Brasileirão Série A

Confira as estreias de Santos, Sport e Atlético-PR contra Ceará, América-MG e Chape

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Pouco badaladas, equipes correm por fora, mas a exemplo do Corinthians de 2017, podem surpreender

Os campeonatos estaduais fizeram a festa de diversas torcidas em todo o país, mas é a partir do próximo sábado (14), quando a bola rola para a primeira rodada do Brasileirão, que a temporada 2018 começa realmente a esquentar. Como de costume, o campeonato começa com pelo menos meia duzia de equipes em condições de brigar pelo título, e outras tantas candidatas a uma vaga na Libertadores, que a cada ano se torna mais democrática.

Neste contexto, três equipes que não chegam tão badalas, mas tiveram alguns lampejos nos primeiros meses no ano, iniciam suas participações pensando em surpreender, e tavez até repetir a façanha do Corinthians de 2017. O Santos, semifinalista do Paulistão, enfrenta o Ceará, no sábado, às  21 horas (horário de Brasília), no Pacaembu. No domingo, será a vez do Sport disputar a partida das 11 da manhã contra o América-MG, e o Atlético-PR receber a Chapecoense, às 19 horas, na Arena da Baixada.

A seguir, você fica com os prognósticos.

 

Santos x Ceará – Sábado, 21 horas

O Santos não terá vida fácil na estreia contra o Ceará. O Vozão acaba de conquistar o título cearense com duas vitórias sobre o rival Fortaleza, faz uma das melhores campanhas da Copa do Nordeste, e manteve a base do time que foi terceiro colocado da Série B em 2017, incluindo o atacante Arthur, que é o artilheiro do futebol brasileiro na temporada, com 16 gols.

O Peixe terminou de forma honrosa um Campeonato Paulista cheio de altos e baixos. Depois de conquistar apenas 50% dos pontos em disputa na primeira fase, e passar a duras penas pelo Botafogo-SP, poucos esperavam que o time pudesse superar o Palmeiras na semifinal, mas a classificação passou por um triz., e o Verdão avançou nos pênaltis. Na Libertadores, os comandados de Jair Ventura se recuperaram da derrota na estreia para o Real Garcilaso com dois triufos sobre Nacional e Estudiantes, e lideram o Grupo 6.

Jogando em casa, o Santos tem totais condições de começar o Brasileirão com um bom resultado.

Palpite:  vitória santista por pouca diferença de gols, 2×1.

 

América-MG x Sport – Domingo, 11 horas

Para somar três pontos na estreia contra o América-MG, o Sport precisará quebrar uma escrita. O time pernambucano nunca venceu o Coelho jogando em Minas. Em oito jogos, foram quatro vitórias  do Alviverdes e quatro empates, com 24 gols a favor e 13 contra.

Como se diz no meio do futebol, tabu existe para ser quebrado, e esta é a expectativa do Leão, sobretudo porque o técnico Nelsinho Baptista terá sete reforços à disposição, dos quais pelo menos três, Claudio Winck, Ernando e Andrigo, devem começar como titulares. Apesar de ter feito algumas boas apresentações no estadual, o time foi eliminado pelo Central na semifinal, e na Copa do Brasil também caiu precocemente, na segunda fase, diante do Ferroviário.

Do outro lado, estará o atual campeão da Série B. O América-MG é um time que se defende muito bem, e foi competitivo durante a maior parte do Campeonato Mineiro, sendo o principal perseguidor do líder Cruzeiro. Porém, foi derrotado em todos os duelos contra os times grandes, o que é preocupante para quem se prepara para um campeonato difícil como o Brasileirão.

Palpite: empate sem gols.

 

Atlético-PR x Chapecoense – Domingo, 19 horas

O Atlético-PR não sucumbiu às pressões, e seguiu à risca seu planejamento de disputar o Campeonato Paranaense com um time alternativo. No fim das contas, conseguiu ao mesmo tempo conquistar o título estadual e realizar uma boa pré-temporada, o que o deixa em vantagem em relação à maior parte dos adversários.

Sem grandes estrelas, mas bem armado pelo técnico Fernando Diniz, o Furacão deixou uma ótima impressão em suas duas mais recentes apresentações, a vitória por 2×1 sobre o São Paulo pela Copa do Brasil, e a goleada por 3×0 pra cima do Newell’s Old Boys na estreia da Sul-Americana.

A Chape ainda vive o baque da perda do título catarinense para o Figueirense, que pôs fim ao sonho do tricampeonato, e terá cinco desfalques para a estreia do Brasileirão. Fabrício Bruno, Douglas, Khevin, Neto e Perotti foram vetados pelo departamento médico, e nem viajam até Curitiba. A comissão técnica não esconde que o objetivo é evitar o rebaixamento, e jogando fora de casa, a equipe a princípio buscará um empate.

Palpite: vitória tranquila do Furacão, 3×1.

 

Jogos da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 14 de abril

  • 16:00 – Cruzeiro x Grêmio – Palpite: Empate
  • 19:00 – Vitória x Flamengo – Palpite: Flamengo
  • 21:00 – Santos x Ceará – Palpite: Santos

Domingo, 15 de abril

  • 11:00 – América- MG x Sport – Palpite: Empate
  • 16:00 – Corinthians x Fluminense – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Internacional x Bahia – Palpite: Internacional
  • 16:00 – Vasco x Atlético-MG – Palpite: Empate
  • 19:00 – Atlético-PR x Chapecoense – Palpite: Atlético-PR

Segunda-Feira, 16 de abril

  • 20:00 – Botafogo x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 20:00 – São Paulo x Paraná – Palpite: Empate