Paulo receberão algumas partidas. Completando a lista de oito sedes, eu iria com Belém e Goiânia, que têm bons estádios, como o Mangueirão e o Serra Dourada, e ficaram de fora da Copa de 2014.

Assim que mais detalhes forem definidos, o OddsShark publicará a lista de favoritos.

 

Ranking de títulos

  • Uruguai, 15
  • Argentina, 14
  • Brasil, 8
  • Chile, 2
  • Paraguai, 2
  • Peru, 2
  • Bolívia, 1
  • Colômbia, 1

 

Comentários

1 Comentário

1 Comentário

  1. FSociety

    15 de julho de 2018, às 20:38

    Copa América deveria ter apenas seleções das “Américas” acho errado pois vocês já viram
    Eurocopa com seleções de outros continentes? Pois é os Europeus são mais organizados e
    preservam o tradicionalismo de suas competições, apesar de ter seleções fortes e campeãs do
    mundo como Brasil, Argentina e Uruguai, a América do Sul tem mais seleções de porte médio
    como Chile, Colombia, Paraguai, Peru, Equador e Bolívia mas com o acréscimo de México e
    U.S.A, Costa Rica, Panamá, Jamaica etc… dá pra fazer uma competição mais bem elaborada
    espero que essa Copa América 2020 seja o início de uma grande Copa das Américas Unidas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar