Brasileirão Série A

Com Osmar Loss pressionado, Corinthians precisa superar o Vitória pela 11ª rodada do Brasileirão

Foto: Reprodução

Vaiado no empate do Corinthians contra o Santos na última quarta-feira, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, Osmar Loss segue prestigiado por Andrés Sanchez, presidente do Timão, mas sabe que sua permanência no comando do Alvinegro depende de bons resultados. Novo tropeço diante do Vitória, hoje em Itaquera, poderá custar o emprego do “professor”.

 

O Calendário não Perdoa

Osmar Loss assumiu o posto de técnico do Corinthians no último dia 24 – após a saída de Fábio Carille. De lá pra cá, foram 5 jogos em 16 dias – média de 1 jogo a cada 3 dias. Média esta que inevitavelmente subirá, uma vez que hoje, 16º dia de trabalho de Loss, o Corinthians faz a sua 6ª partida.

Sem tempo para treinar e tendo à disposição um elenco curto e muito desfalcado, Loss é “vítima” do surpreendente sucesso de Fábio Carille que com 3 títulos em um ano e meio de trabalho tornou-se um referencial difícil de ser alcançado.

A pausa para a Copa do Mundo, à partir da próxima quinta-feira, poderá ser a salvação do trabalho de Osmar Loss no restante da temporada. Com 30 dias para preparar a equipe ao seu modo e podendo contar com os retornos de Renê Júnior, Ralf e Jadson, o técnico terá uma oportunidade justa de mostrar serviço na sequência do Brasileiro, da Libertadores e da Copa do Brasil.

A dúvida é se ele se manterá no cargo até lá.

 

Elenco curto

Sem poder contar com Jadson (estiramento muscular na coxa direita); Renê Junior, Clayson e Ralf (em transição do departamento médico para os trabalhos em campo); Cássio e Fagner (na Seleção Brasileira), Loss ganhou mais dois desfalques para os últimos compromissos do Timão antes da pausa: Romero e Balbuena se apresentaram à Seleção Paraguaia para uma série de amistosos durante a Copa do Mundo. Pior: Balbuena talvez não volte ao Timão. Um de seus agentes divulgou que o zagueiro tem duas boas propostas para analisar e uma transferência para a Europa é dada como certa.

Maycon é outro que não volta. O meia faz seus últimos dois jogos pelo Corinthians e depois apresenta-se ao Shaktar Donetsk, seu novo clube.

Rodriguinho também pode sair – rumores dão conta de que uma proposta do mundo árabe chegará nos próximos dias e a tendência é de que o meia saia do Parque São Jorge.

No jogo de logo mais, Osmar Loss colocará em campo aquela que deverá ser a sua zaga titular no segundo semestre com Henrique e Pedro Henrique. Ênfase no “deverá”, uma vez que Pedro Henrique está na mira de um clube português e também pode sair na próxima janela de transferência.

Resumindo: apenas “boas notícias” em Itaquera.

 

Fake news

Em um ambiente que não é dos melhores por conta dos resultados, um telefonema de Dorival Júnior – desempregado desde que saiu do São Paulo – para Osmar Loss foi notícia na sexta-feira. Isto porque um internauta, usando um perfil falso, se fez passar pelo Twitter oficial do canal Esporte Interativo e anunciou que Júnior negociava com a diretoria do Corinthians para ser seu novo técnico após a Copa.

O ex-treinador do Tricolor do Morumbi ligou para seu colega para tranquilizá-lo, afirmando que tudo não passava de um boato.

 

Ataque forte, defesa frouxa

O Vitória é um adversário “complicado” para se enfrentar em um momento delicado como o do Corinthians. 14º colocado no Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro faz uma campanha irregular acumulando 3 vitórias, 2 empates e 5 derrotas.

Dono do 3º melhor ataque do Brasileirão, com 16 gols – 39% deles com a participação direta de Neilton no passe ou na conclusão – o Vitória se perde na hora de defender. Até aqui, o clube baiano sofreu 20 gols e é dono da pior defesa do torneio – pior até que a do lanterna Ceará, que sofreu 14 gols em 10 rodadas.

O triunfo por 1 a 0 sobre a Chapecoense colocou um fim à série de 3 jogos sem vitórias do Rubro-Negro – foram um empate e duas derrotas – e deu novo ânimo à equipe que negocia com o Atlético-MG uma troca por empréstimo de José Welison por Arouca – que não vem sendo utilizado por Thiago Larghi. Pode ser o “ponto de equilíbrio” que falta ao meio-campo do Rubro-Negro. Mas não para duelo de hoje em Itaquera.

 

Possíveis escalações

Corinthians

Sem ter muito o que escolher e com as baixas de Romero e Balbuena, Osmar Loss não deverá inventar e a mais provável escalação do Corinthians para logo mais tem: Walter; Mantuan, Pedro Henrique, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Mateus Vital, Rodriguinho e Pedrinho; Roger

Vitória

Precisando também de um resultado positivo e com um elenco tão curto quanto o do Corinthians, Vagner Mancini deverá escalar o Vitória com: Elias; Cedric, Kanu, Aderllan e Jeferson; Rodrigo Andrade, Ramon e Rhayner; Neilton, Wallyson e André Lima.

 

Palpite para Corinthians e Vitória pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro

O elenco do Corinthians começa a sentir uma pressão que há tempos não rondava o Parque São Jorge. Depois do “período áureo” com Mano Menezes e Tite, o time passou por uma temporada ruim em 2016 e ressurgiu absurdamente focado, intenso e dedicado em 2017 nas mãos da “aposta” Fábio Carille. Com 3 títulos em um ano e meio de trabalho, Carille saiu por cima do Timão e deixou para Osmar Loss a dura missão de manter a equipe jogando em alto nível. Desfalcado e sem tempo para treinar, os resultados não estão vindo e isso traz de volta uma pressão à qual a instituição Corinthians estava desacostumada.

O jogo de hoje, apesar de complicado, é um bom “ponto de virada” para Loss e seu time. Uma vitória deixará o ambiente mais leve para o duelo contra o Bahia, em Salvador, antes da pausa para a Copa do Mundo – período em que o técnico poderá treinar e ter à sua disposição os titulares contundidos.

É provável que o time entre muito focado no objetivo de conquistar os três pontos. O Vitória também precisa do triunfo para seguir fora do Z-4 e, cauteloso, deverá esperar pelo Timão e apostar em contra-ataques.

Se Neilton encontrar espaço entre as linhas do Timão, a coisa pode complicar. Mas se o jogador mais importante do Vitória for bem anulado, o Corinthians tem grandes chances de triunfar diante da fraca defesa do Rubro-Negro. Uma vitória magra – mas ainda assim, vitória para o Alvingero.

 

Jogos e palpites para a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 9 de junho 

  • 16:00 – Atlético-PR x São Paulo – Palpite: Empate
  • 19:00 – Chapecoense x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Vasco x Sport – Palpite: Vasco
  • 21:00 – Corinthians x Vitória – Palpite: Corinthians 

Domingo, 10 de junho

  • 16:00 – Atlético-MG x Fluminense – Palpite: Atlético-MG
  • 16:00 – Bahia x Botafogo – Palpite: Bahia
  • 16:00 – Ceará x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Grêmio x América-MG – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Flamengo x Paraná – Palpite: Flamengo
  • 19:00 – Santos x Internacional – Palpite: Empate