Copa do Mundo Rússia 2018

Conheça os estádios da Copa do Mundo na Rússia

Foto: Soccer.ru / Reprodução

Doze estádios de onze cidades recebem as seleções

Está quase na hora! Faltam pouco mais de três meses para a Copa do Mundo começar. Algumas semanas antes, já teremos toda a preparação do Mundial, com as convocações, deslocamentos até o país de Pedro o Grande e notícias dos bastidores. Você está a par dos estádios onde acontecerão as partidas que entrarão para a história do futebol? Confira abaixo!

 

A escolha das sub-sedes

Um dos entraves para a Rússia ser apontada como sede é a vasta dimensão territorial da nação. Sendo assim, para não encontrar objeções por parte dos cartolas, a candidatura da Rússia excluiu o leste do país. Nada de Sibéria ou Vladivostok!

Uma vez escolhida para a Copa do Mundo de 2018, o Comitê Organizador Local, apresentou uma lista de dezesseis estádios em treze cidades, extrapolando o máximo permitido pela FIFA.

Em outubro de 2011, duas arenas na capital Moscou foram cortadas: Podolsk e o moderno Estádio Dínamo, totalmente modernizado e já em ação pela Musora, apelido carinhoso do clube alvianil.

Em setembro de 2012, a Rússia tirou dois municípios da lista definitiva: Krasnodar e Yaroslav. Desta forma, as onze cidades e as doze arenas ficaram definidas. Confira abaixo a relação completa.

 

Estádio Luzhniki, Moscou

Estádio Luzhniki. Foto: Mos.ru

O mais importante estádio da Rússia recebe tanto o jogo de abertura (Rússia x Arábia Saudita) quanto a grande final da competição. As imagens dele são muito famosas durante os Jogos Olímpicos de 1980, quando os cartazes das arquibancadas fizeram o urso Misha chorar. Ali também foi realizada a decisão da Champions League de 2007/08 e a Copa do Mundo de hóquei sobre grama de 1957. Grandes shows de rock e pop acontecem em seu gramado, como os de Madonna, The Rolling Stones, Metallica, U2, entre outros. Além das pelejas já mencionadas antes, Luzhniki recebe outras três da primeira fase, uma das oitavas e uma semifinal. Ele comporta 81 mil pessoas sentadas.

 

Estádio Krestovsky, São Petersburgo

Estádio Krestovsky. Foto: Andrew Shiva / Wikipedia / CC BY-SA 4.0

A capital da Rússia imperial será a anfitriã de Brasil x Costa Rica, além de outras três partidas da etapa de grupos, uma oitavas de final, uma semifinal e a disputa pelo terceiro lugar. Sua capacidade é para 45.360 torcedores.

 

Arena Kazan

Arena Kazan. Foto: Andsemar

O anel superior da Arena Kazan imita uma onda, ou “ola” mexicana. Seis jogos acontecem aqui: quatro da fase inicial, um das oitavas e outro das quartas de final. Nas arquibancadas cabem 45.379 homens, mulheres e crianças.

 

Arena Aberta (Otritie Arena), Moscou

Arena Aberta do Spartak. Foto: Mos.ru

A moderna casa do Spartak abre as portas para a seleção de Tite que pega a Sérvia. Outros três duelos da primeira fase e um das oitavas de final acontecem no segundo estádio da capital russa no Mundial. Serão vendidos 45.360 ingressos para cada dia de evento nele.

 

Estádio de Kaliningrado (Arena Báltica):

Estádio de Kaliningrado. Foto: A.Savin, Wikimedia Commons

O estádio de Kaliningrado foi construído para o Mundial. Ele tem 35.212 cadeiras e será utilizado em quatro jogos da primeira fase.

 

Estádio Nizhny Novgorod

Estádio Nizhny Novgorod. Foto: Trasprd

Nizhny está no centro do Distrito Federal de Volga. Seu estádio é totalmente novo, conta com 44.899 assentos e receberá seis enfrentamentos da Copa do Mundo: quatro da primeira fase, um das oitavas e um das quartas de final.

 

Arena Cosmos, Samara

Arena Cosmos. Foto: Muffi

Outra praça esportiva novinha em folha. A Arena Cosmos será a anfitriã de quatro jogos da fase de grupos, um das oitavas e um das quartas de final. Sua capacidade é para 44.918 pessoas.

 

Arena Volgogrado

Arena Volgogrado. Foto: Alexxx1979

Às margens do rio Volga, a Arena Volgogrado será utilizada apenas quatro vezes na primeira fase. Ela abriga 45.568 torcedores.

 

Arena Mordovia, Saransk

Arena Mordovia. Foto: Pavel Protchenko

A capital da República da Mordóvia tem cerca de 300 mil habitantes. Sua arena foi erguida para a Copa do Mundo e tem capacidade para 44.442 pessoas. Ali acontecem quatro partidas da primeira etapa.

 

Arena Rostov, em Rostov-on-Don

Arena Rostov. Foto: Kremlin.ru

Esta arena totalmente nova, recepcionará o Brasil que encara a Suíça. Ela recebe outros três embates da fase de grupos e um das oitavas de final. Cabem nela 45 mil fãs de futebol.

 

Estádio Olímpico Fisht, Sochi

Estádio Olímpico Fisht. Foto: Soccer.ru

O Estádio Olímpico Fisht foi o principal palco dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. O complexo esportivo no qual está situado recebe diversos eventos internacionais, como o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 e a Copa do Mundo de natação. Podendo receber até 47.659 pessoas, seis partidas acontecem nele: quatro da primeira fase, uma das oitavas e uma das quartas de final.

 

Estádio Central, Ekaterimburgo:

Estádio Central, Ekaterimburgo. Foto: Divulgação

O município mais ao leste a fazer parte da festa da Copa do Mundo terá quatro jogos da primeira fase. Em suas arquibancadas é possível acomodar 35.696 espectadores.